Nov 052011
 

Bem, convêm começar por explicar que aquilo que vemos na foto não é uma igreja verdadeira, mas apenas uma estrutura artística chamada Reading Between the Lines (lendo entre linhas). Foi criada por um duo de arquitectos Belgas de nome Pieterjan Gijs and Arnout Van Vaerenbergh (conhecidos colectivamente por Gijs Van Vaerenbergh).

Trata-se de uma estrutura em aço, mas transparente. Como se fez isso?

Bem, na realidade a inovação tecnológica aqui apresentada não passa por aço verdadeiramente transparente, mas pela forma e estruturas das vigotas de aço usadas que permitem a execução de uma estrutura em aço, leve e transparente.

Tal como nas “venezianas”, um tipo de estores normalmente usados em marquises, há espaços abertos entre cada camada de aço, o que permite este aspecto único de transparência sólida. Não será contudo a estrutura ideal para ser usada em dias de chuva ou vento, uma vez que apesar da sua aparência sólida ela é efectivamente aberta, como as imagem de baixo facilmente elucidam.

Com umas folhas de pvc transparente a fechar as paredes o edifício seria utilizável. Seja como for, esta estrutura revela o que de melhor se faz actualmente a nível de engenharia, pela sua robustez, leveza, simplicidade e rapidez de execução.

 

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.