Tweets Japoneses tem vindo a revelar novidades interessantes sobre o Navi

Apesar de não ser possível confirmar a veracidade destes tweets, a fonte é bem encarada sendo considerada fiável. E neles tem aparecido informação que quando pesquisada tem vindo a revelar dados interessantes.

KOMACHI ENSAKA tem vindo a ser uma fonte de informação regularmente indicada nos fóruns, e relativa a dados relacionados com a nova geração. Foi com ele que nos foram revelados benchmarks de GPUs Navi, que foi revelado que apareceu pela primeira vez o nome de código Ariel associado à PS5, foi graças a ele que vimos aquilo que se acredita serem os primeiros benchmarks de um GPU Navi, e é graças a ele que tem vindo a aparecer uma série de outras informações interessantes que nos mostram o que poderemos esperar no futuro.

A variedade de temas abordado por Komachi mostra que este é um apaixonado pela tecnologia e com acesso a informação muito detalhada e interna de uma variedade gigante de produtos, sendo por isso uma fonte de informação muito interessante.

Eis dois dos seus tweets que numa pesquisa nossa aqui da PCManias encontramos, e que foram pouco ou nada abordados pela imprensa, dizendorespeito a informação sobre a Navi e a PS5 que consideramos ser bastante relevante:



O Tweet de cima fala de uma tecnologia denominada NGG, ou geometria de próxima geração, algo que a AMD implementou na Vega, mas que nunca chegou a ser colocado a funcionar, e que se espera ver agora a surgir com a Navi.

Eis um mensagem que encontramos na internet onde alguem questionava JianRong Jin, Manager da AMD (ver perfil Linkedin) sobre o suporte da tecnologia.

Hey Jian-Rong,

Will gfx9 get support from KMD and LLPC by the time gfx10 releases, or is it
only going to be a gfx10-and-forward feature?

If not, is there something missing in gfx9 hardware? Are you allowed to say?

Thanks,
Jakub

On Wed, 15 Aug 2018 at 08:36 Jin, Jian-Rong
<jian-rong….@amd.com<mailto:jian-rong….@amd.com>> wrote:
Hi Jakub。
Both KMD and LLPC are not ready to support NGG for gfx9. We are going to
support NGG in amdvlk for next generation GPU.

Thanks
Jian-Rong JIN

Jian-Rong Jin informa que o Kernel Mode Driver e o compilador de pipeline LLVM usado para pehar em código SPIR-V de shaders e compilar o mesmo para o código máquina do GCN não estatá disponível no GFX9 (Vega), mas apenas na próxima geração de GPUs (GFX10  ou Navi).

Ou seja, esta será uma tecnologia nova que teremos no Navi e que não estava disponível até agora!

Basicamente a Geometria de próxima geração diz respeito a uma série de melhorias no pipeline gráfico, que basicamente junta algumas etapas do pipeline gráfico, e implementa-as como uma única e nova etapa. De acordo com os whitepapers da Vega original que como sabemos acabou por não implementar a característica, esta nova geometria permite processar 17 primitivas por ciclo de relógio, com as 4 normais que o Vega suporta., esta capacidade. Mas curiosamente a AMD chegou a testar a novidade na Vega e, apesar de depois não ter activado a característica, a mesma chegou a ser testada a nível de performance.

Basicamente esta novidade permite a implementação de Shaders Primitivos, uma característica muito desejada pelos programadores por serem shaders ligeiro que cortam a separação entre os shaders de geometria e de vertices (geometry shaders e vertex shaders), oferecendo assim ganhos de performance. Curiosamente a Sony possui uma patente sobre esse tipo de shaders, que poderá ter sido usada pela AMD na referida colaboração entre os dois, para desbloquear os seus problemas encontrados na Vega.



Outra novidade desta nove geometria é a capacidade de suporte hardware a shaders de superficie (surface shaders).

Basicamente não se percebe bem porque motivo esta situação não está a ser abordada por outros websites. Aqui tivemos de fazer um bocado de pesquisa para percebermos a total implicação da situação, mas o que encontramos está disponível na internet, pelo que poderia ter sido obtido por terceiros também.

Com o Variable Shader Rating, que anunciamos à dias a estar presente igualmente na Navi, o que temos aqui são um conjunto de tecnologias adicionais de ganho de performance por optimização de cálculo e que demonstram que a Navi vai, face às gerações anteriores do GCN, possuir performances superiores às que os meros números em Tflops poderão mostrar.

Outro tweet bastante interessante, e igualmente pouco abordado é este:



Neste tweet Komachi volta a abordar o nome de código Ariel. Mas o relevante aqui é que o que é afirmado desta vez não é que o nome Ariel é o nome de código da PS5, mas sim… de uma possível variante da PS5.

Sim, Komachi aqui coloca a possibilidade de existir mais do que um modelo da PS5, fazendo a comparação entre a PS4 e a PS4 Pro, sendo que a versão mais económica, e dotada da Navi 10 Lite seria a Ariel. Já quanto à PS5 de topo, ela usa um GPU com o número de referência 13F8. Ou seja, o 13F9 visto no APU Gonzalo que surgiu dado como sendo o APU da PS4, e equipado com o Navi 10 Lite seria a versão mais económica da PS5.

Esta situação, a confirmar-se parece mais uma vez aproximar, e muito, os planos da Sony e da Microsoft. Não é que esta novidade nos agrade muito, mas pelo menos percebemos que a Sony tem a consciência de que o mercado no seu global, está prestes a entrar no streaming, e muito certamente, prepara uma solução do género também.

A confirmar-se que a Sony seguirá as passadas da Microsoft tal será uma grande decepção e tristeza. Não que vejamos a Sony com a oportunidade de agir de outra forma, pelo menos não no seu actual estado económico. Mas não deixa de ser triste ver o fim de uma era! Uma era que acaba não porque os jogadores queiram o streaming, mas porque várias empresas, na ânsia do domínio e dos lucros, pretendem entrar numa nova fase, onde possam ter as oportunidades que não tinham antes.

Mas não vamos especular… sobre este assunto falaremos mais caso o mesmo se confirme.



 



error: Conteúdo protegido