Todas as consolas de mesa do mercado – Vantagens e desvantagens de cada uma

Com uma variedade de consolas presentes no mercado para escolha, um novo consumidor pode ficar confuso com a escolha. Eis então as atuais realidades de cada uma das consolas no mercado.

Nota: artigo alterado às 15:35 de dia 8 de Julho, com acréscimo de dados sobre serviços online e retro-compatibilidade.

Esta compilação revela-se interessante não só porque agora as consolas são muitas, como as designações não são por vezes as mais simples de serem compreendidas. E nesse sentido a confusão do comprador pode ser pior que nunca.

Neste artigo pretende-se ajudar o possível comprador com informação sucinta e de fácil compreensão, não se pretendendo inundar o artigo de especificações complexas ou números, mas apenas referir de forma genérica o que cada uma das consolas oferece, e a sua posição no mercado.

A real escolha será sempre do leitor, e este artigo deverá apenas dar uma noção do que existe é estado atual das coisas.



Por ordem alfabética:

Microsoft

Xbox One – A consola base da atual geração da Microsoft. É concorrente directa da Playstation 4, sendo no entanto um pouco menos capaz a nível de performances do que esta. No entanto, tal não tem impedido a consola de se ter vindo a superar e de apresentar os mesmíssimos jogos que a consola concorrente, num nível de qualidade em tudo semelhante e, quando muito, apresentando ligeiras diferenças na resolução, sem no entanto alguma vez sair das resoluções HD.

É a consola de nova geração mais barata actualmente à venda vinda de todas as marcas, tendo sido substituída pela Xbox One S.

É uma consola Microsoft, que possui algumas caracteristicas únicas que a interligam ao PC, nomeadamente oferecendo a possibilidade em alguns jogos de estes serem adquiridos para Xbox e PC com uma única compra, partilhando recursos online entre as duas plataformas. Uma situação que tem sido vista por alguns como polémica uma vez que remove à consola os exclusivos levando-os igualmente para a plataforma PC, durante anos vista como algo bem à parte.

A consola tem um excelente suporte de terceiros, mas os jogos exclusivos que a deveriam diferenciar das restantes tem, recentemente, vindo a ser escassos, uma situação que, dado o apresentado na E3 deste ano, não se preve que se altere muito até finais de 2018. É igualmente uma consola bastante dependente da internet e da interacção social com os seus jogos vindos da própria Microsoft a serem basicamente todos virados para a componente online.

É de todas a consola de maiores dimensões e requer um transformador igualmente grande, externo.



1,31 Tflops, 8GB DDR3, 32 MB eSRAM, 1.75 Ghz CPU, 853 Mhz GPU, 12 Compute Unites (768 stream processors), Blu Ray, saida vídeo máxima 1080p

Xbox One S – Aplicam-se basicamente as considerações de cima. O preço é no entanto um pouco mais caro uma vez que esta consola oferece novidades.

A sua designação surge do termo Slim, com o S a significar que a consola é assim uma versão mais compacta da consola original.

Nesse sentido a consola desceu de dimensões para algo bem mais aceitável e de acordo com a atual geração, e o transformador passa a ser incluído no interior da consola. A consola oferece ainda uma saida HDMI 2.0 que permite acrescentar suporte HDR aos jogos, bem como pode re-escalar os jogos da Xbox One para 4K, e um leitor UHD capaz de ler filmes a 4K.

Apesar de esta consola concorrer agora directamente com a PS4 Slim da Sony, os filmes 4K e o re-escalamento para 4K são algo que apenas esta consola é capaz, ficando fora dessa consola da Sony.



A sua performance sobe igualmente um bocadinho face à consola original, algo que não é usado pelos jogos, mas que permite mesmo assim estabilizar FPS face à anterior versão.

O preço, apesar de superior ao da Xbox One original que ainda pode ser encontrada à venda, é por norma inferior aos das consolas da Sony.

A consola, sendo uma XBox One, corre os mesmos jogos da outra, e como tal encontra-se exactamente na mesma posição a nível de software acima indicada para a consola original.

1,31 Tflops, 8GB DDR3, 32 MB eSRAM, 1.75 Ghz CPU, 853 Mhz GPU, 12 Compute Units (768 Stream Processors), Blu Ray UHD, saida vídeo máxima 4K, re-escalamento de jogos 4K.

Xbox One X – Apesar de não sabermos exactamente como apareceu a sigla X, podemos presumir que se trata do X da palavra eXtra.



Trata-se de uma consola de meio de geração, destinada a trazer para 4K os jogos da consola original. Nesse sentido esta é a consola mais potente atualmente no mercado, superando por uma margem significativa a performance da PS4 Pro da Sony, criada com os mesmos objectivos.

A consola oferece tudo que a Xbox One S oferece, sendo porém capaz de 4K nativos.

Diga-se que a nível de performances a consola é realmente impressionante e sem dúvida vale o preço que custa, apesar de este ir disparar para os 500 euros.

