Uncharted 4 – E3 2014 até à atualidade. Será que o que vimos em 2014 foi atingido?

A questão sobre se a qualidade gráfica que vimos na E3 2014 na apresentação de Uncharted será atingida é algo que só saberemos quando o jogo for lançado. E isso se a cena em causa estiver presente no jogo. Mas até lá vamos especular!

Em 2014 Uncharted 4 era apresentado na E3. O trailer foi anunciado como sendo em tempo real e a 60 fps, e deixou muitos de boca aberta e incrédulos.

Nela o que víamos era um Drake com a seguinte qualidade, a 1080p, 60 fps:

Uncharted 4_1

Mas já na PSX o que vimos, e nessa altura a correr a 30 fps, o que vimos foi isto!

As diferenças existem… Mas tambem é certo que as condições de cena não são iguais.

Na imagem de cima a iluminação deve-se exclusivamente à Lua, e Drake está encharcado pois saiu de dentro de água.

Na imagem de baixo Drake está apenas suado, mas com a camisa seca (excepção feita ao sovaco e à zona central do peito onde a camisa está mais molhada), e a iluminação é matinal, não incidindo directamente na camisa (a luz está nas costas).

No entanto a qualidade do modelo é em tudo semelhante. As veias, ossos do pescoço, rugas da face, coldre, arma, cabelo, etc, estão todos lá.

A provar que a iluminação pode fazer a diferença, eis agora uma imagem da Playstation Experience, passada ao final da tarde, já no lusco-fusco.

O modelo continua a ser o mesmo das duas cenas de cima (retoques à parte). Mas a iluminação está agora alterada. Drake não está suado e a camisa está seca.

Mas acima de tudo a imagem prova que a iluminação faz toda a diferença!

Vamos ver as duas cenas anteriores com o irmão de Drake, Sam:

Exatamente as mesmas diferenças, com a diferença que Sam não está tão suado na imagem de cima (aliás na cena video que deu origem às imagens de cima reveladas em 2015, percebe-se que Sam chegou ao local onde se encontram muito mais facilmente do que Drake que teve de lutar com várias personagens pelo caminho).


Fica agora a questão: Será consensual que a diferença entre o visualizado em na PSX 2014 e a PSX 2015 se deve à diferente iluminação e hora do dia?

Na realidade… Não é apenas isso! O jogo visualizado na PSX 2014 era pré-alpha, e como tal sujeito a alterações.

A mesma cutscene foi visualizada já em 2015 na E3… e ao contrário de muitos jogos onde a cada nova versão vemos downgrades, o que vimos foi o seguinte:

Mas e face ao visualizado em 2014?

A imagem de cima parece mostrar uma vegetação bem mais parecida com 2014, apesar de ainda estarmos perante diferenças de iluminação. Mas e o resto?

Para ajudar ao debate que certamente se seguirá, eis aqui duas imagens de um outro jogo, com e sem a presença de água e respectivos reflexos (recorde-se que Drake está encharcado na cena de 2014 pois acaba de sair de um riacho onde esteve deitado inconsciente):

E aqui, mesmo não parecendo, eu garanto-vos que é o mesmo jogo mudando apenas a luz e a quantidade de água na cena.

De resto, está aberto o debate!

Nota final:

Dado que não há qualquer certeza que na altura do lançamento deste jogo a PCManias esteja ainda activa, independentemente da discussão aqui proposta, termino com estas palavras. E lembrem-se sempre delas!

A verdadeira mestria da programação e aquilo que distingue os bons programadores dos menos bons, não é o conseguir obter resultados de topo que requerem hardware igualmente de topo para ser executado. É o conseguir resultados que sejam impressionantes, em hardware menos potente! Conseguir resultados como os de cima lutando contra recursos limitados exige dedicação e esforço para se obter algo visualmente impressionante. E isso merece-me mais mérito do que aquilo que outros optam por fazer limitando-se a dizer que “necessitam de melhor hardware para jogar os nossos jogos”.

Tenha ou não Uncharted chegado aos resultados inicialmente mostrado, o que vemos actualmente (e incluo Quantum Break aqui tambem) é, para o hardware em causa, algo de impressionante!

 

Publicidade

Posts Relacionados