Thl T5: Haverá algum smartphone comparável na relação qualidade/oferta/preço?

O mercado dos smartphones cada vez se torna mais curioso. A evolução das performances do hardware dos smartphones está claramente a andar mais depressa do que o software, e o resultado é que começamos a ver soluções interessantes a preços reduzidos.

A questão é que independentemente de tudo, se queremos preços baixos, o consenso geral que os fabricantes seguem é que temos de abdicar de algo.

E se essa situação é apenas lógica e coerente, seria também de se pensar que o abdicar não passasse apenas pelo cliente. E o que vemos é que os telefones mais acessíveis acabam efectivamente por abdicar de muita coisa, mas certamente o fabricante não abdicará nas mesmas proporções das suas margens de lucro. Ou pelo menos essa é a ideia que fica quando compararmos aquilo que o THL T5 nos oferece face a outros telefones do mercado.

THL-T5



THL-T5_cores

O THL T5 (disponível na Factor X nas cores da foto de cima) é o telefone entrada de gama da THL e é vendido a aproximadamente 110 euros (preço na altura do artigo). E como poderão constatar de seguida as suas especificações são, para o preço, impressionantes.

Rede:
Quad Channel (850/900/1800/1900) na rede 3G GSM (usada na Europa) e Dual Channel (850/2100) para a rede WCDMA.
CPU:
Processador de dois núcleos baseados nos ARM v7 a 1,3 GHz
Placa gráfica:
Mali 400
Memória:
RAM é de 512 MB, ROM de 4 GB, expansível por cartão SD até 32 GB.
Ecrã:
LCD IPS, táctil e capacitivo reconhecendo até 5 toques em simultâneo. 
Ecrã de 4,7 polegadas com 960*540 pixels.
Câmaras:
3 Megapixels – frontal, 5 Megapixels com flash e auto-foco – Traseira
Android:
4.2.2.
Rádio FM:
Sim
GPS:
Sim, com A-GPS
Wifi:
802.11 b/g/n
Bluetooth:
2.1
Dimensões:
139.3 altura*68.75 largura*9,85 espessura (medidas em mm)
Dual SIM:      Sim. Suporte para duas redes em uso simultâneo.

Sendo o telefone um Android standard, não existem questões de incompatibilidades ou falta de suporte para formatos áudio, vídeo ou foto. E tal como qualquer outro Android este suporta áudio nos formatos MP3/WAV/eACC+/AC3 e Flac. Da mesma forma há suporte para imagens no formato JPEG, BMP, GIF e PNG e suporte vídeo para os formatos MP4/Divx/Xvid/WMV/H.264 e H.264.

menu_thl_t5_1 menu_thl_t5_2 THL_T5_Interior

Nota: As imagens de cima representam os menus do smartphone tal como vindos de fábrica. No entanto os mesmos, tal como qualquer Android, podem ser personalizados completamente e à escolha de cada um. A foto traseira mostra o telefone sem a tampa e permite ver as entradas para cartão SD e os dois cartões SIM.

Se alguém se der ao trabalho de comparar as especificações acabadas de se apresentar com as dos telefones ao mesmo preço actualmente no mercado poderá constatar que neste segmento os processadores de núcleo simples com velocidades até 1 GHz, e muitos deles baseados nos ARM v5 são o que irão encontrar. Já no que toca aos ecrãs de 4,7 polegadas, isso é algo que nas pesquisas efectuadas para esta gama de preço, pura e simplesmente não se encontrou, e estas duas situações tornam este smartphone extremamente atractivo no seu segmento. No entanto por um pouco mais poderão optar por outros modelos da marca, como é o caso do W100S, e que são igualmente imbatíveis (podem ver a análise ao seu antecessor, o W100, que se diferenciava apenas na velocidade do processador, aqui).

Vejamos de seguida o conteúdo total da caixa:



THL-T5_conteudo

O telefone vem acompanhado do respectivo carregador, cabo USB, auriculares stereo e uma película de protecção de ecrã adicional, possuindo igualmente uma outra já aplicada de fábrica.

Mas voltando à questão das performances do telefone, o que se constata é que estas são excelentes para a gama, conseguindo 10928 pontos no Benchmark Antutu, e revelando-se assim perfeitamente apto para executar a maior parte dos jogos Android. E como todos sabemos, os jogos são das aplicações mais exigentes que podemos colocar num smartphone.

Antutu_THL_T5

Para o comprovar resolvemos descarregar alguns dos jogos que se encontravam no top dos mais descarregados da Google Play, nomeadamente o jogo Robocop, Subway Surfers e Traffic Racers. Podem ver de seguida alguns segundos destes jogos a correr, pedindo-se desde já desculpas pelo facto de não se jogar grande coisa, mas segurar a câmara com uma mão e jogar com a outra mantendo a atenção e a focagem, é algo difícil.

Note-se que todos os jogos foram jogados sem calibração de sensores e com o plástico protector sobre o ecrã.

SubWay Surfers

Subway_surfers


Traffic Racer

Traffic_Racer


Relativamente a Robocop a nossa filmagem não pode ser aproveitada uma vez que a mesma não foi verificada antes da devolução do telefone, e se encontrava totalmente desfocada. No entanto, podemos garantir que o jogo corria de forma fluida.

Deixamos-vos apenas uma imagem capturada do smartphone e relativa ao jogo (todas as imagens anteriores são igualmente capturadas directamente do THL T5).

Robocop

Conclusões e informações finais 

Por um valor de cerca de 110 euros, o THL T5 é um smartphone que certamente chama a atenção. Características anormais para o segmento e performances de nível superior, associada a uma boa qualidade de construção tornam-no um smartphone invejável.

Se o orçamento é apertado, mas se procura um smartphone com boas características, há que verificar este telefone, sendo que será um erro não o fazer.

A marca possui total representação em Portugal, estando sediada em Ermesinde (www.thlmobile.pt), e ao contrário das representações de outros países não estamos perante apenas mais um revendedor/distribuidor pois a empresa optou por disponibilizar total apoio e suporte dentro do nosso país, com todo o processo de garantias e reparações a acontecerem internamente. Esta situação permite a resolução mais célere de situações, sem o envio dos produtos para a fábrica, e uma assistência técnica de grande qualidade, uma situação normalmente negligenciada na altura da compra, mas que depois se revela de grande utilidade em caso de necessidade de assistência técnica.

Assim a nossa recomendação é que não deixem de ver este telefone. Se aspectos estéticos são algo dependente dos gostos, as especificações já não o são, e que este telefone possui especificações acima do normal para o segmento, isso é pura e simplesmente uma realidade.



Posts Relacionados