Últimos rumores sobre a NX dão credibilidade à Playstation 4.5!

Os últimos rumores apontam para que a NX seja mais potente que a PS4, o que poderia levar a Sony a reagir com a PS 4.5!

Um membro do Neogaf de nome Spyder Monkey veio trazer à discussão novos rumores sobre a NX. Apesar de o membro não ter qualquer credibilidade neste tipo de coisas, não sendo um insider conhecido, ele refere que esta é a primeira vez que posta sobre este tipo de rumores, e avisa mesmo para tomarem a informação com uma pitada de sal.

Isto quer dizer que poderemos estar perante algo completamente inventado e infundado, mas que a ser verdade… explicaria o esforço da Sony com a PS 4.5. Note-se que me vou restringir à parte de hardware, e caso queiram mais dados podem ler o rumor neste Thread.

Ok, esta é a primeira vez que posto sobre este tipo de rumores, leaks ou informação interna, seja lá o que lhe quiserem chamar. Apesar de eu acreditar que esta informação é verdadeira, as coisas podem mudar, e no último minuto parecei um idiota porque terei mentido. Tenho mais do que uma fonte e este post irá basicamente conter o que ouvi em conversações que tive com pessoas que conheço (outros insides, criadores, escritores, etc). Para simplificar vou dividir o rumor por partes, onde um T1 significa uma fonte, T2 significa algo ouvido de duas fontes, T3 de três e t4 pelo menos 4 fontes que me disseram o mesmo. Assim os rumores T4 são ais credíveis por terem múltiplas fontes, mas isso não significa que os T1 sejam falsos. A parte a negrito será o rumor, o texto posterior algo que adicionei de informação com a minha opinião e ideias das fontes.

Tambem quando escrevia este pequeno texto, questionei as minhas fontes sobre a revelação e dia 9 de Maio, algo que eles vão agora procurar confirmar.



Lembrem-se, não sou jornalista ou formado em letras :p

Rumores T4

A NX será mais poderosa que a PS4. “Por um valor significativo”. Do CPU ao GPU e RAM. As fontes não dizem velocidades de relógio, tipo de memória ou quantidade. Mas se o CPU é 15 a 30% mais potente que o PS4 como referido já pelo LCGeek, então o GPU deverá igualar esse aumento de forma a não criar gargalos (A Nintendo detesta gargalos).



….

A arquitectura da NX está sob NDA mas é altemente especulado qu será x86. Eu discordei com eles nesse aspecto, mas eles fizeram ver que a passagem dos ARM para x86 (portátil para consola de mesa) e x86 para x86 (Jogos PS4 e XB1 para NX) é bastante simples, sendo mais complexo ir de x86 para ARM (consola de mesa para portátil). Este é um dado que bate certo com leaks do reddit 

Uma coisa que contradiz o x86 é uma fonte indirecta, um programador que trabalha exclusivamente na Nintendo e que se riu dos posts do NEOGAF sobre o x86.

Se querem saber mais coisas sobre o rumor, leiam o post do Neogaf cujo link está em cima. De resto ficamos com a ideia de que, segundo o rumor, a NX será muito mais potente que as atuais consolas. E tal a ser verdade obrigaria a Microsoft e a Sony a mexerem-se.

No entanto, o mesmo rumor foi atualizado recentemente e possui uma situação que coloca em cheque a fiabilidade da fonte dessa parte do rumor, e por consequência.

Essa atualização refere que o GPU da NX é 2x mais potente que o da PS4, dando mais uma vez lume ao rumor que refere a vontade da Sony em atualizar a PS4 para algo do género. Refere ainda que a consola irá fazer “culling” de triangulos por defeito, algo igualmente credivel dado que a AMD anunciou recentemente uma solução proprietária por software capaz desse tipo de operações, e que melhora as performances em 20%. Mas onde o rumor peca é na referência que a consola pretende usar o Vulkan, mas que o Vulkan não está ainda pronto, motivo pelo qual está atualmente a usar uma versão alterada do GMNX da playstation 4.

Ora efetivamente o Vulkan não está ainda pronto, mas já está disponível. E é compatível com o Open GL, motivo pelo qual a consola poderia usar o mesmo, atualizando-o conforme este ia tendo melhorias. Já a referência ao uso do GMNX parece muito pouco credível. Esse API não é Open Source, sendo pertença da Sony que muito dificilmente o cederia a terceiros, e muito menos a concorrentes!



Posts Relacionados