Uma análise rápida à conferência da Microsoft

xboxone-kinectic

Nota: Artigo conjunto Bruno Ribeiro e Mário Ferreira

xboxone-kinectic

Foi uma conferência e tanto. Com novidades e surpresas de que ninguém estava à espera. A Microsoft conseguiu dar expectáculo, e de que maneira.

HALO 5

Bruno Ribeiro: Halo 5 foi anunciado com um aspecto espectacular. A sequência mostra Spartan Locke à caça de Master Chief, com alguns companheiros. Os gráficos estão espantosos, e conta com um elenco de luxo. Os promethean e os covenant estão de volta, e o mundo de Halo parece ter uma escala completamente épica. Tivemos também o primeiro vislumbre de um Guardian, que por alguma razão deixou passar Master Chief, mas não o que os perseguem. O jogador controla 2 esquadrões de Spartans, um liderado por Mater Chief, o outro controlado por Spartan Locke. Halo 5 chega a 10 de Outubro. O multi-jogador vai atingir uma escala nunca antes vista. Para além dos outros jogadores teremos que enfrentar os outros inimigos, covenants e prometheans (sabe-se lá o que mais), no novo modo Warzone.

Mário Ferreira: Teria de acrescentar ao que o Bruno disse que foi… Impressionante! Graficamente o melhor Halo de sempre? Mas curiosamente a versão multi-jogador não aparentava ter a mesma qualidade gráfica. 30 fps no single player, 60 no multi?

RECORE

Bruno Ribeiro: Novo jogo de Keiji Inafune (de Metroid), em exclusivo para a Xbox ONE. Uma rapariga, num deserto com um cão robótico, a enfrentar robots assassinos.

Mário Ferreira: Um novo exclusivo First Party. Mas no entanto o que vimos foi apenas CGI. Como é o jogo em si e qual a sua qualidade é algo ainda a ser descoberto!

RETROCOMPATIBILIDADE

Bruno Ribeiro: foi com enorme surpresa que Phil Spencer anunciou a retrocompatibilidade com os jogos da Xbox 360 (com suporte nativo). A sala explodiu em aplausos. Os jogos vão surgir na loja para a Xbox ONE e os discos vão ser também suportados. Os jogos vão possuir suporte para as novas características da Xbox ONE – DVR, screenshot, chat.

Mário Ferreira: Numa única palavra… WOW! É uma arma de peso para quem se quer desfazer da antiga consola mantendo a livraria. Para todos os efeitos, a 360 deixa, para muitos, de fazer sentido manter-se, e a Xbox One passa a ficar mais barata pois a 360 pode ser vendida! Esta situação poderia ser vista como um revés nas vendas da 360 pois o mercado ficará inundado de consolas usadas, mas na realidade com 84 milhões de consolas no mercado não é mais milhão ou menos milhão que cria ou destrói suporte à consola. É no global um grande trunfo da Xbox One para esta geração!

COMANDO ELITE

Bruno Ribeiro: Para além do novo modelo com o jack 3.5 mm, irá surgir o modelo elite, que inclui mais botões atrás (semelhantes ao Steam Controller), novos materiais ( o direccional pad terá um painel), lock de triggers, e componentes substituíveis e volumes de sensibilidade. Para a consola e Windows 10.

Mário Ferreira: Acrescentaria apenas que gostei especialmente das peças intercambiáveis. Mas ainda falta ao controlador um botão de “share”!

FALLOUT 4

Bruno Ribeiro: com um segundo ecrã no smartphone, que imita o ecrã do Pipboy. Novas armas, como o laser muscet, que incinera os amigos e mais novidades na gameplay. O mundo é vasto e detalhado com um aspecto espectacular (last gen, mas a esta escala nunca tínhamos visto!). O jogo está espectacular. Os Mods criados no PC vão poder ser transferidos e jogados na Xbox ONE!

Mário Ferreira: O jogo contará ainda com uma promoção Xbox One com oferta de Fallout 3 na versão Xbox 360 na compra do novo jogo. Fallout 3 nessa versão pode agora ser jogado na One graças à retro-compatibilidade. 900p?

