Últimos rumores sobre a NX dão credibilidade à Playstation 4.5!

Os últimos rumores apontam para que a NX seja mais potente que a PS4, o que poderia levar a Sony a reagir com a PS 4.5!

Um membro do Neogaf de nome Spyder Monkey veio trazer à discussão novos rumores sobre a NX. Apesar de o membro não ter qualquer credibilidade neste tipo de coisas, não sendo um insider conhecido, ele refere que esta é a primeira vez que posta sobre este tipo de rumores, e avisa mesmo para tomarem a informação com uma pitada de sal.

Isto quer dizer que poderemos estar perante algo completamente inventado e infundado, mas que a ser verdade… explicaria o esforço da Sony com a PS 4.5. Note-se que me vou restringir à parte de hardware, e caso queiram mais dados podem ler o rumor neste Thread.

Ok, esta é a primeira vez que posto sobre este tipo de rumores, leaks ou informação interna, seja lá o que lhe quiserem chamar. Apesar de eu acreditar que esta informação é verdadeira, as coisas podem mudar, e no último minuto parecei um idiota porque terei mentido. Tenho mais do que uma fonte e este post irá basicamente conter o que ouvi em conversações que tive com pessoas que conheço (outros insides, criadores, escritores, etc). Para simplificar vou dividir o rumor por partes, onde um T1 significa uma fonte, T2 significa algo ouvido de duas fontes, T3 de três e t4 pelo menos 4 fontes que me disseram o mesmo. Assim os rumores T4 são ais credíveis por terem múltiplas fontes, mas isso não significa que os T1 sejam falsos. A parte a negrito será o rumor, o texto posterior algo que adicionei de informação com a minha opinião e ideias das fontes.

Tambem quando escrevia este pequeno texto, questionei as minhas fontes sobre a revelação e dia 9 de Maio, algo que eles vão agora procurar confirmar.

Lembrem-se, não sou jornalista ou formado em letras :p

Rumores T4

A NX será mais poderosa que a PS4. “Por um valor significativo”. Do CPU ao GPU e RAM. As fontes não dizem velocidades de relógio, tipo de memória ou quantidade. Mas se o CPU é 15 a 30% mais potente que o PS4 como referido já pelo LCGeek, então o GPU deverá igualar esse aumento de forma a não criar gargalos (A Nintendo detesta gargalos).


….

A arquitectura da NX está sob NDA mas é altemente especulado qu será x86. Eu discordei com eles nesse aspecto, mas eles fizeram ver que a passagem dos ARM para x86 (portátil para consola de mesa) e x86 para x86 (Jogos PS4 e XB1 para NX) é bastante simples, sendo mais complexo ir de x86 para ARM (consola de mesa para portátil). Este é um dado que bate certo com leaks do reddit 

Uma coisa que contradiz o x86 é uma fonte indirecta, um programador que trabalha exclusivamente na Nintendo e que se riu dos posts do NEOGAF sobre o x86.

Se querem saber mais coisas sobre o rumor, leiam o post do Neogaf cujo link está em cima. De resto ficamos com a ideia de que, segundo o rumor, a NX será muito mais potente que as atuais consolas. E tal a ser verdade obrigaria a Microsoft e a Sony a mexerem-se.

No entanto, o mesmo rumor foi atualizado recentemente e possui uma situação que coloca em cheque a fiabilidade da fonte dessa parte do rumor, e por consequência.

Essa atualização refere que o GPU da NX é 2x mais potente que o da PS4, dando mais uma vez lume ao rumor que refere a vontade da Sony em atualizar a PS4 para algo do género. Refere ainda que a consola irá fazer “culling” de triangulos por defeito, algo igualmente credivel dado que a AMD anunciou recentemente uma solução proprietária por software capaz desse tipo de operações, e que melhora as performances em 20%. Mas onde o rumor peca é na referência que a consola pretende usar o Vulkan, mas que o Vulkan não está ainda pronto, motivo pelo qual está atualmente a usar uma versão alterada do GMNX da playstation 4.