A consola ainda não está no mercado só se esperando que apareça lá mais para o final do ano, mas a mesma já é falada no dia a dia como se existisse desde já, motivo pela qual não pode deixar de ser mencionada.

Como único ponto negativo a consola tem a mesma falta de software exclusivo que a distinga verdadeiramente das restantes e que assola atualmente toda a gama Xbox. Não quer isso dizer que a consola, ao ser uma Xbox One, não tenha no entanto uma vasta livraria de jogos que a torne bastante apetecível, até porque a Microsoft, e muitos outros produtores, prometem patches para os jogos existentes que tirem partido das caracteristicas da consola.



Há uma promessa de que a realidade virtual possa vir a aparecer de forma exclusiva neste modelo da consola.

6 Tflops, 12GB GDDR5, 2,3 Ghz CPU, 1163 Mhz GPU, 40 Compute Units (2540 stream processors), Blu Ray UHD, saida vídeo máxima 4K, possibilidade de jogos 4K nativos.

Software Xbox

Numa contagem agora desactualizada, e contabilizando apenas jogos exclusivos, a Xbox tinha em Abril um total de 30 jogos exclusivos à venda no retalho e 163 jogos exclusivos à venda em digital. Estavam nessa mesma data, anunciados para lançamento 9 jogos exclusivos adicionais para o retalho e 23 jogos exclusivos para o digital.

A Xbox conta ainda com uma larga base de jogos Xbox 360 que podem ser jogados em regime de retro-compatibilidade com essa consola, algo que é exclusivo das consolas Microsoft.



Serviços

O Xbox Live Gold é pago custando 60 euros por ano. Sem ele não há acesso aos jogos online tornando-se por isso basicamente obrigatório, curiosamente um aparentemente contra-sendo pois os jogos Xbox no PC não requerem este pagamento, mas em contrapartida a adesão dá direito a jogos Xbox e Xbox 360 retro-compatíveis ofertados mensalmente, algo a que os possuidores de PC não têm acesso. Mesmo os jogos Free 2 Play requerem o Live Gold para serem jogados.

Outros serviços incluem o EA Access que requer igualmente pagamento adicional, oferecendo acesso a uma livraria de cerca de 40 jogos da EA, e o recente Xbox Game Pass da Microsoft que requer igualmente pagamento adicional, que oferece uma outra livraria de cerca de 100 jogos da Xbox e Xbox 360 (maioritariamente desta última).

Nintendo

Nintendo Wii U – A Wii U é uma consola que ainda pode ser encontrada à venda. Basicamente a mesma é uma consola da geração passada e como tal a mais desfasada do que de melhor se faz atualmente. Outro inconveniente que possui é a grande falta de suporte de terceiros, sendo que a consola é basicamente totalmente alimentada por software da Nintendo.

Curiosamente é essa situação que acaba igualmente por ser uma das suas maiores virtudes! Dado que o software da Nintendo é de elevada qualidade e atrai legiões de fans, neste momento esta é a consola de mesa que está no mercado que mais suporte possui a esses jogos.



Infelizmente o seu preço nunca desceu desde o seu lançamento, e agora com a consola já substituída pela Switch, e como tal relegada para segundo plano a nível de suporte futuro, o seu elevado preço torna-a uma consola pouco atraente.

352 Gflops, 2 GB DDR3, 38 MB eDRAM, 2,3 Ghz CPU, 1163 Mhz GPU, 320 Stream Processors, Blu Ray, saida vídeo máxima 1080p.

Nintendo Switch – É a atual consola da Nintendo. Apesar de ser de atual geração a sua performance deixa bastante a desejar face à concorrência, o que não impede que possua capacidades mais do que suficientes para a produção de jogos de qualidade.

Apesar de estar no mercado à muito pouco tempo, esta consola possui o jogo de nova geração melhor avaliado de sempre, Zelda: Breath of the Wild, um jogo exclusivo Nintendo que eleva o patamar de qualidade da marca para níveis nunca antes alcançados. É deveras bom!

A consola tem como ponto negativo o seu elevado preço face à performance oferecida, mas no entanto é a única consola no mercado que dobra como portátil e consola de mesa, um ponto que tem sido um forte argumento de vendas, e que tem permitido à Switch entrar numa onda de vendas de sucesso.



Atualmente o suporte de terceiros é fraco e pouco diferente do da Wii U, estando a consola a ser maioritáriamente alimentada pela Nintendo, mas esta é uma situação que se prevê mudar dado o volume de vendas que a consola está a ter.

É, sem dúvidas, a consola mais versátil actualmente no mercado .

393 Gflops, 4 GB LPDDR4, 1.02 Ghz CPU, 768 Mhz GPU, 256 núcleos cuda, saida vídeo máxima 1080p.

Software Nintendo

Numa contagem agora desactualizada, e contabilizando apenas jogos exclusivos, a Switch tinha em Abril um total de 4 jogos exclusivos à venda no retalho e 10 jogos exclusivos à venda em digital. Estavam nessa mesma data, anunciados para lançamento 15 jogos exclusivos adicionais para o retalho e 11 jogos exclusivos para o digital.



