Uncharted 4 – E3 2014 até à atualidade. Será que o que vimos em 2014 foi atingido?

A questão sobre se a qualidade gráfica que vimos na E3 2014 na apresentação de Uncharted será atingida é algo que só saberemos quando o jogo for lançado. E isso se a cena em causa estiver presente no jogo. Mas até lá vamos especular!

Em 2014 Uncharted 4 era apresentado na E3. O trailer foi anunciado como sendo em tempo real e a 60 fps, e deixou muitos de boca aberta e incrédulos.

Nela o que víamos era um Drake com a seguinte qualidade, a 1080p, 60 fps:

Uncharted 4_1

Mas já na PSX o que vimos, e nessa altura a correr a 30 fps, o que vimos foi isto!

As diferenças existem… Mas tambem é certo que as condições de cena não são iguais.

Na imagem de cima a iluminação deve-se exclusivamente à Lua, e Drake está encharcado pois saiu de dentro de água.

Na imagem de baixo Drake está apenas suado, mas com a camisa seca (excepção feita ao sovaco e à zona central do peito onde a camisa está mais molhada), e a iluminação é matinal, não incidindo directamente na camisa (a luz está nas costas).

No entanto a qualidade do modelo é em tudo semelhante. As veias, ossos do pescoço, rugas da face, coldre, arma, cabelo, etc, estão todos lá.

A provar que a iluminação pode fazer a diferença, eis agora uma imagem da Playstation Experience, passada ao final da tarde, já no lusco-fusco.

O modelo continua a ser o mesmo das duas cenas de cima (retoques à parte). Mas a iluminação está agora alterada. Drake não está suado e a camisa está seca.

Mas acima de tudo a imagem prova que a iluminação faz toda a diferença!

Vamos ver as duas cenas anteriores com o irmão de Drake, Sam:

Exatamente as mesmas diferenças, com a diferença que Sam não está tão suado na imagem de cima (aliás na cena video que deu origem às imagens de cima reveladas em 2015, percebe-se que Sam chegou ao local onde se encontram muito mais facilmente do que Drake que teve de lutar com várias personagens pelo caminho).


Fica agora a questão: Será consensual que a diferença entre o visualizado em na PSX 2014 e a PSX 2015 se deve à diferente iluminação e hora do dia?

Na realidade… Não é apenas isso! O jogo visualizado na PSX 2014 era pré-alpha, e como tal sujeito a alterações.

A mesma cutscene foi visualizada já em 2015 na E3… e ao contrário de muitos jogos onde a cada nova versão vemos downgrades, o que vimos foi o seguinte:

Mas e face ao visualizado em 2014?

A imagem de cima parece mostrar uma vegetação bem mais parecida com 2014, apesar de ainda estarmos perante diferenças de iluminação. Mas e o resto?

Para ajudar ao debate que certamente se seguirá, eis aqui duas imagens de um outro jogo, com e sem a presença de água e respectivos reflexos (recorde-se que Drake está encharcado na cena de 2014 pois acaba de sair de um riacho onde esteve deitado inconsciente):

E aqui, mesmo não parecendo, eu garanto-vos que é o mesmo jogo mudando apenas a luz e a quantidade de água na cena.

De resto, está aberto o debate!

Nota final:

Dado que não há qualquer certeza que na altura do lançamento deste jogo a PCManias esteja ainda activa, independentemente da discussão aqui proposta, termino com estas palavras. E lembrem-se sempre delas!

A verdadeira mestria da programação e aquilo que distingue os bons programadores dos menos bons, não é o conseguir obter resultados de topo que requerem hardware igualmente de topo para ser executado. É o conseguir resultados que sejam impressionantes, em hardware menos potente! Conseguir resultados como os de cima lutando contra recursos limitados exige dedicação e esforço para se obter algo visualmente impressionante. E isso merece-me mais mérito do que aquilo que outros optam por fazer limitando-se a dizer que “necessitam de melhor hardware para jogar os nossos jogos”.

Tenha ou não Uncharted chegado aos resultados inicialmente mostrado, o que vemos actualmente (e incluo Quantum Break aqui tambem) é, para o hardware em causa, algo de impressionante!

 

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (9)

  1. Mário,chegou a assistir o outro trailer com o Sully de Smoking ?

    Nele vimos a transição entre cutscene e gameplay, achei incrível que não perdeu a qualidade na transição, parece que é tudo em tempo real.

