Uncharted usou tecnologia de The Order 1886… Mas melhorou-a!

analiseunch7

A Naughty Dog usou a tecnologia de tecidos da Ready at Dawn, mas melhorou a mesma para lhe dar aspecto de algodão e lã.

Uncharted usa uma série de técnicas inovadoras em todo o jogo, mas há um pormenor que não passa despercebido em parte nenhuma, os shaders físicos aplicados aos tecidos que lhes conferem um aspecto ultra realista.

Para este realismo a Naughty Dog usa um modelo difuso criado pela Disney e um efeito de sub-surface scatter de baixo uso de recursos. Acrescenta ainda micro detalhe ao tecido, pequenas rugas e mesmo envelhecimento.

Para um efeito de reflexão de luz em tecidos como a seda, usam um modelo denominado por kajiya-kay. Eis o resultado (as imagens que se seguem possuem mais resolução pelo que podem abri-las num novo separador):

Já no que toca a lãs e algodão a Naughty Dog pediu emprestada a tecnologia da Ready at Dawn usada nas roupas em The Order 1886, mas modificou e melhorou a mesma.

Eis os resultados:

 

Mas o que se pode dizer? Se calhar é detalhe a mais…

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (95)

  1. Todos falando de Uncharted e o meu nada de chegar.

    Infelizmente só posso opinar sobre o jogo com imagens e vídeos que vejo pela net, mas pelo consenço que tenho visto em foruns e sites especializados Uncha 4 é “hj” o jogo mais bonito e tecnicamente feito para qualquer plataforma, e quando digo tecnicamente não estou impondo que o jogo seja superior em tudo mas que no geral ele supera o que já foi lançado e talvez até a lançar, talvez Deus Ex ou Horizon tragam algum desafio no que diz respeito a visuais.
    A Naughty Dog é uma dev muito competente mesmo e não resta duvidas quanto a isto pois se olharmos pros seus jogos da geração passada podemos perceber que tudo que ela faz, faz com muito esmero e capricho não é a toa que desde Uncha 2 todos os seus jogos disputaram como games do ano em seus respectivos lançamentos, agora temos uncha 4 ai também, elevando o padrão da mesma o que nos faz pensar “o que vem em seguida” Tlou 2 nova IP enfim, acho que mais do que nunca a sony tem que investir mais e mais neste estudio pois o mesmo merece.

    • Não é o que eu ando vendo por aqui…..
      A pessoa pode até não gostar do jogo, mas não reconhecer as qualidades do jogo chega a ser ridículo.
      Mas fazer o que né.

    • Eita Netto! Peguei o meu dia 10 localmente e só consegui zerar nesse último sábado. Levei 22 horas no modo difícil, porém vasculhei os cenários em busca de tesouros, notas de diário e falas de personagens. Não encontrei todos mas falta pouco para encontrá-los, faltam:

      35 tesouros;
      6 falas de personagens;
      9 notas de diário;
      3 entradas de diário.

      Por mim acho que perdi pouca coisa e irei obtê-los na escolha entre capítulos.

      • Comecei a jogar no modo mais difícil, e senti que esse é o mais difícil entre os outros jogos da série.

        Minha primeira zerada fiz em 15 horas.

        • Já ouvi vários relatos que este uncharted e o mais difícil da série, muito pela verticalidade do gameplay e IA dos inimigos.

      • O meu só vai ser entregue essa semana, enquanto isso fico aqui chupando o dedo e morrendo de inveja de quem está com o jogo.

        • Notícia oficial da Sony da conta que Uncharted 4 vendeu em apenas 6 dias 2,7 milhões de unidades contando mídia física e digital. Parabéns aos envolvidos por este sucesso de crítica e vendas.

          • Interessante comparar esse numero com o numero de vendas físicas quando essa informação entrar no Vgchartz para ter uma ideia de qual a porcentagem do mercado digital em vendas.
            Mas assim, eu achei que seria um fenomeno de vendas um pouco maior devido a quantidade de 40 milhoes de console vendidos em tão pouco tempo. Eu achei que esse Uncharted 4 seria o Halo 3 do PS4 mas ficou abaixo apesar do bom resultado pra essa geração.
            Halo 3 foi lançado na epoca em que não existia mercado digital em 25/09/2007.

            http://www.vgchartz.com/weekly/39355/Global/

          • Aparentemente um lançamento melhor que o de The last Of Us:

            http://www.vgchartz.com/weekly/41448/Global/

            Mas abaixo de Gears of War 3 que vendeu 2,9 milhoes de copias fisicas em 4 dias.

            Pois é, ainda acho que os jogos exclusivos são a motivação de menos de 40% das pessoas que compram um console.

          • Fernando qual o número de vendas dos últimos Gears lançados (judment e ultimate) além de Halo 5? Para compararmos com jogos lançados mais recentemente.

          • A Microsoft nao divulga numero de copias exatas dos jogos e o VG Chartz é a unica fonte de pesquisa sobre esses numeros mas como sabe, ele não contempla vendas digitais.
            A Sony nos fez um grande favor em divulgar o numero de vendas digitais mais fisicas de Uncharted 4 pois quando o numero de copias fisicas entrar no VG Chartz poderemos ter uma ideia melhor do quanto ele esta representando nas vendas de um jogo atualmente.
            Vale lembrar que a ultima vez que ela falou de vendas, se referiu só a valores financeiros e que Halo 5 gerou receita de 400 milhões de dolares na primeira semana.
            Antes disso, ela havia divulgado o numero de vendas da serie Halo antes do lançamento do 5 e o Master Chief Collection tinha 5 milhões, quando o VG chartz dizia ser 2,6 milhões.
            Nao estou dizendo que as vendas estão ruins pois elas foram ótimas, mas a comparação com Halo 3 é inevitável. O Xbox 360 tinha menos popularidade do que o PS4 tem hoje, menos unidades vendidas e não existia mercado digital em consoles, na verdade no HD do 360 da época mal cabia 3 jogos.
            Pelo Hype gerado desde a e3 2014, a sequencia de notas, a base instalada e ser o primeiro game pos The last of us, eu esperava que esse seria o Halo 3 da Sony, e essas coisas apenas formentam minha teoria de que a grande base de consumidores de game só quer saber onde o Call of Duty está melhor.

        • O meu chegou hoje e quarta chega o Quantum Break, adeus vida social kkk

          • Valerio Fernandes 24 de Maio de 2016 @ 13:07

            @Fernando

            Exclusivos meu caro podem não vender tanto como multi-plataformas, mas vendem consolas e definem gerações. E essa tua insistencia de quereres comparar as vendas de Halo com uncharted é ridícula, não te esqueças que halo sempre foi dos melhores jogos multiplayer e e-sport, uncharted é apenas um grande storytelling e talvez o melhor jogo dentro do seu estilo até hoje. First-Person Shooters são os jogos que a maioria procura logo as vendas são imensamente superiores a outro género de jogos logo o halo nesse aspecto leva vantagem… eu não sei porque ainda insistes nestes assuntos, ainda não compraste uma ps4? Acho que já esta na altura e por esta altura já vais tarde…

          • Valerio, nao estou falando por flames ou comparações de qualidade, é que a muito tempo temos o debate sobre o que tem motivado vendas de consoles, e eu defendo desde sempre que não são os exclusivos que levaram tanta gente para o PS4, algo sempre rebatido por alguns. Não acho também que seja o fato de ser FPS, senão Killzone teria vendido bem mais.
            Concordo com o que voce diz sobre qualidade sim, mas acredito que comparado a base instalada, é verdade que mais pessoas compram um Xbox One pelos exclusivos do que com relação ao Playstation 4.
            Agora ter um PS4 ou não, nao vai invalidar meu pensamento nem me impedir de vir aqui dizer que os jogos que voces dizem ser o motivo do sucesso do PS4 vendem menos do que deveriam. E se eu não puder comparar o sucesso comercial de Uncharted com Halo, não posso fazer com mais nenhum jogo do PlayStation por que não existe mais nenhuma franquia capaz dessa comparação na Sony, lembrando que The last of Us ainda não é uma franquia.

