Uncharted 4 – Atingiu ou não o patamar da apresentação da E3

Quando Uncharted 4 foi apresentado muitos queixos cairam ao chão. No entanto o que foi mostrado a 1080p 60 fps foi considerado como burla por muitos, quando mais não fosse pelo facto que a Naughty Dog não conseguiu atingir os 60 fps na versão final. Mas e a qualidade gráfica… está lá ou não?

De acordo com a Naughty Dog, Uncharted 4 não atingiu os 60 fps pois a equipa pretendeu atingir um patamar gráfico constante do qual não abdicava. Mas será?

Será que o jogo consegue mostrar uma qualidade gráfica ao nível da primeira apresentação da E3, e cuja imagem de cima representa?

É o que vamos ver!

Vamos começar com mais uma imagem do trailer inicial, recordando que ele era uma cutscene:

Unchart2

Comecemos pelas feições dos personagens. Ao mesmo nível?

As imagens que se seguem são retiradas do jogo na sua versão final!

Drake – Cutscene

Uncharted4e3

Unchart3

Unchart4

Drake e outros – Ingame

Unchart5 Unchart6 Unchart7 A imagem que se segue é igualmente ingame, mas como achei a qualidade da imagem de tal maneira elevada, resolvi colocar a mesma vista de outro angulo para provar que é efectivamente ingame!

Unchart9 Unchart10

O detalhe de Uncharted!

A secção que se segue serve para mostrar o detalhe que a Naughty Dog colocou no mundo! E nada melhor do que ver para crer!

Começemos pelo detalhe colocado no jipe de Drake no nível de Madagascar, bem como a qualidade do solo e da vegetação!

Unchdet1

Aqui vemos o pormenor do vidro ligeiramente sujo da poeira.

Unchdet2

Drake encontra-se com todo o seu equipamento. Tanto ele como Sully usam relógios. O detalhe do tecido do assento é assombroso. Vemos igualmente o travão de mão e a caixa de velocidades. Tudo pormenores com qualidade que normalmente não vemos no interior de jogos.

Unchdet3

Mais uma vista do jipe. Sully possui a sua arma no coldre que acompanha a perna!

Unchdet4

Detalhe do solo!Unchdet5

As poses naturais das personagens!

Unchdet6

O detalhe do pneu e da suspensão.

Unchdet7

Com estes dados, Uncharted 4 cumpriu ou não com o prometido? Aguardo respostas nos comentários!

Acréscimo:

Entrei no jipe com uma arma de grandes dimensões, uma M14 semiautomática com mira telescópica personalizada, e fiquei intrigado com o que lhe aconteceria. Para minha surpresa…

Uncharted™ 4: O Fim de um Ladrão_20160513180441

Lá estava ela colocada entre o banco de Drake e a caixa de velocidades! 🙂

É este nível de detalhe que não deixa de surpreender!

 

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (26)

  1. Estou a jogar novamente a trilogia desta série e que para mim,este jogo me parece a continução de o U2,onde o nivel gráfico e direção de arte são mais notados como referencia de ambos.Me lembro uma vez de quando joguei o U1 fiquei imaginando o que esta série maravilhosa poderia a fazer no futuro e a respota veio 2 anos após com o assombro U2 e este espetáculo U4,não tem a ver pelo menos pra mim se será muito premiado.E sim os pormenores como você citou Mário,nos detalhes que as vezes não percebemos em jogo(pela tensão) que enriquecem ainda mais este incrível jogo.

  2. No youtube esta cheio de videos mostrando drake atravessando um pedaço de madeira, um pedaço de linguiça que atravessa a cabeça de drake. Varios locais com texturas de baixa qualidade isso tudo só na campanha. Da fisica entao nem se fala

    Mas ja sabemos que ninguem vai falar sobre isso.

    • A sério? Uma linguiça? Ainda bem que não é um chouriço! 😉
      Meu caro amigo, Uncharted não se diz livre de bugs. É um pedaço de código como outro qualquer!
      Felizmente elas contam-se pelos dedos, e a maior parte dos utilizadores não as verifica.
      A questão das texturas é igualmente um problema pontual que alguns utilizadores possuem.
      Pode ser dos melhores jogos de sempre, mas foi feito pela Naughty Dog, não pela Naughty God, pelo que bugs terá certamente, como qualquer jogo tem.
      Agora procurar quais as linguiças que atravessam a cabeça de Drake apenas para colocar no youtube e tentar fazer disso um problema do jogo… É talvez exagerar, não?

      • A questão é que se fosse com quantum break , todos estariam falando , princopalmentr a uol jogos que é aqui do brasil e sempre puxa pro lado playstation

        • Depende da bug. Se é de relevo sim. Uncharted tem bugs, mas nenhuma geral, e o que existe são relatos isolados.
          Não deixam de ser bugs, mas isso qualquer jogo tem. Apesar de isolada falo aqui na PCManias de uma, por ser relevante ao ppnto de impedir de jogar.