Ora efetivamente o Vulkan não está ainda pronto, mas já está disponível. E é compatível com o Open GL, motivo pelo qual a consola poderia usar o mesmo, atualizando-o conforme este ia tendo melhorias. Já a referência ao uso do GMNX parece muito pouco credível. Esse API não é Open Source, sendo pertença da Sony que muito dificilmente o cederia a terceiros, e muito menos a concorrentes!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (23)

  1. Ricardo Castilho 19 de Abril de 2016 @ 12:55

    Mas será mesmo que isso tudo é por ‘medo’ da Nintendo? Quero dizer, ultimamente a Nintendo não está competindo com Sony ou Microsoft, e está de mal com as thirds e tudo mais, seria uma ameaça tão grande assim?

  2. [OFF] Não é de agora que vejo alguns produtos Sony com formato semelhante aos consoles PlayStation, o meu home theater parece com o PS3 Slim, já agora este media player lembra o PS4(será tb um possível modelo slim ou o 4K?):
    http://www.sony.com/electronics/televisions-remotes-selectors-cameras/fmp-x10

  3. Novos rumores dizem que o Play 4 atualizado se chamará Neo, e todos os jogos que sairem a partir de Setembro trarão o “mode basic” para rodar no console atual e o “mode neo” para rodar no novo. Agora até hardware de console vai vir por Dlc kkkkkk

  4. A própria Nintendo falou que não quer competir com o ps4 em termos de potência então,pra mim, essa notícia é um enorme hoax

  5. Mário , meu medo em relação a isso é que os desenvolcedores irão fazer uma versão pro ps4k e depois dimnuir os gráficos pro ps4 , mas o ps4 ainda tem muito poder pra se extrair , o uso do gpgpu e com esse novo console os desenvolvedores não vão se preocupar tanto com optimização

    • Poderá não ser bem assim. Amanhã discutimos isso na nova notícia.

      • Como está escrito na eurogamer algo confirmado. Só me resta fazer das palavras do Mrgamer as minhas..

        MrGamer 3 horas atrás @gargles

        “É essa fé de que tudo vai continuar igual que eu não percebo, caramba será que sou o único que acompanha a industria diariamente e tem a noção de que a industria dos videojogos é actualmente a que mais defrauda o cliente?
        Como é que é possível nos dias de hoje, depositar confiança numa industria que mente constantemente e descaradamente aos seus clientes, como?

        As queixas das pessoas, os receios, são legítimos, antes fosse essa inveja tantas vezes argumentada para ignorar um futuro negro bem plausível, e aquilo que eu acredito que vá acontecer, é que a PS4 actual deixará de ser a plataforma base de desenvolvimento, porque se isto vingar, os 40 milhões de clientes que ajudaram a Sony a sair de uma bancarrota mais que certa, terão aquilo a que se chama de ports.

        Ansioso pelo The Last of Us 2?
        Contenta-te pelo port feito pela Bluepoint Games, porque o ”original” está a ser feito pela ND na nova PS4, é disso que eu tenho receio, tratar os clientes iniciais que fizeram da PS4 o sucesso que é hoje, como cliente de 2ª categoria.

        Se tu acreditas piamente que:
        Os programadores estão proibidos de criar funcionalidades de jogo exclusivas da Neo, e as melhorias serão na performance e gráficos.
        Eu não acredito nesta ideia de que a Sony é o professor no jardim escola onde proibe os putos de brincar com o brinquedo melhor, e quando surgir o primeiro exclusivo devido a ”dificuldades técnicas associadas ás capacidades do sistema”, nós depois falamos.”

        • É uma perspectiva com a qual concordo. Que tenho a certeza que a Sony vai combater durante muito tempo, mas que acabará por acontecer com quase toda a certeza.
          Há no entanto que tomar igualmente em conta que a atual PS4 não vai ficar mais lenta com a saida da nova, especialmente sendo o hardware o mesmo. Ou seja se isso acontecer é porque o jogo não poderia mesmo ser executado na consola e não uma consequência da existência ou não da nova.