          • Fernando… achas que se os exclusivos não vendessem consolas, as empresas insistiam nos exclusivos?
            Afinal com arquitecturas X86, colocar um jogo Xbox One a correr na PS4 e vice versa, não seria assim tão difícil. E as marcas podiam ganhar pelas vendas totais e não apenas para o seu produto. Mas não! Há exclusivos porque eles vendem consolas!
            E os jogos não vendem menos do que deviam. Para dizeres isso não tinhas de comparar as vendas de Halo com as de Uncharted, mas as de todos os jogos de uma consola com os da outra, tendo como peso a base de utilizadores.
            Essa questão de comparar um jogo com um jogo não é o que define o sucesso de uma consola. Para isso contam todos, mas mesmo todos os jogos!
            Isso de comparar as vendas de dois jogos é ridículo, especialmente com estilos e aceitações de mercado diferentes.
            O que interessa é sempre, mas sempre, o mercado global.

          • Vê as vendas da última semana contabilizada no VGChartz!
            http://www.vgchartz.com/weekly/42491/Global/
            Há 30 jogos com números de vendas contabilizados, os 30 mais vendidos!
            Desses 30, 17 são da PS4, e 5 da Xbox One.
            O total de vendas de jogos no TOP 30 para a Xbox One é de 170901 (cento e setenta mil, novecentos e um)
            O total de vendas de jogos no TOP 30 para a PS4 é de 884686 (oitocentos e oitenta e dois mil, seiscentos e oitenta e seis).
            A PS4 tem 40 milhões de consolas, a Xbox One 20 milhões. A Sony tem o dobro das consolas no mercado!
            A venda de jogos para a PS4 é 5.17 vezes superior à da Xbox One!
            No meio de tudo isto, quem se preocupa se há UM jogo que, uma vez por ano, vende mais do que outro??
            Como referido, é o global que conta, mas sim, os exclusivos tambem contam, e tem sido eles que tem elevado as vendas das consola e mantido a geração acessa!

          • Discordo @Fernando, compará com Halo com GT duas franquias antigas e em declinio é a comparação mais justa, se Gears tiver sucesso em vendas ai sim acho justo comparar com este ultimo uncharted.

          • Depois que a MS migrou alguns jogos “exclusivos One” para o PC o que vc citou acaba soando como verdadeiro, mas isso só vale para o One:

            “é verdade que mais pessoas compram um Xbox One pelos exclusivos do que com relação ao Playstation 4.”

          • A Microsoft está a pensar no futuro. E na Xbox One como uma plataforma e não como uma consola. Com um mercado PC estabelecido de largas centenas de milhões de máquinas, torna-se interessante a ideia de financeiramente aceder a esse mercado. Mesmo que isso prejudique a consola em si!

          • Mário, já que você citou isso, Xbox como plataforma, você viu a notícia que rodaram o Steam no PS4 utilizando uma firmware antiga e o SO ArchLinux?

            O que você acharia possível a Sony fechar acordo com a Steam e disponibilizasse o serviço no PS4, transformando o console em uma Steam machine?

            Ao meu ver um acordo como este poderia ser benéfico para a Sony, já que acho que não é a intenção dela ir para plataforma PC.

  2. Os doido la do mil grau fizeram um vídeo falando disso de vendas..
    ***Link removido pela moderação – website considerado parcial***

  3. Realmente se muitos se apegarem a vendas VS Base instalada realmente foi pouco considerável a quantidade, sou da mesma opinião que hoje em dia exclusivos não são tao lucrativos

    • Eu acredito que o jogo ja tenha se pagado e dado lucro, não é possivel que tenha custado mais de 160 milhões de dólares, então é um exclusivo rentável. Certamente ele motiva a compra de consoles e é necessário. Eventualmente esses numeros chegarão aos 5 ou 6 milhões, até por que ele será o principal título pelo ano inteiro e estará em muitos Bundles pois o PS4 continuará vendendo muito bem. Mas a euforia inicial da primeira semana pelo menos pra mim ficou abaixo do esperado. Eu estava contando que esse seria o jogo exclusivo de recorde de faturamento e vendas da geração no lançamento.
      Eventualmente, poderá se tornar o mais vendido com o passar do tempo, é bom não esquecer.
      Mas eu quero ver a quantidade de copias fisicas contabilizadas pelo Vg Chartz. Estou desconfiado de que vendeu pouco mais que o Halo 5 e acho que gerou menos receita.
      Segundo estimativas da gamestop, atualmente as vendas digitais em consoles estão representando algo como 35% se não me engano, o que daria aproximadamente 1,75 milhões de copias físicas que não é muito mais do que os 1,53 milhões de copias fisicas do Halo 5 nos primeiros 4 dias e pouco quando comparado a base instalada e o alcance que o jogo pode ter.
      Dizem que Halo 5 tem vendas decepcionantes para a serie por que ele aparece com 3,88 milhões de copias no Vg Chartz porém, se copias digitais realmente representam 35% das vendas, isso pode significar que o jogo já está se encaminhando para bater 6 milhões, o que o torna algo muito rentável porém, algumas coisas devem ser lembradas. Na Xbox Live ocorreram mais promoções de games para membros gold que acabaram por incluir até lançamentos recentes como Halo 5 e Rise of the Tomb Raider, então essa porcentagem pode ser maior, como no caso do Halo MCC que as vendas fora as físicas chegaram a 48% do total.

      • Mas vc compara vendas de um jogo que já tem quase 8 meses de venda com um com apenas 6 dias contabilizados e divulgados?
        Outra coisa é que este Uncharted já é o mais vendido da série e baterá o record de vendas dos anteriores, enquanto que o ultimo Halo mostrou como a série vem em queda livre tanto em critica quando em vendas.
        De fato, fica claro que vc não desmerece o jogo e o que ele vendeu porém os seus argumentos e comparações as vezes são um pouco parciais em busca daquilo que vc quer passar aos outros não se importando com outras vertentes válidas como a que expus acima.

      • Correto Fernando o que mais me deixa mais pensativa é que se compararmos Halo 5 em vendas coma base do one e comparar unch 4 realmente esta abaixo do que poderia se esperar de um exclusivo e o Marketing feito para ele, dizer que se pega base de um jogo de 8 meses e comprara com este tem fundamento sim, pois halo na sua primeira semana vendeu se muito bem, aqui nao esta em discusao que o jogo nao vendeu bem, mais sim com uma base de 40 milhoes contra 20 e poucos halo mesmo sendo fraco vendeu se muito bem para uma base bem menor.

      • A receita de Halo 5 não advêm só da venda de jogos, mas igualmente de consolas em bundle, edições especiais de hardware, franchisings de merchandising e outros.
        Olha um cálculo que fiz em tempos para Halo 3:

        3,81 milhões cópias vendidas primeira semana

        Legendary Edition – 129.99 dólares
        Limited Edition – 69.99 dólares
        Standar Edtion 59.99 dólares

        Halo 3 special edition console – 679.95 dólares

        Xbox 360 standard – preços e modelos em Setembro de 2007

        Xbox 360 Elite – $449.99
        Xbox 360 Premium (20 GB) – $349.99
        Xbox 360 Core – $279.99

        Vendas de consolas em Setembro de 2007 – 528 mil unidades
        Vendas mês anterior – 270 mil unidades
        Variação – 258 mil consolas!

