Transparency Report da Google revela mais pedidos de remoção do que nunca.

A google revelou no seu Transparency Report que os pedidos de remoção de conteúdos estão a aumentar, tendo esta no batido todos os recordes e com tendência a crescer.

Faz agora três anos que a Google decidiu revelar, naquilo a que chamou de Relatório de Transparência (Transparency Report) os pedidos governamentais para censura de conteúdos. Estes pedidos que englobam todo o mundo tratam-se de solicitações de remoção de conteúdos dos serviços de pesquisa da Google.

Esta situação foi uma opção da Google de forma a mostrar ao mundo até que ponto os governos influenciam a internet, mas no entanto a empresa está extremamente limitada nos dados que pode revelar, referindo porém que estas situações são apenas uma folha da árvore que afecta a internet, sendo que a empresa espera poder no futuro alargar a informação divulgada.

Seja como for, os dados permitem ver que tem existindo um aumento de pedidos de remoção de conteúdos, e será de referir que um único pedido pode solicitar a remoção de vários conteúdos. Por exemplo, a Google refere que os 2285 pedidos de remoção de conteúdos que recebeu de governos entre Julho e Dezembro de 2012 afectaram 24179 conteúdos. Ou seja, mais de 10 conteúdos por pedido.

Mas vejamos o gráfico com os valores anuais até Dezembro de 2012:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

 

Como podemos ver, em 2009 a Google não fez distinção entre fontes, sendo que a partir de 201o começou a distinguir os pedidos dos tribunais (azul escuro) de outros vindos do executivo político e agências policiais (cinza). Os grandes responsáveis pelo aumento de pedidos verificados em 2012 foram o Brasil e a Rússia.

No que toca a Portugal, eis o gráfico:

Portugal

Assim, durante 2012 Portugal solicitou 7 remoções, , vindo uma do Executivo/polícia e as restantes de ordens de tribunais. Maioritariamente o motivo da solicitação de remoção foi difamação.

Fonte: Transparency Report da Google. Imagens propriedade da Google.

Publicidade

Posts Relacionados