Tomb Raider: Definitive Edition – Revolução ou apenas uma forma de extorquir mais dinheiro?

Será que Tomb Raider: Definitive Edition é um jogo no qual vale a pena investir para quem já comprou este jogo em outra versão?

TR2

Tomb Raider foi um jogo que adorei. Sou desde sempre fan da série, e esta ultima edição foi um reboot fabuloso e um jogo que conquistou milhares de fans em todo o mundo. Sinceramente, para quem não o tem, recomendo!

Agora Tomb Raider terá uma versão para as novas consolas. Designado como Definitive Edition o jogo apresenta todos os conteúdos e inovação. Mas será que estamos perante um título que justifica investimento para quem já o adquiriu, ou apenas uma tentativa de extorquir mais algum dinheiro?

Não haja dúvida que para quem nunca comprou ou jogou Tomb Raider e versão para as novas consolas cria aqui a possibilidade de ser adquirido um jogo com qualidades invejáveis, a realidade é que os fans de Tomb Raider já o terão adquirido em tempos para a X360, PS3 ou mesmo PC. Ora com a Eidos a anunciar que não existirá qualquer possibilidade de upgrade e que o jogo terá mesmo de ser adquirido por 59.99 euros surge a dúvida sobre se valerá ou não a pena o re-adquirir o jogo para quem já o possui.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Tomb Raider foi um grande jogos dos ultimos tempos e foi um sucesso de vendas com mais de 4 milhões de unidades vendidas. Mas no entanto… deu prejuízo.

O problema é que a Eidos apontou alto demais… na realidade esperava algo como mais de 7 milhões de vendas, um número algo utópico para este jogo, particularmente depois da forma como o Franchising Tomb Raider foi espremido com títulos de qualidade duvidosa ao longo de vários anos.

Desta forma o jogo criou um prejuízo incompreensível de cerca de 138 milhões de dólares, apesar de que, com 4 milhões de vendas, deveria ter dados lucro.

Com esta nova versão, a Eidos ve agora aqui uma oportunidade de obter algum extra sem grande investimento. Converter os jogos para as novas consolas acrescentando o DLC existente e fazendo ligeiras alterações gráficas e acrescentando um ou outro efeito pontual aqui e ali. No fundo o jogo é o mesmo, com algumas alterações estéticas em alguns pormenores, particularmente no uso da livraria TRESS FX que permite animações realistas dos cabelos de Lara Croft, e que passa agora para a versão 2.0, bem como algumas alterações a modelos, texturas e luz.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A questão aqui é que face ao jogo que saiu para a X360, PS3 e PC, a Definitive Edition não altera verdadeiramente nada que não seja puramente estético, e mesmo a esse nível são apenas retoques e não inovações. Trata-se do mesmíssimo jogo e mesmo as novidades acrescentadas a nível dos DLC incluidos não acrescentam verdadeiramente nada ao mesmo, pelo menos que justifique voltar a pagar 60 euros pelo produto.

Basicamente a falta de possibilidade de um upgrade a quem já possui o jogo mostra bem a intenção da Eidos. Ver até que ponto consegue obter o máximo de dinheiro desta loucura que parece existir em torno das novas consolas. É um atirar do barro à parede a ver se cola e se não colar… logo se verá as alternativas.

Caso haja algum juizinho na cabeça dos gamers, ninguém vai voltar a pagar por um jogo que já tem e que apresenta apenas algumas melhorias estéticas, e isso limitará bastante as vendas do jogo levando certamente a Eidos a considerar a possibilidade do upgrade a custos reduzidos. E se isso acontecer todos ficaremos a ganhar pois o jogo sendo associado ao STEAM tem toda a possibilidade de controlo sobre possíveis upgrades.

Eis uma lista das diferenças realizadas ao jogo entre as versões das consolas e PC.

· O equipamento de lara (colar, machado de alpinismo, radio e setas) todos possuem agora uma física realista.

· A cabeça da Lara foi melhorada para melhorar a resolução da mesma para uma aparência com maior fidelidade. A cabeça foi totalmente refeita e possui uma densidade 5x superior nos olhos, nariz. boca, faces, etc. Todas as texturas de Lara são de maior resolução. As juntas dos ombros, joelhos e pernas foram suavizadas para uma uma aparência mais natural. O cabelo é agora animado com o Tress FX 2.0.

· Shaders e luz foram re-trabalhados para mostrar o esforço da jornada de lara através de suor, lama e sangue.

· O mundo possui agora fisica em arvores, folhas e tecido. Melhorias foram igualmente feitas ao clima e à luz.

· Todas as texturas foram criadas a uma resolução 4x superior para maior fidelidade e detalhe.

· As personagens, inimigos e a destrutividade foram melhorados para realismo.

· Tecnologia de Subsurface scattering foi implementada para mostrar uma simulação de luz mais perfeita e fornecer um tom de credibilidade a Lara.

· Os 1080p são agora nativos aumentando a beleza de Yamatai.

Não haja dúvidas que melhorias há, especialmente se acrescentarmos o DLC que existe! Tantas quanto Battlefield 4 ou Assassins Creed 4 possui na passagem da PS3 para a PS4, mas não é isso que justifica pagar novamente o preço de um jogo completo a quem já possui uma das versões existentes. Essa é pelo menos a minha opinião!

Publicidade

Posts Relacionados