        Contas (Teorizadas):

        Aceitando, 200 mil consolas adicionais vendidas à custa de Halo 3, ou vendidas com a compra do jogo Halo 3
        10% – Halo 3 console
        15% – Xbox 360 Elite
        50% – Xbox 360 Premium
        25% – Xbox 360 Core

        13,599 milhões receitas na consola Halo 3
        13.499 milhões receitas na Elite
        34.999 milhões receita na premium
        13.999 milhões receita na Core
        Receitas de consolas:
        76.096 milhões

        Receitas em jogos

        3,81 milhões vendidos

        10% de Legendary Editions
        20% Limited Edition
        70% standard edition

        49.526 milhões na Legendary
        53.332 milhoes na Limited
        159.993 milhões na standard
        Vendas em jogos
        262.851 milhões

        Receitas totais – 338,947 milhões

        A Microsoft anunciou 300 milhões de receitas em Halo 3, o que quer dizer que as minhas contas não andaram longe. Usei naturalmente umas margens um pouco maiores que os normais para a época pois não tinha dados de vendas de merchandising!

  4. Citaram um link do PCManias nos comentários da Eurogamer PT(O texto contém SPOILER): http://www.eurogamer.pt/articles/2016-05-24-director-de-uncharted-4-teve-que-expulsar-testers-sexistas

    • A industria de games tem abraçado causas como feminismo e combate ao racismo. No caso de Uncharted 4, os dois ao mesmo tempo, a Nadine além de ser uma mulher forte e de pele negra.
      Outro exemplo recente em minha cabeça é o Locke do Halo 5, é o principal de 12 fases do game contra 3 do Master Chief e também é um personagem de pele negra e sem contar a presença de muitas mulheres spartans, 5 no total, mais do que os 4 homens spartans.
      Outra caso é a personagem principal de Horizon Zero Dawn.
      Personagens principais femininas eram mais comuns nos anos 90, me vem na cabeça os Tomb Raider, Resident Evil 3, Code Veronica e Parasite Eve. Estiveram um pouco sumidas em grande parte da geração passada. Em Resident Evil praticamente perderam a relevância na serie principal para os homens. Acho que voltaram com força agora após o Tomb raider de 2013.

  5. Acredito que uma parcela compra um console sim pelos seus exclusivos mais acredito que na geração passada isso era mais evidente,nesta geração muuitos foram para a escolha de um console pelo hype feito e marketing de uma consola superior a outra, isso leva consumidores sim a ir em sua maioria para o lado que vende mais pois tendem achar que o que vende mais tem uma qualidade maior, o que deve se compreender que também concordo em partes que um exclusivo deste peso para uma base tao grande era esperado um valor maior, eu particulamente so tenho Unch 4 e comprei the ordem mais muitos amigos meus e de meu namorado avaliam que jogam mais jogos de outras produtoras e nao se baseiam em exclusivo. Aqui no Brasil em sua maioria compram o pS4 por ja vir de uma fidelidade de marca deste a geracao ps1 entao e natural que fazem isso

  6. Ultimamente tem gente com pensamento radical: “se venderam 40 milhões de consoles então o Uncharted 4 deveria ter vendido mais”, tá igual aqui no BR onde defendem que uma pessoa que goste do socialismo não pode ter produto Apple.

    Só que não lembram que a plataforma PS não é feita somente por 3 ou 4 franquias.

    O gosto desses 40 milhões é o mais variado, são muitos gêneros e quem compra PS com certeza se identifica com alguns dos jogos abaixo:

    Gran Turismo
    Twisted Metal
    Uncharted
    God of War
    Ratchet & Clank
    Jak And Daxter
    Killzone
    Socom
    The Getaway
    Infamous
    Sly Cooper
    Syphon Filter
    Jogos da Media Molecule
    Jogos da Quantic Dream
    Jogos da Team Ico

    Resumindo, quem compra um PS devido aos exclusivos não indica que ele compra devido os 12 jogos e 3 estúdios citados acima, ele vai comprar devido a 1 ou 2 jogos.

    Já o lado Xbox de exclusivos, até o momento, lembro de 4 jogos exclusivos:

    Gears of War
    Halo
    Forza
    Alan Wake

    Aqui é mais fácil já que o console da MS é muito conhecido pelos shooters, então quem compra o Xbox pelo exclusivo e se for fã de jogos de tiro já leva praticamente 50% dos exclusivos, sendo isso na minha opinião o motivo pelo qual as vendas dos jogos do Xbox serem maiores do que os jogos da plataforma PS.

  7. Vamos lá com calma não foi dito que possuidores de tal console não se identificam com estas franquias.
    O que compartilho do mesmo pensamento que o Fernando é referente que muitos optaram pela marca ou por fidelidade, quantidade de vendas e sim muitos também por suas franquias.
    Veja bem pegam se um texto e muda se o contexto para parecer que o lado que questiona esta a falar mal , não é isso, apenas uma comprovação com uma base que mostra que o console vai além de exclusivos.
    40 milhões é uma base grande e um lançamento de peso como UNCH 4 realmente por parte de algumas pessoas críticos ou não se esperava um valor maior de vendas.
    O que eu Janina também acredito que nesta geração muitos não se ligaram para exclusivos ou não foram por escolha de fidelidade ou Hype de quantidades e Marketing.
    Wii u e X box one é um indicativo que mesmo com uma base menor venderam bem seus exclusivos, mais não significa que muitos compraram o console so por isto.

  8. Mario não entendi porque removeu meu link, porque é do Xbox mil grau?
    Que eles falam muita bobagem isso é verdade, mas naquele link não tinha nenhuma mentira, acho extremamente retrógado, retirar um link onde não tem nenhuma ofensa!
    Mas ok, afinal você é dono do site, faz o que bem entender.

    • Qualquer conteúdo que derive destes sites doentios como xboxmilgrau e playstationzoeiro são inadmissíveis mesmo pois sempre tem a intenção de fazer flame em cima da marca concorrente.
      E fazer essa comparação do xboxmingau com a eurogamer foi sacanagem, um é um site imparcial e com conteúdo variado e de responsabilidade, já o outro uma página do face e canal YouTube destinado unicamente e falar bem de tudo que diz respeito a xbox e tirar sarro ou mentir ou omitir noticias sobe PlayStation, sendo assim o Mário está certo em excluir esse comentário.

      • Halo teve até artigo que flopou, Uncharted, 7% dos possuidores de PS4 compraram, mas acha que alguém vai publicar isso difícil né!!
        Fica notário e claro a proteção que fazem para a Sony, pensei que PC Manias fosse diferente.
        Bom não vou estender o assunto nem é meu objetivo, mas ficou claro a suprema proteção, abraço.