EA ACCESS

Bruno Ribeiro: Madden NFL 16, e Need for Speed estarão disponíveis antes de lançamento, serão lançados Titanfall e Dragon Age Inquisition. EA Access estará disponível grátis esta semana para os membros gold do Xbox live.

Mário Ferreira: O EA Access foi promovido e será gratuito durante alguns dias a todos os possuidores de uma conta Gold. Plants vs Zombies: Garden Warfare 2 foi apresentado, mas apenas um video CG, nada de gameplay.

PLANTS VS ZOMBIES: MODERN WARFARE 2

Bruno Ribeiro: o mundo mudou – agora as plantas terão que dar cabo dos zombies na sua própria casa, Zomburbia!

Mário Ferreira: Plants vs Zombies: Garden Warfare 2 foi apresentado, mas apenas um video CG, nada de gameplay.

FORZA 6

Bruno Ribeiro: começa com o Ford GT6 a descer do tecto (já sabíamos da parceria com a Ford). Com efeitos climatéricos semelhantes a driveclub, incluindo as gotas de chuvan o no vidro, 450 carros do Forza vista, 24 jogadores em multiplayer, a 1080p e 60 fps. Chega a 15 de Setembro.

Mário Ferreira: Aparenta ser aquilo que Forza 5 prometeu mas não conseguiu cumprir. A grande qualidade de imagem apenas pecava por algum Aliasing visível.

DARK SOULS 3

Bruno Ribeiro: Apenas os embers restam! Chegará no inicio do próximo ano. Trailer espectacular.

Mário Ferreira: Nada de novo nesta apresentação para quem está a seguir a E3.

THE DIVISION


Bruno Ribeiro: É de mim ou houve downgrade? É ligeiro, mas parece que houve. Uma Beta exclusiva será disponibilizada em primeiro para a Xbox live. Rainbow Six Siege terá como oferta Rainbow siege vegas e rainbow six vegas 2 na xbox one.

Mário Ferreira: Não sei se houve downgrade, mas se não o houve, o trailer está muito menos espectacular do que já tinha sido visto antes.

GIGANTIC

Bruno Ribeiro: MMO para xbox ONE e Windows 10, em exclusivo. Podemos escolher entre vários heróis e teremos o apoio de um fragão –  a beta começa em Agosto.

Mário Ferreira: Acrescentaria apenas que o jogo possui crossplay Xbox One e PC.

INDIES

Bruno Ribeiro: (Ark estava com muito bom aspecto), de mais de 1000 desenvolvedores. foi anunciado Tacoma, dos mesmos de Gone Home, numa estação lunar onde algo errado ocorreu ( o concorrente a Soma?) – conta com um excelente aspecto e mecânicas ( aquilo já não é indie para mim). Ashen um jogo que se baseia nas relações que estabelecemos num mundo baseado na estética da mitologia nórdica, e com criaturas voadoras gigantes. Beyond Eyes, um jogo de exploração em que controlamos uma menina cega. Com muito bom aspecto artístico. Cuphead, um jogo com o aspecto de um cartoon dos anos 30 e que se joga como no tempo das 32 bits. Ion, um jogo onde gerimos um universo.

Mário Ferreira: Destaque para Ark, Tacoma, Ashen (exclusivo), Beyond Eyes, Cuphead (Exclusivo) e com um estilo cartoon muito anos 30, Elite Dangerous, Shatered e Day Z.

XBOX GAME PREVIEW

Permite aos jogadores comprar e jogar jogos que já estão a ser desenvolvidos (Steam Green light), e todos os têm um período de teste.

RISE OF THE TOMB RAIDER

Bruno Ribeiro: Exclusivo da Xbox para o Outono. Ainda se nota o aspecto last-gen, mas mesmo assim, está com um aspecto muito bom. Lara sobe uma montanha coberta de gelo Os efeitos estão espectaculares,particularmente a neve. O jogo parece muito familiar, mantendo tudo que já tínhamos visto no título anterior a uma nova escala. Já conseguimos ver a mecânica de mergulho – semelhante a The Last of Us.