  6. Ps4.5=tiro no pe,falta de respeito com sonystas que ja compraram a beta

  7. Sobre nx anotem,sera pior que xbox one e ps4

  8. Se essas especificações que vazaram estão certas, o console sera cheio de gargalos e incapaz de rodar jogos acima de 1080p mostrando o pleno potencial como dizem ser a razão do console.
    4,1 Tflops de GPU, até ai tudo ótimo, porém mesma quantidade de memoria GDRR5 e apenas 218GB/s de banda para dividir entre CPU e GPU. Outras placas com menos potencia tem mais largura de banda e esses valores são praticamente a largura de banda real do Xbox One quando combinado DDR3+eSRAM.
    Acho que essas fontes ai estão mal informadas, engenheiros de consoles não cometeriam uma falha primária dessa, a não ser que exista alkguma memoria extra para compensar a banda igual a eSRAM.

    • Sem dizer esse cpu. Francamente para o 4k.

      • É o ponto mais fraco… mas é a forma de a consola ser basicamente uma PS4 com mais resolução. A Sony só quer CPU suficiente para os 60 fps e mais resolução, pelo que chega. A ideia é não quebrar em muito a diferença entre as consolas.

    • Estás enganado Fernando. Essas especificações estarão muito bem pensadas. Vê a 380x! Se considerares a tecnologia Polaris e Culling de triangulos por hardware, essa largura de banda chega e sobra.

  9. No Brasil será ps4 Neo GEO hehe, de tão caro e inacessível que será.

    Olha, a princípio eu era favorável a esse lance de lançar um ps4 ou Xone melhorado, ou pelo menos não era contra. Porém, pensando melhor e ponderando os prós e contras, realmente vi que não é uma boa ideia, por 2 razões:

    1. Risco altíssimo de jogos mal otimizados, pois um jogo mais ambicioso iria certamente rodar com dificuldades no ps4 normal, frustrando os usuários do console.

    2.Fragmenta o mercado, além de dar uma dor de cabeça extra para as equipes de desenvolvimento.

    Ainda sim, sou a favor de um ciclo de 4 a 5 anos para os consoles, entendo ser o mais razoável.
    3 anos é um espaço curto demais, e acredito que os consoles atuais tem um bom hardware e que ainda pode ser melhor aproveitado, bom o suficiente para proporcionar jogos memoráveis e ambiciosos.

    • 1 – Não há risco de jogos mal optimizados. O hardware é 100% compatível e a PS4 continua a ser a base de programação. A outra só expande. Para além do mais a PS4 tem uma base de 40 milhões de utilizadores, a Neo tem zero, e ambas as consolas vão continuar à venda a preços diferentes, pelo que as duas vão continuar a vender.
      2 – Não fragmenta pois não há programação dedicada para a Neo. Ela limita-se a oferecer mais fps, resolução, e quando possível mais um efeito ou dois. A Sony impoem 1080p mínimo na NEO e aumento dos FPS. Logo com um GPU 2x mais potente, um jogo PS4 a 900p 30 fps corre igual a 1080p 60 fps da Neo. E se tal acontecer não se deve a falta de optimizações ou à existência da Neo. Deve-se que ou a PS4 apresentava um jogo mais cortado, ou com aquela qualidade não seria nunca capaz de mais, existisse a NEO ou não!

    • Nossa Jairo,voce se lembrou do Neo Geo,na minha opnião uns dos melhores consoles que já existiu.Samurai Shodown 2 pra mim o melhor jogo de luta que já concebido,obrigado por lembrar deste console e voltando ao Tópico,força Nintendo você sempre fez e continua fazendo consoles primorosos.Não consigo parar de jogar Mario Kart 8 diversão infinita que só voce sabe fazer,na boa zerei Halo 5(jogão)Destiny(jogão)Witcher 3(jogão)mas nenhum deles me diverte tanto quanto os jogos da Nintendo fator replay.

Os comentarios estao fechados.