        • Uncharted foi o exclusivo first party que mais vendeu nesta geração. Mas claro podes ver sempre o copo meio cheio ou meio vazio, mas diz-me um único jogo exclusivo first party que tanha vendido igual e falamos.
          Esse artigo aborda a questão por uma perspecriva deturpada. Não há em toda a história dos videojogos nenhum jogo que tenha vendido tanto como há consolas. Mas mesmo que tenha vendido essas contas não se fazem ao fim de uma semana de vendas.
          Tenho amigos que vão comprar o Uncharted mas ainda não o fizeram pois estão de momento em outros jogos. Aqui na PCManias há quem já tenha afirmado que ainda não recebeu o jogo (e nem o quantum break).
          Esse tipo de matemáticas é idiota pois nem todos são obrigados e gostar do mesmo e por isso é que há variedade e alternativas.
          Agora a realidade é que as vendas, nas condições já referidas, são únicas nesta geração.
          Se fossemos por essa mesma perspectiva todos os jogos first party criados para esta geração eram reais flops pois nenhum vendeu tanto como este.
          Como já referi há variedades de gostos e o sucesso das consolas vê-se pelo global das vendas de todos os jogos e não de jogos particulares, com estilos que nem todos gostam. E nesse aspecto, apesar de possuir 2x mais consolas no mercado, consultando os números de vendas, a PS4 vende 5x mais.
          Ver as coisas pela perspectiva inversa não altera nada, mas deturpa as coisas. E é isso que esse artigo faz. Dizer que apenas 7% dos possuidores compraram é o mesmo que dizer que vendeu 2.7 milhões. Mas se por essa perspectiva 7% parece pouco, por outra mais realista, nenhum outro first party exclusivo vendeu tanto.
          Agora 1.46 milhões em halo no mesmo periodo pode ser visto como 13.7% nessa perpectiva, ou 54% das vendas de Uncharted na outra.
          Agora tu vês a coisa como quiseres, mas terás é de ser sempre coerente e ver a coisa sempre da mesma forma, mas acima de tudo ser honesto contigo mesmo, pois por essa perpectiva que queres aceitar uma consola que tenha vendido apenas uma unidade e que venda um jogo, tem um sucesso de 100%. Hurrah!

          • Meu primeiro comentário não foi comparar Uncharted 4 com nenhum outro jogo!
            Apenas não concordo quando falam, que a principal escolha para comprar um console é exclusivo,
            E 7% das pessoas compram o jogo mais famoso até o momento, então em números esse critério com certeza não é o mais importante.
            A gente descobre quando uma pessoa é sonysta doente, quando esta se falando em um assunto e do nada começa misturar, Microsoft e Halo no meio, para defender a protegida!
            Minha colocação na primeira mensagem, foi uma coisa que concordo com o Fernando, que exclusivo com certeza não é o principal fator de se comprar console, porque 7% é bem pouco.
            E Mario você manda ser honesto comigo mesmo, seja honesto também e fala que é Sonysta simple.
            Eu não falei de Halo não falei de Microsoft e qual sua resposta, mostra me um jogo exclusivo mais vendido do que Uncharted e conversamos lol, depois eu que tenho que ser honesto.
            Como eu disse 3 vezes, meu objetivo, era concordar com o Fernando que exclusivo não é o principal fator, infelizmente, sempre misturam as coisas, para proteger a Sony de todas as formas.
            Essas matemáticas idiotas só vale para Microsoft, tá certo!

          • Se na tua cabeça é assim que as coisas funcionam…
            Mas não, não sou sonysta, seja lá o que isso for. Do clube dos istas eu sou apenas realista e não pactuo com artigos idiotas.
            As empresas fazem exclusivos porque eles vendem jogos e consolas. Isto é uma realidade de mercado! Pode não ter as mesmas percentagens de sucesso que antes, mas ainda funciona.
            Mas ainda há quem diga que o homem não foi à lua. Ainda recentemente uma personalidade fez uma campanha para que acreditassem que o mundo era plano.
            Enfim… Pobres de espiríto há em todos os lados e eu não os posso contrariar.
            Mas ninguém paga milhões por um exclusivo apenas por carolice.
            Sim, Uncharted apenas atingiu 7%. Com um recorde de vendas de exclusivos FP na atual geração de 2.7 milhões.
            Halo 4 vendeu 1.46 milhões com metade das consolas.
            54% das vendas de Uncharted em 50% das consolas é uma métrica de vendas por consolas superior à de Uncharted.
            Até aí aceitaria um artigo. Tentar crer mais do que isso não! É enganar e burlar e não tolero isso na minha página.

          • Se apenas 7% de donos de PS4 compraram uncharted 4, também é válido pensar que em apenas 6 (16/05) dias de vendas o jogo já atingiu já 7% da base instalada, o que me faz pensar que as vendas estão de vento em poupa pois hj já são 24/05 e o jogo ainda é o mais vendido nos principais varejistas de jogos como a Amazon. Acredito que quando completar um mês de comercialização o jogo já deve está perto dos seus 7 milhões, daí o pessoal do xboxmingau vai ter que refazer o vídeo pra poder mostrar a galera o percentual de vendas com base nos total de consoles, afinal a página xboxmingau é uma importante fonte de informações sobre a Sony não é mesmo meu amigo.

          • Insultar o website em questão tambem não. Agradeco contenção, sff

        • Se achas isso amigo, so digo uma coisa realmente quando tende a noticia balancear ao um ponto negativo sempre ira existir argumentos, fica ao seu cristeiro aceitar ou nao, se fosse levar tudo que se diz aqui ou entre outros lugares nao estaria a jogar uma boa parte de game. Acredito que o jogo vendeu muito bem mais realmente esta abaixo do que se esperava de uma base de 40 milhoes entao se vao aceitar ou nao fica a criterio de cada um.

        • E você acha que Uncharted 4 flopou? Como citei acima o público do PS4 é mais diferenciado e conseguir vender 7% para uma plataforma que possui exclusivos em: corrida / simulação / ação / aventura / infantil / shooter / criação(LBP) em um total de 40 milhões de consoles ao meu ver não é flopar.

          E Atente-se foi 7% somente na primeira semana.

          Se o Mário me permite, mas segundo o VGChartz, sítio que tanto criticam e depois tanto utilizam, informa que o último “exclusivo” One vendeu em quase 1 mês o total de 0.43m. Para mim o valor é maior que isso, mas não chega ao que U4 vendeu na 1ª semana.

          • Se for assim, segundo o VGChartz QB vendeu em quase 1 mês somente 2%.

          • Pow Livio mas ai não tem como comparar uma nova IP com o apelo que tem Uncharted né, obvio que o Quantum Break não chegará nem perto em vendas.

          • A matemática só vale quando é para Xbox, comparar as vendas com QB com Uncharted não da olha a base de ps4 olha a base de xone, realmente, uma coisa que os caras do mil grau e isso é verdade sonysta as vezes parece ter problemas para fazer conta!!
            Uncharted vendeu um milhão a mais do que Halo halo, com o dobro do console e é sucesso.
            Halo o que nos vemos http://www.pcmanias.com/dados-do-vgchartz-apontam-que-halo-5-foi-dos-jogos-halo-que-menos-vendeu-no-mercado-de-retalho/ rsrsrs, ai a matemática vale a pena ai o jogo flopou, pode comparar Halo 5, no Xbox One com 18 milhões de consoles, contra 80 milhões de Xbox 360, para fazer a base com outros Halos.
            E no final pra fechar com chave de ouro, Halo 5, a nível de vendas é o pior de todos, mas quantos Xone e quantos Xbox 360 tem, a mesma quantia?
            E só por curiosidade o VGhartz é o mesmo que falou que Allan Wake tinha vendido 1.4 milhões e o produtor veio a publico falar que tinha passado dos 4 milhões somando pc, junto!
            E me desculpa se estou sendo chato ou grosseiro adoro Pc Manias e não pretendo deixar a pagina de forma alguma, mas sempre vejo bater forte na MS o tempo todo!
            Tenho certeza que se Halo tivesse vendido 7% iria ter artigo, alias teve né.

          • O artigo diz respeito a vendas a retalho, e mostra uma realidade desta geração. Há uma saturação das pessoas dos principais títulos.
            E vocês tem de começar a enquadrar as notícias como um todo e não uma a uma.
            http://www.pcmanias.com/halo-5-bateu-recordes-de-receitas/
            Halo 3 saiu em Setembro de 2007. Em dezembro de 2007 havia 10.93 milhões de consolas Xbox 360 no mercado e não 80 milhões!
            80 milhões foram atingidos em 2015.
            Quanto ao VGchartz ele erra por vezes pontualmente , mas é a única fonte que há, e corrige os dados ao longo do tempo.
            Agora ou se usa o VGchartz, ou não se usa, mas criticar o mesmo para umas coisas e usa-lo para outras de acordo com conveniências é que não!