Serviços

A Nintendo vai ainda iniciar um serviço online que se sabe já irá passar a ser obrigatório. O seu custo será de 20 euros anuais, com ofertas de 1 jogo por mês.

Sony

Playstation 4 – A gama PlayStation é atualmente líder de mercado da atual geração com um nível de vendas que bate em mais de 2:1 a segunda consola mais vendida, as Xbox da Microsoft.

É a consola com melhor suporte do mercado a nível de exclusivos, sejam eles derivados da Sony ou de terceiros, batendo por larga margem a concorrência.

A Playstation 4, tal como todas as consolas da Sony nesta geração, suporta HDR!



A nível de preço a PS4 é mais cara que a Xbox One e a Xbox One S, e não possuindo as capacidades de saida 4K e filmes UHD desta última, batendo no entanto ambas a nível de performance bruta.

Toda a gama PlayStation conta ainda com o periférico PSVR (adquirido à parte) que permite acesso à realidade virtual.

1,84 Tflops, 8GB GDDR5, 1.60 Ghz CPU, 800 Mhz GPU, 18 Compute Units, Blu Ray, saida vídeo máxima 1080p.

Playstation 4 Slim – Veio substituir a Playstation base, criando as condições para uma descida de preços, sendo que retirou a saída audio óptica existente na consola original.

E apesar de os preços terem descido a realidade é que a esta consola continua mais cara que a Xbox One S, a sua competidora directa, em parte devido ao seu sucesso de vendas.



A Slim, tal como a consola original, apenas permite output de imagem até 1080p, com HDR, não podendo assim re-escalar para 4K ou reproduzir filmes 4K como a Xbox One S. Em contrapartida as PlayStation possuem melhores performances que essa Xbox e uma livraria de exclusivos incomparavelmente maior.

1,84 Tflops, 8GB GDDR5, 1.60 Ghz CPU, 800 Mhz GPU, 18 Compute Units, Blue Ray, saida vídeo máxima 1080p.

Playstation 4 Pro – Trata-se da consola de meio de geração da Sony, criada com o intuito de colocar os jogos da Playstation a 4K.

O seu preço é mais elevado que as restantes PS4, mas no entanto não ultrapassou o valor de 400 euros, usado no lançamento da PS4 original, o que a torna numa opção apenas 50 euros mais cara que mas restantes consolas da Sony.

A consola apesar de poder atingir os 4K não possui a capacidade da sua rival mais directa, a Xbox One X, recorrendo por isso mais vezes a uma metodologia de reconstrução de imagem chamada checkerboard rendering (não confundir com re-escalamento de imagem), em casos onde a concorrente deverá alcançar a resolução nativa.

Mas infelizmente, mesmo com o checkerboard rendering, as performances da PS4 Pro nem sempre são suficientes, o que por vezes leva a resoluções de 3200×1800, ou até inferiores, re-escalados posteriormente para os 4K nativos.

Basicamente uma salgalhada, mas que, curiosamente, não aparenta ser verdadeiramente escandalosa a nível visual. Dada a elevada densidade de pixels por cm dos 4K, a percepção destes erros são bastante reduzidos, e o efeito 4K está lá. Mas não é, maioritáriamente, nativo… Se a intenção é o nativo, a Xbox One X é, sem sombra de dúvida, a consola melhor equipada para essa oferta, pois mesmo que também não os garanta sempre, será sempre superior.

A PS4 pro, tal como todas as restantes Playstation, não lê filmes UHD 4K, algo que apenas pode ser alcançado nesta versão da consola em filmes 4K obtidos via serviços de Stream.

O seu ponto forte é a base de exclusivos Playstation e os patches que permitem a estes tiraram partido  (uns mais, outros menos), das capacidades extra desta consola.

4,2 Tflops, 8GB GDDR5 + 1 GB DDR 3, 2,1 Ghz CPU, 911 Mhz GPU, 32 Compute Units, BD, saida vídeo máxima 4K, possibilidade de jogos 4K nativos,Blu Ray.

Software Sony

Numa contagem agora desactualizada, e contabilizando apenas jogos exclusivos, a Playstation tinha em Abril um total de 164 jogos exclusivos à venda no retalho e 435 jogos exclusivos à venda em digital. Estavam nessa mesma data, anunciados para lançamento 99 jogos exclusivos adicionais para o retalho e 101 jogos exclusivos para o digital.

Serviços

A PSN Plus é paga custando 50 euros por ano é é igualmente requerido para o online. Existe porém uma diferença para o Live Gold que se aplica aos jogos Free 2 Play, onde o online é gratuito. A adesão dá direito a jogos mensais, sendo que uma única adesão dá acesso a jogos PS Vita, PS3 e PS4 para os possuidores de mais do que uma consola.

A Playstation tem igualmente um serviço de TV exclusivo, por streaming, o Playstation Vue.



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