Universidade de Nova Iorque cria metal super resistente que flutua na água

É um metal, é resistente… mas a sua densidade é de apenas 1g por cm3

Nikhil Gupta é um cientista da Universidade Politécnica de Nova Iorque, e o criados de um novo metal super resistente que é tão leve que até flutua na água.

O novo metal é na liadade uma espuma sintética de uma liga de magnésio, o que significa que é um material composto com uma matriz metálica cheia de partículas ocas conhecidas como micro balões.. Daí que, apesar de ser uma peça sólida de metal vista do exterior, o seu interior é estilo queijo suiço, ou seja, cheio de buracos. Daí que fica a resistência, mas não o peso.

O resultado é um material muito leve mas igualmente forte que possui inúmeras aplicações. O exército, por exemplo, já demonstrou interesse no material planeando a construção do casco de um navio. E tal permitirá veículos muito mais leves e com consumos inferiores, sem se sacrificar a sua resistência.

syntactic_foam_01

O metal rebvela-se 44% mais resistente que uma espuma de alumínio semelhante, e aguenta cerca de 1752 Kgf/cm2, com um custo igualmente inferior. Com excepção de uso militar que poderá começar já, o produto deverá estar no mercado em 2018.

Publicidade

Posts Relacionados