          • Assim fica difícil, em alguns pontos não pode comparar em outros sim.

            Vou parar com o assunto, até pq reclamei sobre isso, mas lembrando esse valor foi só da 1ª semana e já estamos indo para a 3ª.

          • Fernando Molina 25 de Maio de 2016 @ 2:24

            Mas o problema é que voces não aceitam que a pessoa ache que Uncharted 4 venderia mais do que vendeu até agora, coisa que eu também esperava, como esperava que o Halo 5 também venderia mais, inclusive acho que o Gears 4 venderá mais que os dois nesse mesmo período, parece que é um crime achar isso.

          • O achismo vale o que vale. Uncharted tem um attach ratio idêntico aos dos outros jogos da série: Perfeitamente normal.
            Uncharted pode ser excelente, mas não deixa de ser um estilo próprio. Tomb Raider é igualmente excelente e vendeu 300 mil unidades.
            As pessoas estão saturadas de certos estilos, e esse é um dos motivos pelos quais a Naughty Dog acabou a série Uncharted,
            Ou alguem acha que decidiram matar uma galinha de ovos de ouro?
            Isso não quer dizer que não haja jogos que vão vender melhor. Gears é efectivamente uma hipotese!

          • Karneiro acho que o problema aqui é você não querendo aceitar a matemática. Se você quer comparar a venda de um jogo a partir de sua base então vou fazer o mesmo com os exclusivos do Xbox, ou você tem uma fórmula mágica para ver a quantidade/porcentagem de vendas entre jogos de plataformas diferentes?

            Decida qual número você quer? Números de vendas a partir da base de consoles ou o total de vendas para o mesmo período?

            Melhor, espere até o dia 10 de junho e veja o total de vendas do uncharted 4, com certeza até lá ele estará com um número bem próximo a Halo 5 que foi lançado 7 meses atrás e que, segundo VGChartz, foi o exclusivo que mais vendeu no One totalizando até agora 3.88m.

          • Mas Molina vocês estão criticando um número de apenas “6 dias de vida”, o jogo ainda vai continuar vendendo, mas não com a mesma força do lançamento. Me surpreendo com GTA5 vendendo bem até hoje, embora seja multiplataforma.

            Vocês esperavam uma porcentagem em relação à base de quanto no lançamento? 40%? 20%?

            Mas é sempre assim, questiona venda total, não dá certo questiona as vendas no lançamento, depois bota a base instalada e assim vai…….

          • A base é perfeitamente normal. Especialmente para a atual geração. É nesse aspecto que o artigo do link removido acaba por ser uma burla porque dá a entender uma realidade que não existe. Porque ter uma consola no mercado e vender um jogo não torna as vendas desse 100% de attach ratio superior aos 7% do presente caso.
            Mas 7% ao lado de 100 efectivamente parece decepcionante.

          • Então Livio, não estou criticando nada, longe disso, só disse que achei que venderia mais, por ser Uncharted, por ser o primeiro game da produtora pós Last of Us, pela expectativa pelo game, opinião minha, só isso, e digo também que acho que Gears 4 venderá mais pelo maior apelo que tem em relação ao Uncharted, principalmente nos States, apesar que Halo também tem e vendeu menos, vamos aguardar, mas não quero criar brigas, mesmo pq estou jogando Uncharted 4 e pra mim até o momento é o jogo mais perfeito dessa geração, me desculpe se pareceu que eu quis iniciar alguma briga.

          • Molina, não precisa pedir desculpa, estamos em um debate e só indago que se utilize os mesmos métodos de comparação.

            O que indago também são as referências dos jogos por plataforma, se você chegar para um gamer e perguntar por referências nas plataformas com certeza citará:

            No Xbox:
            1- Gears ou Halo(Um desses ficará em primeiro e outro em segundo);
            3- Forza;
            4- Alan Wake;

            No PS:
            God of War
            Uncharted
            Gran Turismo
            Infamous
            Heavy Rain
            LBP… e assim vai.

            Quando cito as referências por plataforma é o mesmo em dizer que o publico PS é diferenciado, é difícil você encontrar um gamer que goste de todos os gêneros ofertados pelo PS, consequentemente o valor vendido em relação a base não será alta.

          • A atual geração não está tão focada em jogos especificos como a anterior. A variedade de oferta é o ponto principal de venda e um dos motivos do sucesso da PS4.

    • http://www.pcmanias.com/regras-de-participacao-nos-comentarios/
      Apesar de o comentário nada ter que viole as regras do website, website em questão faz ataques regulares a tudo e todos. Nesse sentido não tolerarei links para o mesmo.
      Se sentes que de alguma forma precisas desse tipo de situaçőes para discutir aqui na PCManias, estarás a confundir o website com outro qualquer.
      Aqui quero discussão saudável e com argumentos válidos.
      E não, não estás moderado por isso! Continuas a manter os teus direitos de postagem como antes.

  9. Acho que o problema é ser do Xbox Mil Grau, site que é conhecido por ser fanboy e que dias atrás atacou o próprio Mário.

    Até hoje não sei qual fanboy a Eurogamer é, uns dizem Sony, outros Microsoft, acho que ela é Segaista!!

    São uns argumentos contraditórios, Sony no vermelho, sem dinheiro e compra toda a mídia internacional, vai entender? Foi o mesmo com a AMD, se sustentando ali com a venda de seus processadores e GPUs, passou um pouco de dificuldades antes 2013, começou a faturar principalmente devido os consoles e agora veem dizer que ela tá no vermelho.

  10. Baita falta do que fazer ficar discutindo que exclusivo de qual console vendeu mais ou vendeu menos. Quanto ao jogo, tive o prazer de começar a jogá-lo ontem, e que jogo fantástico, agora to na espera de Quantum Break, que também me parece fantástico.

    • O que deve se ter a noçao que tiram muitas vezes o contexto de uma resposta para deixar claro sua imposição, vamos com calma em ambos os lados pois o que esta sendo discutido aqui nao é que se fulano vendeu mais ou menos, aceitem que realemnete uma base deste tamanho o jogo na sua estreia deveria ter uma venda maior visto que o marketing investido foi alto, realmente concordo com alguns comentarios na epoca de halo 5 foruns e post dizendo que o jogo foi um fiasco de vendas, entao vamos parar de usar o um peso e uma so medida. Aceitem tambem opinioes e vamos parar de fechar clubinho de quem esta correto e quem nao esta. A verdade nao é absoluta entao fica a criterio de cada um analisar de sua maneira, isto referendo se as vendas do jogo

      • Vamos colocar os pingos no i. Vocês indagam que o jogo vendeu puco para uma base já instalada, pois bem agora pergunto:

        Vocês possuem alguma pesquisa que indicava que o índice de vendas seria maior? De quantas pessoas na base PS4 tinham interesse em comprar o Uncharted 4 na semana do lançamento? De quantas pessoas que tem o PS4 tem afinidade com o jogo?

        O problema está sendo esse, vocês estão ridicularizando uma valor de 7% como se soubessem anteriormente que estava previsto para vender 15% ou mais na semana do lançamento.

        Marketing tem que ser feito, o que também foi feito para os jogos da Xbox.

        Vocês devem definir um critério, que seja utilizado por amba as plataformas sem diferenciação. Se for por base, que a utilizemos mesmo que uma base seja o dobro da outra.

