Um fio de esferas que desafia as leis da física?

A ciência é algo de fascinante, e quando vemos algo que aparentemente contradiz as leis da física, mais fascinante se torna. É o caso deste fio de esferas que aparenta fazer isso mesmo. Mas na realidade não o faz.

esferas

Imaginem que possuem um longo fio de esferas no interior de um recipiente e que de repente pegam numa das pontas desse fio e a puxam para o exterior. O que será que acontece?

Bem, o efeito pode ser visto no video que se segue, e parece desafiar completamente as leis da física ao vermos o fio contorcer-se a subir sem que ninguém lhe toque. Trata-se na realidade de algo bem lógico de acordo com as leis da física, mas o seu efeito visual é fora do comum.

Quando se puxa a ponta para fora do recipiente, por este ter uma borda mais elevada do que o topo do fio há uma componente da força que é aplicada verticalmente. E essa força aumenta à medida que cada vez mais fio é retirado do recipiente, puxando o fio cada vez mais rápido e na vertical.



Tudo é função do momento. O fio é puxado para cima antes de cair, mas como não dissipa a sua energia imediatamente, faz pequenos “loops” no ar. Quando mais pesadas as esferas que caem, maior é a força e maior o “loop”, sendo que distúrbios no movimento do fio ajudam a criar o efeito..

Fascinante sem dúvida.



Posts Relacionados