Um PC quase de topo com 15x13x7cm, e refrigerado com uma… esponja.

A física da dissipação térmica é algo curiosa. E o Silent Power é um PC de 15x13x7cm refrigerado por uma… esponja de cobre.

Não haja dúvidas que nada bate um PC silencioso. Mas mais ainda quando esse PC consegue ter material de topo, ser pequenino, e manter a dissipação como passiva.

Ora normalmente pequeno é inimigo da potência. Tudo porque se torna difícil dissipar o calor. Mas tal não é o caso do Silent Power, um pequeno PC com hardware para jogos, e que é dissipado por uma… esponja de cobre.

Uma das forma mais eficazes de dispersar o calor é colocar na fonte do mesmo um material condutivo. Quanto maior a área da superfície e a condutividade térmica, mais fácil é de arrefecer. Daí que alguns dissipadores são monstruosos.



Ora a ideia de uma esponja de cobre é que a mesma possui uma grande superfície com um volume relativamente pequeno. O ar circula pela esponja que remove o calor que está na esponja. As experiências com este tipo de esponjas já tem anos, mas o Silent Power PC será o primeiro PC para jogos comercial a ser vendido com ela.

No entanto, para que este PC seja uma realidade, ele está sujeito a ser bem sucedido numa campanha de “crowdfunding”. Ela existe numa página própria da empresa.

O sistema mais barato custa 699 dólares e todos eles possuem um i7 e uma Nvidia GeForce GTX760. O PC entrada de gama possui 8GB of RAM e um SSD de 500GB SSD, mas memória e disco podem ser melhorados pagando mais um pouco.

 



Posts Relacionados