        Acho que vocês estão incomodados que um valor de 7 dias de vendas já toma o 3° lugar dessa lista , encabeçado por jogos do ano passado:
        http://www.vgchartz.com/gamedb/?name=&publisher=10313&platform=XOne&genre=&minSales=0&results=200

        • Livio

          Com perdão da palavra não esta em pauta pesquisas entre afins, por favor utilizar deste tom para querer dizer ou distorcer os questionamentos levantados aqui por alguns.
          O problema que sempre querem levar esta guerra de comparações com a MS, meu caro o que foi discutido aqui é que uma base de 40 Milhões com um jogo Top de linha como UNCH4 esta abaixo do que se esperaria para uma quantidade já distribuída, por favor o que estamos a falar e concordo com alguns que quando a balanca tende para um lado sempre e fácil vir questionamentos e fontes a qual esta usando.
          Concordo com o karneiro num ponto quando usaram o Halo como parâmetro de “Fracasso não usaram esta meias palavras “ Livio estamos a ter uma discussão se discorda ótimo porem não usa este argumento que “Vcs estão incomodados “ Por favor seja criterioso em olhar la para um histórico anterior referente ao mesmo peso que foi dado a halo .

          • @Janaina

            Mas quem usou o termo fracasso com Halo? Foi aqui neste website? Agora queria que fosses mais clara!
            Porque se não foi, nem sei porque falas nisso pois os outros são os outros e aqui é aqui, ok!

          • Mario

            Respondendo sua pergunta você não disse fracasso, isto fica por conta de alguns usuários na época de seu lançamento(Halo)
            Espero que não tome partido de um ou mais usuários pois as vezes deixa a transparecer isso, posso estar errada mais não totalmente.
            Referente a ficar discutindo apenas uma ressalva há um usuário, chato é ter que tentar mostrar para alguns que o mesmo peso e a mesma medida se aplicam.
            Tres pessoas que discordam de um pensamento ou opinião não precisa ficar justificando que tem a mesma so por que vocês acham que esta de todo certo.
            Finalizo este assunto pois o questionamento esta ai e se três pessoas dialogaram sobre isso que mal tem é crime?
            Se não sabem usar uma balanca me diz ai que vou ate vocês e ajudo.
            Beijinho

          • Ok, percebido. É que eu escrevi um artigo bastante directo a dizer que Halo 5 tinha sido um sucesso e daí que tenha pensado que não o tinhas visto.

        • Livio acho melhor nem dar papo mais, pois ao contrato dos que dizem que o jogo está a vender pouco o jogo está vendendo de vento e poupa, o que acontece aqui é que como o jogo é um masterpiece dessa geração fica difícil falar mau do jogo, assim as pessoas se apegam a qualquer coisa pra isso, uncharted já é o melhor da série em termos de venda e ainda vai vender durante todo o ano, acredito sem dúvidas que vai passar dos 10 milhões fácil, daí estes que falam que o jogo vendeu pouco se calarão, e outra o @Fernando até já disse que acha que o jogo já se pagou somente com estes 6 dias de venda. Enfim vamos debater sobre a qualidade de uncharted pois em vendas vai muito bem obrigado.
          Bjs a todos pois quem referiu a notícia de vendas fui eu, e ei já cansei deste papo bobo.

          • Concordo contigo Netto e elogio o comentário do Vander logo abaixo.

            O que quero deixar claro é que o jogo vendeu mau para somente 3 pessoas daqui, mas para a Naughty Dog, o jogo superou as expectativas? Ninguém sabe!

            Eles dizem que 2 milhões e 800 mil são pouco, mas será que a imprensa especializada em gamers acha isso? E a ND?

            Depois vem com desculpa que pesquisas em pauta não vale, claro que vale, toda empresa faz isso.

            Mas como não saiu nada sobre “flop” na IGN, Eurogamer, Tecmundo, VG247, PCManias é porque todas são sonystas.

          • Netto… nem a brincar!

            Mas os custos de produção de Uncharted não são maiores do que os outros jogos que tem vindo a sair! Lá porque há talento na equipa, e ela é muito bem gerida, isso não implica que os custos são superiores.
            Mas mesmo que fossem, se a Microsoft E a Square consideraram que estavam muito contentes com as vendas de Rise of The Tomb Raider que finalmente vendeu 1 milhão após promoções a 35 euros menos de 2 meses após o lançamento, Uncharted vender 2,7 milhões em 6 dias, atingindo o maior recorde de vendas desta geração só pode ser um sucesso!
            E isso não contabiliza os lucros com vendas de consolas, bundles e Merchandising, apenas jogos vendidos avulso quer fisicos, quer digitais.

            http://wccftech.com/microsoft-square-happy-rise-of-the-tomb-raider/

          • Mas do mesmo jeito que eu respeito sua opinião, acho que vc deveria respeitar a opinião de quem acha que o jogo venderia mais ué, é tudo questão de opinião pow, e que eu saiba achar que um jogo venderia mais não está se dizendo mal do jogo, mesmo pq como eu disse, acho o jogo o mais perfeito até aqui nessa geração

          • Sim Molina, respeito sua opinião, o que critico foi o modo que você utilizou para achar que vendeu pouco. Não podemos ser por achismo. A ND com certeza projetou uma % de vendas iniciais e ela tem métricas para isso. Janaina foi contra eu pedir uma pesquisa, mas toda empresa faz isso para saber onde vai ser o ponto de lucro e para indicar tb se o produto é bem aceito.

            Dos 40 milhões não indica que 20 milhões compraram só por causa do Uncharted. É isso que venho batendo na tecla desde o início. Tem gente que comprou por causa dos multi, outros por causa do God of War ou outro exclusivo Sony(e isso você ver em comentários em todo canto), outros vão pela hype.

            Acho que vender 2.8 milhões não é tarefa fácil, só 520 jogos conseguiram (segundo VGChartz) e U4 fez isso em apenas 6 dias e as vendas continuam, temos 8 dias que desconhecemos os números de vendas e isso pode até ter ultrapassado o valor que você esperava, caso você tenha estipulado um valor um pouco abaixo dos 15%.

            P/ finalizar não sei o porquê que se preocupam com a quantidade de venda? Se nem recebem $$ de volta. O importante é que se você quer aquele jogo, que no dia do lançamento, você receba a sua mídia e se divirta e goste! Número de vendas ou críticas de sites não irão afetar a sua diversão.

            PS: Sobre o ponto de que alguns usuários chamaram Halo 5 de fracasso no lançamento fico com a consciência limpa, pois ninguém sabe do futuro, você diz uma coisa hoje e colhe na frente, assim como nunca disse que nunca compraria um One, só não me sentia atraído no momento, semana passada devido ao preço e bundle resolvi comprar.

  11. A questão é que esses 40 milhões estão a jogar FiFa, CODs, GTA5 e coisas do gênero e na geração passada foi a mesma coisa o mercadou mudou gente não estamos mais na era SNES e Megadrive que os exclusivos eram o que mais vendia no console.

    • Até quem fim um comentário realístico sobre este tema, parabéns edinho.

      • Cara o que eu acho é que a maioria desses 40 milhões são casuais e querem jogar games simples e rasos de fácil apredizando e altamente monetizados onde vc paga por dlc e fica melhor que seus adversarios sem dificuldade alguma como por exeplo os COD, Fifa, GTAs etc. A minoria hardcore que joga dark souls, the witcher etc jogos difíceis com curva de aprendizado alta e pouco monetizados no que toca a jogabilidade em si. Para mim o mercado dos games está tomando uma direção que dificilmente voltará a trás.

    • Concordo.