  3. Mario vou dizer uma sinceridade que eu penso, desculpa se tu não achar que é a verdade.
    PC Manias, é um dos meus portais favoritos para ler artigo.
    Mas não acho legal quando você não aceita a opinião dos outros, ou quer contra argumentar, por algo que você idolatra.
    Ninguém discute que Uncharted 4, é dos melhores gráficos de sempre, e no geral pode ser o melhor.
    Em todo jogo sempre postam bugs e glitchs no youtube, e as pessoas, comentam dão risada porque é engraçado.
    Uncharted 4, também acontece esses bugs, mesmo que poucos, e quando acontece a pessoa grava e coloca no youtube.
    Isso não faz o jogo perder o brilho, afinal é um jogo não um filme.
    Me desculpa, mas você se incomoda com permenores que o jogo apresenta, e sempre quer argumentar que o jogo 100% perfeito, acho quando você faz isso, não respeitando a opinião dos outros, ou querendo idolatrar algo que você gosta, fica sem sentido algum….
    Se teve uma pessoa, duas, três que achou o bug, mas teve, porque querer argumentar que isso não é a realidade da maioria, essas poucas pessoas acharam o bug, e resolveram mostrar…..

    Em relação a E3 o jogo está muito lindo, e a gameplay parece estar perfeita.
    Mas se não está em 60 FPS, não está igual E3 simples…

    • Bugs são bugs… mas há bugs e bugs. Uma bug com a versão de lançamento que todos experimentam como as luzes persistentes de Quantum Break são de se referir. São bugs na programação às quais não escapas e presentes em todos s niveis.
      Agora uma linguiça que passa na cabeça de Drake num nível específico, numa zona específica, isso é algo irrelevante. E não é por ser Uncharted, é por ser mesmo irrelevante!
      Quanto ao que dizes, acho que te precipitaste, não fosse o facto que a última notícia ser sobre uma bug que mesmo que localizada é bastante séria.

    • A pergunta é clara, o jogo se apresenta fiel ao que foi apresentado na E3?
      Resposta: é óbvio que não, a Naughty dog nos enganou de maneira grosseira e ambiciosa ao mostrar gráficos nunca antes vistos por qualquer pc gamer rodando em 60 fps sem quedas…

      no final, a empresa nos presenteia com um jogo espetacular, rodando a 30 fps, que com certeza será o Goty 2016…
      vamos por partes, uma coisa é falar sobre o jogo em si, que por sinal está lindo, outra coisa é compará-lo com que a Naughty dog apresentou na E3, uma total mentira, ela pecou grandemente contra todos nós ao dizer que aquilo que foi apresentado era in game, o jogo é totalmente diferente do que foi apresentado na E3, totalmente, uma vergonha para a empresa, mas que passou despercebido…

      • Ué, sempre foi dito pela naughtydog que era in-engine e não in-game, talvez vc não saiba a diferença disso é seria interessante pesquisar antes de falar postar isso.
        De qualquer coisa é aquilo que a grande maioria está dizendo igual não está porém também não está inferior.

      • É uma opinião que respeito, e claro, que quero ouvir.

        Mas só umas coisas que convém referir.

        Era uma cutscene – Câmara controlada, física controlada (se é que existente), animações controladas, ambiente controlado, render controlado.

        Manter 60 fps numa cutscene de 1m30s é uma coisa, manter 60 fps em jogo com liberdade de movimentos e câmara, com acções livres, cenários variáveis, animações, acontecimentos e física livre, por todo um jogo de 15 horas é outra.

        Nestes casos os 60 fps são mais difíceis, e a Naughty Dog optou por manter uma qualidade elevada em todo o jogo, sacrificando os 60 fps que não conseguia manter.

        Daí que burla não foi, pois dada a grandeza e a qualidade final do produto, face à performance das consolas, o sacrifício compreende-se.

        Só mais um exemplo da qualidade:
        http://i.cubeupload.com/SwgqiS.png

    • Apesar de preferir o grafismo de quantum break ao do uncharted 4 só pelo fato de ter texturas um pouco menos berrantes e tentar ser mais “realistas”, ainda não comprei QB pq ele veio emulando xone no pc, e isso foi triste, fora outros problemas que o pessoal relatou, como não passar de 50Hz, etc…, já ND entrega uma coisa que esta rara nesses dias, um jogo que roda sem grandes problemas desde o primeiro dia.
      Falo d versão pc de Qb, a do xone parece que veio redonda tbm.

