Uncharted 4 parece apresentar problemas em algumas PS4

Uncharted 4 é um jogo que puxa pela Playstation 4 como poucos, mas no entanto o problema parece estar relacionado com algo que não aquecimento ou problemas do GPU!

Em muitos anos de informática já vi muitos problemas relacionados com placas gráficas, mas poucos que me levem a crer que a situação que Uncharted 4 está a apresentar esteja relacionada com problemas físicos. A situação aparente ser uma bug gráfica qualquer, criada por uma qualquer problema no software ou firmware, mas claro, não se pode excluir a possibilidade de efetivamente estar relacionada com hardware com problemas

Diga-se porém que as pessoas que possuem o problema, apenas o possuem em Uncharted, e as suas consolas correm outros jogos sem problemas, o que leva a crer que ou é algo físico que só se revela quando o GPU atinge o limite, ou efetivamente apenas uma bug gráfica que alguns estão com o azar de apanhar. Alternativamente poderá ser um problema com o GPU, ou mesmo com a RAM ou HDD que forneçam dados errôneos ao sistema!

No video que se segue podemos ver vários problemas pouco comuns no jogo, desde texturas que não carregam convenientemente criando disparidades de qualidade nas zonas mais próximas, bem como uma série de polígonos inexistentes no jogo final que ligam superfícies umas às outras.

A situação faz lembrar um pouco uma bug de AC Unity, mas nesse jogo a situação estava limitada a certas situações, ao passo que aqui parece aparecer livremente pelo ecrã. Talvez uma melhor comparação seja com uma bug de Battlefield 3 que foi posteriormente corrigida pela Dice, ou uma que tambem existiu em Rainbow Siege.

AC UNITY

Battlefield 3

Rainbow Siege

Uncharted 4

Podem ver de seguida um video com a bug/problema a fazer das suas.

O problema está muito limitado, e apenas há um punhado de queixas, sendo que a Naughty Dog possui já conhecimento do problema. Fico porém com pena de quem a apanha, uma vez que a mesma parece estragar completamente o jogo, e re-instalar não resolve o problema!

Para esses resta aguardar por um patch, e quem sabe o patch 1.03 lançado ontem já não lhes resolve os problemas.

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (17)

  1. Do problema que te falei(linhas horizontais quase imperceptíveis nas faces) ainda não pude tirar uma captura, porém diminui o brilho do jogo e ficou mais difícil de percebê-lo.

    NO multiplayer percebi outro problema, que também percebi isso no Rocket League, que são como pontinho na tela. No Uncharted acontece quando jogam uma das magias no chão ( que deixa o adversário lento) e parece com um problema que tive no meu Dreamcast, cujo uma das memórias estava com defeito. Porém este mesmo problema já vi no PS3.

    • Faz capturas… E verifica que estás a 1080p e não 1080i.

      • Mário, o problema é que quando faço a captura percebo que o problema desaparece, porém graveis alguns videoclipes e espero que neles o problema seja perceptível.

        Estou finalizando alguns detalhes da minha nova casa e quando puder coloco o link do vídeo.

  2. Um amigo meu também teve um problema mas relacionado com slowdown, sempre na mesma cena, mas com o patch 1.03 ficou com o problema resolvido.

  3. Eita,nunca tinha presenciado este tipo de falha em construção de cenários ou personagens,acho eu que como voce disse Mário a falha não esta na GPU e sim em um ponto da memória onde os dados são passados de uma forma desencontrada,forçando a GPU processar dados como estes.

  4. Verifica-se nesse vídeo aquilo que reportei sobre as texturas.

    https://youtu.be/XGnAARsInME

  5. O problema está em TODOS os consoles, pude verificar em 3 aparelhos diferentes e em vídeos na internet.

    É um problema que raramente acontece durante a campanha, com excessão do epílogo onde se encontra várias texturas em baixa qualidade.

    • Verifiquei o video que colocaste no comentário. Ele compara a multijogador do beta com a final. E em lado nenhum mostra problemas de texturas.
      Podes indicar onde os vês?
      Já acabei o jogo e não vi problema nenhum nas texturas, muito menos no epílogo, onde a qualidade gráfica está pura e simplesmente fantástica.

      • É por isso que não tomou nada até agora. Passou despercebido por você que o beta tem texturas melhores que a versão final.

        Definitivamente tem algo errado!

        No exato momento onde Drake está encostado na parede mostra com zoom a diferença. De preferência coloque o vídeo em 1080p, é claro.