    • Eu cresci numa época em que as pessoas ou escolhiam a Nintendo para jogar o Mario ou a Sega para jogar o Sonic e os multiplataforma eram um bônus. Ninguém estava preocupado onde o Street Fighter 2 era melhor, ou o Mortal Kombat, para nós era o mesmo jogo.
      Outra diferença crucial dessa época era que o dono do Snes sabia que o Streets of Rage era melhor que o Final fight, e o dono do Mega Drive sabia que o Zelda era melhor que Phantasy Star. Hoje em dia é um sacrifício para o dono do Playstation assumir que Halo é melhor que Killzone, e pro dono do Xbox assumir que não tem um jogo de aventura ou sobrevivência melhor que Uncharted e The last of Us.
      Estou excluindo Gears of War dessa comparação por que acho que não existe jogo no Playstation de estilo comparável assim como não existe jogo no Xbox do mesmo estilo do God of War.

      • Halo não é melhor que Killzone!
        É muiiiiito melhor que Killzone! Diga-se que nem os consigo comparar. Mas isso sou eu!

      • Mas aí Mario não entra a questão de gosto? Digo temos a obrigação de reconher Halo como melhor mesmo tendo gostado mais do Killzone?
        No meu caso acho Killzone 2 melhor que a maioria dos Halos, tem algo de errado comigo por isso 😁

      • Na verdade Fernando, comparações sempre houveram sim, ou voce se esqueceu das diversas discussões onde Street Fighter 2 ou Mortal Kombat rodavam melhor, qual era melhor Sonic ou Mário, acho que a grande diferença foi um negócio chamado internet, levando essas discussões a um patamar maior, bem maior, mas concordo com voce que aquela época sim, o que vendia consoles eram os exclusivos, muito mais que hoje.

  12. Olha a desgraça que virou esses comentários só por que eu falei que Uncharted 4 deveria ter vendido mais do que 2,7 milhões de unidades em uma semana e não chegou a Halo 3 que vendeu 3,8 milhões em 4 dias.
    Fosse ao contrario, meu comentário dizendo que Halo 5 deveria ter vendido mais e a conversa acabaria no máximo em uma mensagem de “concordo”.
    Alguns users aqui se dizem tão melhores que páginas como Xbox Mil Grau ou PS4 Mil Grau, sei lá, e fazem exatamente as mesmas coisas que essas páginas zoam nos fanboys, com o detalhe de que essas páginas são criadas para serem sarcásticas mesmo, e não são sérias. O próprio dono do Xbox mil diz que esse era o intuito da página, zoar e isso por que ele tem todos os consoles. Ou seja, são páginas de humor…
    Olhas os pontos:
    – as vendas divulgadas de Uncharted 4 pela Sony são uma combinação de vendas físicas casadas com vendas digitais;
    – as vendas conhecidas de Halo 5 são o que está publizado no vgchartz, as vendas físicas;

    Resultado:
    Pessoas que preferem Uncharted tomam as vendas de Halo do VGChartz como a máxima e ignoram que não conhecem o número de vendas digitais;

    Vamos esperar o Vgchartz contabilizar as vendas para ver como eles divulgam, até por que eles ainda estão na semana de 7/05.
    Se por exemplo no VG Chartz aparece que o jogo vendeu 2 milhoes de cópias, todos saberão 26% das vendas são digitais e assim por diante. Ai vocês podem tentar estimar quanto Halo vendeu.
    Mas eu acho que o mercado digital é mais forte no Xbox pois a live tem mais promoções de jogos AAA recentes, a Live passa mais tempo disponível que a PSN e a possibilidade de armazenar e rodar jogos em HDs externos a vontade no Xbox One motivam mais a compra online do que no PS4 com as limitações de disco e o trabalho de não poder rodar os jogos direto do HD externo.

    • Blz Fernando porém você desconsidera que a maioria do público do Xbox é formado por quem gosta de Shooter e não estou inventando isso agora, veja minhas respostas anteriores.

      Se uma plataforma é conhecida e adorada por shooters, não é de surpresa que um Shooter vai vender bem por lá.

      Entre os 10 mais vendidos do X360, 7 são shooters, 2 deles exclusivos.

      Do lado do PS3 temos 6 shooters, mas nenhum deles é um exclusivo, o único exclusivo entre os 10 é racing, gênero totalmente diferente.

      • Esse é um ponto que concordamos, o Xbox é uma plataforma mais famosa pelos Shooters, eu nem questiono isso e vou além, se a microsoft quiser colocar todos os seus estúdios para fazerem shooters, TPS ou FPS, acho que todos venderão razoavelmente vem.
        Os exclusivos mais vendidos do Xbox One nessa geração simplesmente são: Halo 5 , Halo MCC, Titanfall e Gears of War Ultimate Edition. Não duvide que Gears of War 4 vai entrar nessa lista.

        • E não duvido! Participei muito dessa discussão por discordar do modo que utilizaram para dizer que vendeu ruim.

          Se a plataforma PS fosse muito conhecida por Uncharted eu concordaria, aliás eu mesmo só vem jogar a franquia inteira do PS3 de 2 anos para cá. Antes eu jogava mais Gran Turismo, God of War e alguns multi.

      • Acrescento mais uma coisa, os Shooters de terceiros estão vendendo muito no PS4, Call of Duty, Battlefield, Star Wars Battlefront, Destiny, The Division, Doom…
        Sabe quem são boa parte das 20 milhões de pessoas a mais que foram para o PS4, jogadores que estavam no Xbox 360, que provavelmente foram atrás da máquina que dá mais desempenho nesses jogos e que se na próxima geração a máquina mais poderosa não for o playstation, eles fazem o caminho inverso.
        O mercado se tornou assim. Aqueles milhões que valorizam os exclusivos sempre estarão lá, mas existem os milhões de clientes que eu chamarei de “móveis”.

        • Complementando a minha resposta anterior(que estava formulando quando vc postou essa).

          Se tirarmos estes 20 milhões das vendas do PS4 dos gamers móveis e atribuirmos a outra metade aos gamers por exclusivo mesmo assim creio que Uncharted não levaria nem a metade, ou seja menos de 10m. O que se viu é que boa parte dos 2.8m são dos fãs da série, outros irão comprá-lo no decorrer do tempo, depois que zerarem o The Division ou Dark Souls ou Quantum Break(p/ quem tem os 2 consoles). Tenho amigo que ainda não comprou o U4 porque ainda não zerou o Uncharted Collection.

        • Agora falas de uma forma com que concordo. Os exclusivos já tiveram mais peso, mas continuam a ter. Por isso comprar exclusivos totais já não compensa. Mais vale fazê-los.

  13. PODE SER SPOILER para quem não começou a jogar Uncharted 4.

    Mário embora você não goste de conversar sobre assuntos que não tenham o mínimo de certeza, mas aproveitando que a E3 está próxima, e o aumento do número de rumores, gostaria de saber a tua opinião sobre o mini jogo do Crash que apareceu em U4.

    Os produtores chegaram a dizer que U4 teria um mini jogo, mas que não foi possível colocá-lo, aí quando vc tá jogando o U4 o mini game aparece. Para completar um amigo que finalizou U4 disse que não viu nenhum agradecimento ou referência à Activision pelo uso do Crash.

    Já faz um tempo que todas as referências do Crash sumiram da página da Activision.

    Em 2016 a franquia completa 20 anos e a Sony de vez em quando toca no assunto.

    O que você acha disso?

  14. Vou tentar esclarecer e por os pingos nos i.
    Quando Xbox One lançou, muitos falavam que o Xone já ia morrer ali porque não tinha exclusivo.
    Quando fizeram a parceria para ter Dead Rising 3, Titanfall, os sonystas principalmente falavam que não tem produtora, não sabe fazer jogos aluga…
    E vou dizer novamente, as pessoas dizem que o principal motivo para se ter um PS4 é exclusivo.

