Tudo o que se sabe sobre os óculos de realidade virtual da Sony

O artigo que se segue contem toda a especulação até hoje fornecida por várias fontes sobre o que poderá vir a ser o sistema realidade virtual da Sony. Nada do que é referido foi confirmado oficialmente.

Sony_vr

A Sony é uma empresa com longa tradição na tecnologia, tendo mesmo sido pioneira de alguns sistemas de visualização pessoal de filmes como o Glasstron e que se baseavam no mesmo conceito de óculos com LCD embutido que equipam os sistemas de realidade virtual actualmente em desenvolvimento.

Quer isso dizer que se há empresa com tradição para desenvolver a um custo acessível um sistema concorrente ao Oculus Rift, é certamente a Sony.

Ora os rumores de que a Sony efectivamente quer entrar neste campo da realidade virtual com um produto de baixo custo para a sua consola Playstation 4, tem vindo a ser bastantes. No entanto, nas alturas em que se previa anúncios oficiais da tecnologia, a empresa nada referiu sobre o assunto.



Mas eis que recentemente John Smedley, Presidente da SOE (Sony Online Entertainment), deu a conhecer ao mundo que tinha conhecimento oficial de um produto relacionado com a realidade virtual e que está a ser desenvolvido pela Sony.

Assim, e apesar de a Sony não ter apresentado de forma mais protocolar e oficial qualquer tipo de produto, sabemos oficialmente que o mesmo está a ser estudado e em desenvolvimento, e achamos por isso que seria bom reunir aqui um apanhado de tudo o que tem vindo a ser referido sobre este produto e que tivemos oportunidade de ler.

Recordamos porém que tudo se trata de rumores, pelo que o conteúdo do artigo é totalmente especulativo, sem que haja qualquer confirmação oficial.

Ora na gama dos óculos de realidade virtual a Sony possui grandes produtos como o MHZ-T3W, mas no entanto o seu preço torna-o proibitivo para o mundo dos videojogos, sendo que o produto da concorrência, o Oculus Rift se revela uma melhor opção. Assim estes produtos mantêm-se na gama dos visualizadores pessoais não sendo verdadeiros produtos de realidade virtual adaptados ao gaming.



OculusO que os rumores referem sobre o produto em desenvolvimento é que este usará a playstation câmara para verificar o posicionamento e direcção da cabeça, o que, segundo as mesmas fontes, os torna mais precisos do que o Oculus Rift.

No entanto esta colaboração com a câmara traz algumas desvantagens estéticas, sendo que o produto possui incorporado um conjunto de bolas, tais como as presentes no PS Move e que são usadas para melhor leitura da câmara.

No entanto, este design poderá não ser final, com as luzes a poderem vir a ser embutidas na armação, tal como acontece com o DS4.

Os rumores que referiam a Sony como estando activamente envolvida na criação deste projecto, descreviam o produto como possuindo um campo de visão semelhante ao usado pelo Oculus Rift DK1, mas com uma resolução superior.

Com a câmara da PS4 a possuir dupla lente, a sua capacidade de detecção de objectos no espaço 3D é aumentada, acreditando-se porém que existirão sensores adicionais colocados no sistema de óculos.

Referem as fontes que tiveram a oportunidade de verificar o sistema que a Valve está igualmente a preparar que apesar de esse sistema ser impressionante a comparação com o produto da Sony leva-os a um patamar algo semelhante, com os dois a possuírem dois supostos painéis 1080p e com uma capacidade de detecção de movimentos da cabeça muito semelhante.

As fontes acrescentam ainda que o aparelho da Sony está quase pronto, e que o produto já esteve para ser apresentado, mas no entanto algumas dificuldades técnicas de ultima hora, e que não foram especificadas, levaram a um adiamento da apresentação.



Posts Relacionados