Uncharted 4. Aquilo que não foi mostrado na conferência da Sony.

Durante a sua conferência a Sony mostrou imagens de Uncharted4. No entanto não mostrou tudo o que podia!

Uncharted4

A Naughty Dog foi para a E3 com um nível completo de Uncharted 4. No entanto não o pode mostrar todo, pelo que cerca de metade ficou por mostrar. Eis agora o vídeo com o nível completo!

Não posso deixar de afirmar que estou boquiaberto com o que vi. É sem dúvida um jogo que coloca a fasquia muito alta e que mostra aquilo que a nova geração poderá ser. E até ao momento nunca, mas mesmo nunca, vi um jogo com tanto detalhe e atenção ao pormenor, tudo governado pela física! (Tenho contudo de referir que as animações da água quando interagida por objetos moveis ainda deixa muito a desejar e que se espera que a Naughty Dog altere isso até o lançamento do jogo)

A qualidade gráfica é de abismar, o grafismo é… surreal com uma qualidade quase CGI correndo tudo em tempo real, e a física… bem, a física é de pasmar, estando presente em todos os elementos do mundo. Fantástico!

Por exemplo, como a equipa deu a conhecer na conferência de imprensa, estes pretendem corrigir uma pequena falha que detectou na demo apresentada na E3. O conta quilômetros do jipe… não se mexe! Realmente imperdoável!

Mas mais impressionante é saber que o jogo poderia correr a 60, mas a Naughty Dog pretendendo criar em Uncharted um dos maiores e melhores jogos da série, com o melhor grafismo e física possíveis, e não pretendendo perder o seu tempo em optimizações adicionais em todos os níveis, optou por se fixar pelos 30 fps bloqueados em vez de 60 livres com quedas regulares.

Tal pode ser constatado nas frases de Kurt Margenau e Anthony Newman da Naughty Dog:

O modo de jogador único correrá a 30 frames por segundo. Foi a melhor solução para o gameplay e para a qualidade, e a Naughty Dog queria ter o jogo melhor possível visualmente, com o melhor grafismo e física possível. O framerate tem de ser considerado com tudo o resto no jogo, e os criadores acharam que os 30 fps bloqueados e estáveis seriam melhores do que os 60 variáveis. Em cima disso, maior framerate implicaria mais optimização para cada nível, inflacionando o tempo que demora fazer cada um, e obrigando a equipa a fazer mais compromissos.


Torna-se por isso claro que a Naughty Dog não enganou ninguém no trailer da E3. Não só a qualidade gráfica está agora lá, como a demo da E3 não possuía grande física associada. Daí que os 60 fps foram possíveis naquele ambiente controlado, apenas não o sendo no jogo pela complexidade criada no mundo e o nível de detalhe e pormenor que a Naughty Dog quer trazer.

A versão multijogador será a 60 fps!

Eis um comparativo entre o apresentado na primeira E3 (esquerda) e uma imagem tirada agora da apresentação da Naughty Dog e do jogo (direita).

Comp_uncharted

A qualidade da luz, da pele, o detalhe do pêlo da barba, do cabelo, das feridas, das expressões, das animações faciais, etc, tudo está lá. A comparação só não é perfeita pois a luz é diferente, mas efetivamente podemos dizer que o jogo atinge a qualidade prometida, sendo que das duas imagens de cima não sei dizer qual a mais realista.

Mas não vamos fugir ao que nos traz aqui, o trailer completo do jogo (infelizmente com a habitual compressão do Youtube).

Uncharted 4 promete ser um dos melhores jogos desta geração. Mas infelizmente só em 2016!

Publicidade

Posts Relacionados