    Se esse é o principal motivo, o jogo mais famoso vender somente para 7% é pouco, pode subir até para 15% eu ainda acho pouco, comparado aos 100%, se o jogo mais famoso consegue uma fatia insignificante perto dos 100%, sera que realmente vale gastar milhões e milhões para poder falar que tem jogos exclusivos.

    Tomb Raider como mencionaram vendeu 300 mil, foi lucrativo, não compensaria mais se tivesse mantido parceria para ter Call of Duty e fazer bundle do mesmo, acho que sairia mais barato, e o retorno seria maior, do que ter um exclusivo mesmo que temporário para vender 300 mil unidades.

    Se me perguntarem porque o Ps4 vende o dobro, com certeza, é por causa, mais potente, mais barato, ou qualquer outra coisa menos que é por causa dos exclusivos.
    Claro tem sua parcela, que prefere comprar para jogar Uncharted ou Gow, mas ai dizem que são os exclusivos espalhados, serio, se o maior de todos Uncharted, não deve nem chegar em 15%, quantos % compraria para jogar, Twisted metal, Knack, Killzone..

    Então realmente acho ridículo quando os Sonystas enchem a boca para falar de exclusivos, sendo que os mesmos, não chega nem perto de Fifa, Cod, BF.
    Tenho certeza que as pessoas chegam na loja e prefere pegar um bundle do Ps4 com Cod ou Gta, do que qualquer exclusivo.

    Ai eu volto no começo, e a conversa de quem não sabe criar aluga lol, Sonysta as vezes morre pela boca, fazer parceria com jogos que é certeza que vende, é muito mais vantajoso de que criar uma ip nova que é incerteza, ou ip velha que vem perdendo o folego como Halo, Gow…

    E para completar, as pessoas criticam quem joga Fifa ou Cod, cada um tem o direito de jogar o que gosta, um jogo A não é melhor do que o B somente é mais difícil.
    Ofereci para emprestar meu Dark Souls 3 a um amigo ele disse, minha vida já complicada demais, para jogar um jogo, que é difícil, apenas quero sentar e me diverti um pouco.

    Mas é sempre assim, quantos criticaram a MS quando queria que fosse tudo online, e na mesma conferencia estava la Destiny jogo 100% online, quantos que entraram em blogs para xingar, e hoje joga Destiny, Star wars, e agora overwatch…

    Imagina se fosse o Xbox que fosse lançar um Xbox 1.5, as pessoas iriam dizer, Xone ta morto, mataram Xbox, Microsoft esta falindo, esta perdendo dinheiro, é sempre assim.
    Alguém reclamou do novo Ps4, mas que nada, o que mais vai ter é sites, blogs dizendo todas as vantagens para comprar um novo Ps4, eu aposto que a Eurogamer vai ser a primeira a levantar essa bandeira.

    Mas para quem fez até petição para tirar uma nota ruim que foi dada claramente para se aparecer, acha que vai falar que 7% é pouco perto dos 100%, que nada, o jogo vende mais do que Cod e Gta juntos.

    • Karneiro. Se tens uma mercearia que vende muito bem as laranjas, vais deixar de vender pêras?
      Uma mercearia faz as contas pelo lucro no final do mês, se as laranjas vendem mais que as pêras, óptimo, há que garantir que as laranjas são boas, mas não vais deixar de vender todos os produtos que tens.
      Agora se por exemplo, não vendes o fiambre e ele se estraga dando prejuízo, aí já que cortar, mas o resto, desde que dê lucro, maior ou menor é o que interessa.
      O que referes sobre a Xbox não ter exclusivos… deves estar confuso. A Xbox sempre teve exclusivos, e se havia consola que diziam que não os tinha era a PS4. E com os adiamentos e é alguns jogos, o que era previsto serem períodos de abundância até acabaram por não o serem.
      O segredo da PS4 nesta geração não está nos exclusivos, está na variedade de oferta. Estilos dos mais variados, jogos AAA e indie. A Microsoft apostou em Halo, Forza e não deu a devida atenção, inicialmente, aos índies.
      Foi preciso tempo e o Phil Spencer para que a empresa percebesse que a “mercearia” ganha dinheiro pela venda de todos os produtos, e não apenas os que vendem mais.
      Quanto ao online, ninguém criticou os jogos online, o que se criticou é que a Microsoft pretendia que os jogos que não eram online fossem também online.
      Os jogos online… morrem com os servidores, e ter todos os jogos dependentes de servidores não trazia verdadeiras vantagens de interesse.
      Quanto à Xbox 1.5, descansa. Se houver uma Neo vai haver uma 1.5.
      Agora a petição. Ela não foi para tirar a nota má. Isso mostra que nem leste a petição. Ela pede que o autor elabore nos pontos que acha que estão mal e que coloque a nota no artigo, e caso não o faça, aí sim, pedia-se que a nota não fosse tomada em conta.
      A questão é que lendo o texto não compreendes a nota, e ela parece ser dada… porque sim. E no artigo a nota nem sequer aparece, mas foi comunicada ao Metacritic.
      Se achas isto correcto, tens uns princípios de vida muito diferentes dos meus pois comigo a transparência tem de valer mais do que tudo, e a desonestidade não a deixo passar em claro.

  15. João Magalhães 25 de Maio de 2016 @ 20:54

    Sobre o assunto do ártigo:

    Terminei agora a pouco Uncharted 4.e vasculhei cada canto desse belo jogo e posso afirmar: “é o jogo mais bonito dessa geração sem dúvidas”

    Além de ter o melhor conjunto técnico não é só isso! O jogo tem “vários” aspectos técnicos superiores a outros jogos dessa geração.Florestas vivas,renderização de personagens,expressões faciais,vários materiais foto-realistas,grande sensação de escala junto com um Draw Distance incrível.Muitas vezes o Drake vai parecer um nada em lugares altos e essa sensação de escala realmente trás uma sensação única ao jogo.

    A atenção ao nível de detalhes em cada cenário,seja aberto ou em lugares fechados é quase obssesivo por parte da Naughty Dog.vários elemetos dos cenários foram cuidadosamente trabalhados e parecem que foram colocados a mão.”são muitos detalhes”

    E mesmo depois de colocar todas essas tecnologias eles conseguem manter a performance,e a “melhor imagem quality dessa geração de consoles” O jogo tem o melhor anti-Alising já implementado.a imagem é absolutamente limpa em qualquer canto que vc procurar,seja a curta distancia ou em cenários vastos não há evidencia alguma de aliasing na imagem.também não há ruído visual em movimento da imagem(ela é completamente instável)

    Impressionante!!! Mostra o que pode ser feito com o atual console,sem contar que é o primeiro titulo nátivo deles para o Console…Quem precisa de PS4NEo?Com criatividade e valores de produção eles podem ir ainda mais longe com um possível The Last Of Us 2.lembrando que na geração passada eles entregaram 4 jogos e melhoraram em cada um deles.

  16. Por mais que alguns não ache que o jogo é sucesso de vendas, o jogo vendeu bem. Até no japão ta vendendo bem kkkkkk.

  17. Lamento que the order parece não que não vai ter uma segunda chance, o jogo tinha potencial, muito potencial que parece não teve uma direção muito criativa.

  18. Vocês já viram este bug do Uncharted 4? O mais curioso é que sem Drake somente a sombra de Elena que aparace no sofá.

    https://www.youtube.com/watch?v=wzsYCUufosg

Os comentarios estao fechados.