Mário Ferreira: Desenganem-se aqueles que julgavam que a dúvida da exclusividade deste jogo seria levantada na E3. O jogo não foi apresentado como exclusivo, mas sim como Exclusivo “Hollydays 2015”. Resumidamente todas as dúvidas mantêm-se! O jogo mostrou uma boa qualidade gráfica, e aparenta manter toda a adrenalina e acção presente no primeiro jogo, sendo que parece decepcionar um pouco no capítulo gráfico onde o salto para a nova geração não parece estar ainda todo lá!

RARE REPLAY

Bruno Ribeiro: Não é um título, mas 30! Os grandes clássicos da Rare serão lançados em Agosto na Xbox ONE, numa megacolecção, a 30 dólares.

Mário Ferreira: A Rare apresentou o seu Replay 30, uma compilação de jogos para a Xbox One. Muito certamente apenas estamos a falar de uma compilação em disco, sendo que os jogos correrão graças à retro-compatibilidade.

SEA MONSTERS

Bruno Ribeiro:  Novo jogo da Rare, em que somos um pirata, encontramos monstros, combatermos os mortos, e comandamos os barcos pelos mares entrando em batalhas. O trailer, capturado em tempo real estava com excelentes gráficos.

Mário Ferreira: Ainda da Rare vimos Sea of Thieves, um jogo de piratas, multi jogador, aparentemente um MMO, e que aparentava ser extremamente interessante. Um estilo algo cartoonesco e com uma introdução que aparentava e fazia lembrar Monkey Islands.


FREE TO PLAY

Para xbox e PC, free-to-play para quem tem o Live Gold

FABLE LEGENDS

Bruno Ribeiro: Novo trailer apresenta uma nova personagem, um antagonista, e  os dados poderão ser transferidos da Xbox ONE para PC. Suporte para Oculus Rift anunciado.

Mário Ferreira: Mais uma apresentação com uma temática diferente deste jogo. Mas no entanto pouco foi dado a conhecer sobre o gameplay. Trata-se de um exclusivo Xbox e PC.

MINECRAFT HOLOLENS

Bruno Ribeiro: Impressionante. Colocou parte do mundo em cima da mesa e pôde arrastá-lo com os dedos. O mundo arrasta-se e consegue ser gerado em tempo real, podemos erguê-lo e ver as grutas no subsolo, e com a voz mudar a perspectiva

Mário Ferreira: A parceria com a Oculus foi referida, mas foi o hololens quem ocupou o palco naquela que foi a apresentação mais espectacular de todas. Um Minecraft interactivo e em realidade aumentada, controlado com movimentos e comandos de voz. Não fosse o facto de o hololens estar previsto como indo ir custar tanto como 2 ou 3 consolas XBox, estaríamos perante algo que consideraríamos no futuro próximo como o futuro dos videojogos. Até lá o A realidade virtual deverá ter preponderância.

GEARS OF WAR ULTIMATE EDITION

Bruno Ribeiro: O remaster, é só do primeiro, com novo conteúdo e gráficos a 1080p e 60 fps. A beta do  multijogador será disponibilizada hoje.

Mário Ferreira: Finalmente tivemos direito a conhecer a existência dos jogos Gear of War Remastered (afinal até a Microsoft acha que as remasterizações tem lugar no mercado, mesmo havendo retro-compatibilidade.

GEARS 4

Bruno Ribeiro: A acção começa numa floresta e chegamos a uma cidade em ruínas onde acabamos encontrar alguns inimigos. Surge uma tempestade, as árvores e arbustos abanam ao vento e acabamos por conseguir entrar. O jogo está anunciado para o Outono de 2016.

Mário Ferreira: Gears 4 foi, a meu ver o jogo mais impressionante. O ambiente e a animação das árvores, associadas à história e escuridão, criavam o cenário perfeito para se viver emoções ao máximo. Foi deveras espetacular!

Podem ver a conferência em baixo:

Publicidade

Posts Relacionados