Titanfall: 792p 2xMSAA, 900p FXAA ou 1080p sem AA?

Recentemente a Respawn referiu que iria tentar alterar a resolução de Titanfall na Xbox One, e deu várias hipóteses alternativas. Qual vos parece a melhor?

Actualmente Titanfall corre a 792p com um anti-aliasing 2xMSAA. Mas a Respawn refere que poderá tentar outras alternativas que caibam nos 32 MB de ESRAM da consola. E assim propõem a hipótese de 900p com FXAA e 1080p sem qualquer tipo de anti-aliasing.

Nota: Se não sabes o que são estes modos de Anti-aliasings lê este artigo.

A simplificação do método de Anti-Aliasing permite a libertação de memória para a subida da resolução, e falta apenas saber até que ponto a mesma afectará as performances e será efectivamente possível. E a performance neste tipo de jogo está acima de tudo o resto!

Mas aceitando que não haverá qualquer problema, qual dos três modos será o preferível?



Para se ter uma ideia da qualidade de imagem dos três modos, os mesmos foram recriados usando um PC pela digital Foundry, e os resultados foram os seguintes (carreguem na imagem de baixo para a verem em resolução total).

Qual deles vos parece superior?

t5 t1 t2 t3 t4

A Minha opinião é que apesar de um 2xMSAA, os 792p possuem muito Aliasing. A passagem para os 1080p acrescenta detalhe e resolução como podem ver na primeira imagem na rede colocada do lado esquerdo sobre a ponte, e na segunda imagem no ecrã do computador. No entanto, como as restantes três imagens mostram, a ausência total de Anti-aliasing torna os efeitos de Aliasing mais notórios do que com os 792p re-escalados para 1080p e 2XSMAA.

Os 900p ao colocarem um efeito de FXAA acrescentam a tal neblina típica deste tipo de processamento, notória na primeira imagem, e particularmente na terceira. Mas no global, parece-me que os 900p com este efeito são o equilíbrio ideal, havendo um aumento de resolução e uma qualidade de anti-aliasing superior. O FXAA não é melhor que o 2XMSAA, mas é mais leve e associado ao aumento de resolução o efeito é quase perfeito. Reparem na grade amarela da terceira imagem onde o aliasing é notório nos outros dois modos, mas imperceptível com este, ou nos caixotes e tábuas da quarta imagem.

Naturalmente a nível de Marketing 1080p será preferível, mas dado que o que temos não é algo igual em todos os modos, tendo de haver cortes de um lado para se ganhar do outro, os 900p parecem o equilíbrio ideal.

O que vos parece?



Posts Relacionados