  2. Identicos, pelo menos para mim só vejo diferenças na sistema de iluminação do jogo curiosamente antes do lançamento de infamous rolou uns burburinhos sobre downgrade pois a dev mudou o horário de uma cena, quando o jogo lançou os que falavam dawngrade comeram churrasco de suas prórpias linguas, pois o jogo lançado era superior tecnicamente ao apresentado anteriormente, acredito que vai acontecer o mesmo, vai ter user jurando que a naughtydog esta nos enganando, que esses vídeos não representam os gráficos do jogo, que houve downgrade, que somos alienados, que a sony é malvada, enfim.
    Alias esse uncharted pelo pouco que foi mostrado se mostra um potencial jogo do ano, evoluiram mecanicas e o multi pelo que puder ler está fantastico, gráficos e uncharted é chover no molhado.

    • Neto opinioes é algo que sempre ira existir, voce enxerga que o jogo esta igual outros nao, o importante se vai ou nao ser o jogo ano so vamos saber quando lancar. Acredito que tecnicamente esteja otimo porem nao é tudo isso. Mais enfim vou joga lo e me divgertr muito. Espero que faça o mesmo

      • Sim opiniões são assim mesmo, e sim espero ancioso por este jogo e jogarei se tiver a oportunidade de estar vivo no lançamento, agora quanto ao gráfismo do jogo e de como a naughtydog é conhecida pela qualidade técnica de seus jogos, isso é sem dúvida merecido pois se olharmos pra geração passada veremos uncharted 2 e 3 de Tlou como alguns dos jogos técnicamente top, e essa experiencia toda adquerida no ps3 estára de certeza nesse novo uncharted.

  3. O jogo parece estar sensacional, porem na minha opinião dizer que esta igual ao que foi mostrado em 2014 nao é mesmo. Sei que é uma ótima empresa que revolucionou a maneira de fazer jogos, porem muitos a colocam como suprema nesta questão de gratifico e vimos que não é bem assim. idependtemente se o jogo fosse com graficos medianos eu ja iria adorar, mais enfim cada um vai achar de uma maneira. O hype criado em cima destas franquias é muito alto, e nao seria diferente com este jogo e com Quantium da X box.

  4. Uma grande simplificação de efeitos de iluminação e aparentemente chegaram proximo ao nivel prometido na cutscene de 2014. Claro, em 30fps.
    Quado o trailer saiu, eu disse que esse jogo nunca atingiria aquela qualidade durante o gameplay em 60fps no PS4. Contínuo com a mesma opinião e se em 2014 era em tempo real, a única coisa que eu gostaria de saber é qual era a especificação da máquina que rodou aquilo, pq o PS4 não foi.

    • Foi… Mas numa mera cena… Sem físicas aplicadas mas sim ano animações, em ambiente controlado e com muito cuidado colocado nos efeitos escolhidos.

    • Sinceramente não vejo diferenças. É o mesmo modelo do Nate, com todos os pormenores. A diferença é a de que tem a camisa molhada.

      Comparando as duas figuras, estão iguais.

      Quanto aos 60 fps. Tal informação veio a público de forma não oficial. O trailer prometeu, no inicio os 1080p e isso foi cumprido. A ND entusiasmou-se com os 60 fps com TLoU, e falou que o gostaria de atingir, como alvo mas sempre ressalvou que não sacrificaria visuais em deterimento deles.

      Na minha opinião cumpriu.

  5. Uma coisa é certa.cada vez que se aproxima do lançamento eles mostram modelos de personagens cada vez mais complexos.

    A captura de expressões faciais(e gestual) também é simplesmente impressionante!Isso para um jogo correndo todo em Real-Time.Vc nota ironia e tristeza só com o olhar dos personagens…Não me lembro de ter visto isso de uma forma tão dramátca ainda.

    Eles estão tentando fazer o jogo parecer o mais natural possível,fico imaginando quando aparecer mais de outro grande trunfo do game:Sequencias bombásticas com a física avançada que eles criaram..

    essa imagem eles divulgaram mostrando uma cena especifica e pode mostrar outras facetas gráficas do título.

    http://i.imgur.com/84OjerB.png

    Se vai se aproximar do primeiro teaser não sei,só sei que estou gostando.

Os comentarios estao fechados.