Uncharted 4… o que esperar?

Uncharted 4 é o jogo mais esperado da Playstation 4. E o que foi mostrado… promete e bem!

A demo de jogo de Uncharted 4 deu o que falar. Infelizmente não foi possível acompanhar a apresentação, pelo que sem ter visto o trailer, as queixas de que o jogo graficamente não estaria ao nível da Demo da E3, e outras queixas gerais, deram-me a entender que o que foi mostrado poderia ter sido decepcionante de alguma forma.

Mas após o ter visto, a sensação foi de deslumbre. Sim o jogo AINDA não está ao nível da E3, mas o que vi… o que vi promete e bem, com a  Naughty Dog a demonstrar perícia de programação, uma atenção fenomenal ao detalhe, e uma qualidade geral e polimento no jogo para esta fase pré-alfa que são de pasmar.

Só para colocar as coisas em perspectiva, isto é Uncharted 4 em pré-alfa:

Uncharted4 pre alpha



E isto é um dos jogos gráficamente impressionantes desta geração, AC Unity, em fase BETA:

Unity_Beta

O mesmo em Battlefield 3 de alfa para beta:

Battlefield_alfa_beta

O mais impressionante é que a acreditar no Software Product Developer da Sony, Scott Rohde, este tinha visto o jogo três semanas antes e o aspecto estava longe do que foi visto na apresentação. Em três semanas a equipa refinou o jogo o suficiente para que este ficasse polido ao nível que vimos para ser apresentado.

Ora Uncharted 4 ainda possui cerca de um ano de desenvolvimento, e como tal são de se esperar coisas boas. O nível da E3 ainda não está lá, e não se sabe se alguma vez estará pois o que vimos é apenas um target, mas a equipa agora afirma oficialmente que persegue os 60 fps e que o jogo ainda vai ser bastante refinado.

O mais impressionante da apresentação é a qualidade irrepreensível do Anti Aliasing usado. É de uma qualidade extrema! Não se sabe exactamente que tipo de AA é, mas ele é pura e simplesmente fantástico.



De resto Uncharted 4 está cheio de pormenores de qualidade. Situações que passam despercebidas a muitos, mas que são detalhes fantásticos, e definidores daquilo que é a nova geração.

Recomenda-se que vejam a apresentação as compressões com perdas dos programas de streaming ou Youtube. Podem descarregar aqui uma versão de 1,8 GB com baixa compressão usando o codec H.264.

Poderia agora escrever aqui linhas e linhas com pontos da demonstração que me impressionaram. Mas deixo-vos com um vídeo (infelizmente em Inglês), onde alguém o faz melhor do que eu.


Para mais detalhes de enorme relevo e interesse um painel da Naughty Dog explicou toda a tecnologia por detrás do jogo. E o video é de assistir pois possui informação sobre o jogo de enorme importância para os interessados. O video, com mais de uma hora, fica de seguida:


Para quem não puder ou não quiser assistir a esta hora, eis alguns vídeos mais curtos com algumas das situações referidas e que mostram com o que poderão contar na versão final do jogo.



Uncharted4_01 por Abriael


Uncharted4_02 por Abriael


Uncharted4_03 por Abriael


Uncharted4_04 por Abriael


Uncharted4_05 por Abriael


Uncharted4_06 por Abriael

Grafismo nunca foi só o que chega ao olho. Neste caso a parte mais estética, face à E3, está ainda por refinar, mas podemos ver o muito trabalho que existe na física, modelação e cuidado com o pormenor. E tudo isso define um jogo, a sua qualidade e realismo.

Nesse aspecto, Uncharted 4 parece ser efectivamente um portento.



Posts Relacionados