  4. Se não me engano, essa terceira imagem do artigo(Drake olhando para o alto) não está presente na versão final do jogo,o design da fase é levemente diferente. Achei que o jogo no final ficou bem próximo ao trailer da E3 2014, mas não igual. De qualquer forma,mesmo com alguns pequenos problemas Uncharted 4 é o melhor gráfico já visto nessa geração de consoles, e fico na curiosidade se alguém vai conseguir bater. Espero que sim.

    Uma coisa que estava lendo é que em Quantum Break, a Remedy trabalhou somente com 4 animadores, e a ND usou cerca de 28 animadores em U4, o que é uma diferença brutal, e acabamos vendo isso dentro do jogo.
    http://gamingbolt.com/quantum-break-pr-on-comparison-to-uncharted-4-animations-explains-the-difficulties-they-faced

    • Sim… Essa imagem já estava na PCManias! É em Madagascar ao sair da torre e não está no jogo final. Vou trocar por causa das coisas.

      • É óbvio que trailer e cutscenes são melhores que o apresentado no jogo final… Isso é marketing, pra chamar atenção. O que não pode ocorrer é a empresa mostrar um negócio é depois vir totalmente diferente. Acredito que esse não é o caso de uncharted. Gráficos excepcionais boa história som marcante. Pessoal tem que parar de ficar tentando encontrar erros e se concentrar mais na experiência que o jogo traz.

    • Ainda falando do gráfico, pra quem ainda não terminou, prestem atenção no emocionante epílogo, que tem um pequeno gameplay, sem muita coisa acontecendo na tela.Sério,o gráfico é de cair o queixo.

      • O grafismo do epílogo tem partes que nem acredito que estou a ver algo em tempo real. Nunca vi nada assim!

        • Verdade,joguei na casa de um amigo e o chefe final é bem louco(sádico)e o epílogo realmente tem uma qualidade absurda.Mas acho que o final foi pelo menos pra mim o que eu esperava da trama.Uma linda história com um começo,meio e fim.Parabéns a Sony,pois Drake deixou sua marca mais uma vez.

  5. Ola Mário gosto muito do seu site mas uma pequena correcção “uma sniper” não é uma arma como deve saber.

  6. Se compararmos os modelos in-engine e in-game, vamos dizer que teve Downgrade, mas lógico que isso não seria lógico hehe.
    Os 60fps se eu não me engano eles disseram que era o alvo, mas não foi promessa, pelo menos é o que eu lembro.

    http://www.gameinformer.com/b/news/archive/2014/06/12/uncharted-developer-confirms-uncharted-4-trailer-as-in-engine-not-pre-rendered.aspx

    [off topic] Cara, eu não sei o que está acontecendo aqui no Brasil, mas ultimamente as pessoas daqui só vivem dizendo que a mídia é sonysta, ninguém aqui pode mais elogiar jogos do playstation que já considerado sonysta. Não importa quem seja. jornal, youtuber qualquer meio de comunicação que fizer isso é taxado. Daí começam, jogo lixo, filminho, linear, scriptado, jogo fácil e por aí vai…
    Lógico que a sony não é santa e algumas insatisfações eu entendo como: console chegou a 4k, suporte ruim e etc…

  7. No comeco do game qnd mostra Drake crianca,achei que houvesse downgrade,o modelo de Nate crianca eh bastante simples,mas deve ser porque criancas nao tem rugas hehe,mas ai eu vi o modelos do irmao dele qndo o mesmo esta fugindo da prisao e vi que nao houve NENHUM downgrade,a qualidade dos detalhes? Mario me digas:na parte em que drake esta trabalhando naquele navio cacador de tesouros,na hora em que a Drake sai do mar,me diga: Vc reparou na ponte acima dele? Estava saindo fagulhas debaixo dela(devia ter alguem soldando)eh Um detalhe bem pequeno mas q faz diferenca,as fagulhas caiam isoladamente achei incrivel,e aquela parte q Nate vai jogar Crash Bandicoot aquele sofa parecia de Verdade!

  8. Estou a jogar o jogo esta incrível, tecicamente já esta explicado aqui suas subscrições técnicas e não tem o que questionar.
    Graficos se vc acha o melhor desta geração pois bem ele vai ser aos seus olhos, E3 sempre é mostrado algo e depois na realidade apresenta algo totalmente diferente .
    O Mais importante é qualquer coisa pode ser ótima ou ruim ao seu ponto de vista, tecnicamente o jogo esta muito bem trabalhando mais como disse volta esta a no pilar dos jogos desta geração.
    Melhor isso não sei dizer pois não concluir e não joguei alguns jogos ainda mais que isso pode afirmar com toda certeza que estou a me diverti isso não tem como negar.
    Opiniões técnicas estão ai so verificar porem ninguém aqui precisa aceitar uma opinião pessoal de ninguém se achas ou não o jogo ótimo ou ruim, joguem e se divirtam s-e

Os comentarios estao fechados.