        • O beta tem melhores texturas que a final? Vês isso no video?
          Na parte em Zoom eu vejo diferenças na luz que tornam a leitura da textura diferente, com detalhes que se notam mais, outros que se notam menos, mas não vejo diferença nenhuma na qualidade da textura em si.

    • Diego… Efectivamente, após verificar as tuas imagens, confirmo que há texturas com menor qualidade no jogo. Mas vamos com calma!

      Para começar as imagens que colocas são completamente inaceitáveis! São zooms, estão com cores adulteradas, e com o sharpness puxado o máximo. O resultado que ali está não é de forma alguma o mesmo que vês no jogo. Para comparação capturei mais ou menos as mesmas imagens na minha consola, e como podes ver os resultados… são bem diferentes!
      As tuas imagens estão à esquerda, as minhas à direita!
      http://www.pcmanias.com/wp-content/uploads/2016/05/comp1.jpg
      http://www.pcmanias.com/wp-content/uploads/2016/05/comp2.jpg
      Mais ainda, duas das três imagens que colocas, e só não verifiquei a do prato de parede pois não sabia onde estava e não estava para perder tempo a procura-lo, são angulos de imagem que só obtens com o modo fotografia, e que nunca, mas mesmo nunca, consegues ter durante o jogo.
      O certo é que Uncharted não é perfeito e nem sequer alguma vez foi referido que o era! Mas que é técnicamente o melhor que já se fez até hoje, isso podem vir as linguiças ou as texturas pontuais em imagens deturpadas que quiserem que não lhe tiram o mérito!

  6. Incrível como uncharted encanta os seus fãs e aqueles que apreciam um bom game e ao mesmo tempo deixam aqueles que não gostam da Sony ou Naughtydog inconformados a tau ponto de ficar a todo custo querendo depreciar o jogo, sim uncharted é nada mais que um jogo e apesar do cuidado que a dev teve com o mesmo não seguinifica que o mesmo não tenha problemas sejam eles nas texturas ou outros bugs que já vi pela net, enfim acredito que em momentos destes seria melhor aceitar que o jogo é excelente do que ficar nessa de “a mais o jogo teve downgrade olha estas texturas de PS2 aqui”, ainda por cima com imagens adulteradas, pufff.

  7. O meu intuito mostrando as imagens pro Mário era de verificar com o mesmo se está tendo o mesmo problema com texturas.

    O game é lindo, em momento algum disse que era ruim, mas que peca um pouco (raramente, como eu disse).

    Comparam agora Uncharted 4 com The Order e na minha opinião leiga Uncharted 4 parece mais exigente!

    Aliás, te agradeço, Mário! Precisava saber pois estava quase a comprar outro aparelho.

    • Não é perfeito não senhor. E seria utopia pensar que tal existe. É um jogo e tem o mesmo problema que todos os jogos. E no meio de milhares ou milhões de texturas, algumas passam sem correção.
      A questão é que o jogo é tecnicamente um colosso. E mais ainda, não apresenta bugs de monta. Existem algumas mas localizadas a casos particulares que, tal como outras bugs, deverão ser corrigidas em patches. Driveclub melhorou e bastante as texturas, por exemplo!
      Quanto à comparação entre Uncharted e The Order, Uncharted puxa mais por todo o GPU, mas isso não significa que puxe mais por componentes específicas do GPU. Todos os jogos levam os sistemas ao máximo, a questão depois passa pelo aproveitamento que se tirou dele com isso. É nesse aspecto que Uncharted é supremo pois nunca jogo nenhum fez tanto e tão bem como ele faz.

  8. Adilson Reis dos Santos 24 de Maio de 2016 @ 18:42

    Eu tive e tenho esse problema! Tenho o PS4 a menos de um mês. É importado, roda outros jogos, mas o Uncharted 4 tem esse problema! Já dei Master reset, reiniciei etc e nada foi resolvido… Não dá para jogar! Até outra mídia não funcionou… Já no ps4 do meu cunhado, rodou bem! Há algo que possa ser feito?

    • Recomendo que se puderes mandes a consola para trás alegando avaria no harware.
      O problema pode ser do jogo, mas tambem pode não ser, e tens e te salvaguardar.
      Se te recusarem a troca alegando que o problema é do jogo solicita um documento onde se comprova a tua queixa no prazo de garantia e aguarda. Caso o problema não se resolva, usa esse documento para exigir a troca alegando que te queixaste dentro da garantia e que te foi recusado alegando algo que não se veio a comprovar.

Os comentarios estao fechados.