Universidade de Rochester distorce a luz para criar…invisibilidade.

Imaginem chegar a uma sala e encontrar a mesma vazia. Mas na realidade tudo não passa de um truque de lentes que ocultam os objectos por detrás.

Invisibility

Desde à muitos anos que na magia se faz truques com espelhos. Trata-se de metodologias que “torcem” a luz em torno de objectos. Tal envolve materiais não disponíveis para o consumidor normal ou uma configuração que é demasiadamente elaborada e impraticável para a maior parte dos casos.

Mas agora uma equipa de pesquisa da universidade de Rochester arranjou um sistema simples e barato que envolve lentes e alguma matemática avançada.

>



Com um conjunto de quatro lentes colocadas na posição exacta a equipa consegue mostrar aquilo que é aparentemente a continuidade correcta da linha de visão, mas que na verdade esconde tudo o que for colocado no espaço entre as lentes. E o objecto mantém-se escondido independentemente o ângulo para que se olhe para ele (desde que se olhe na direcção da lente).

O sistema pode ser adaptado para escalas bem maiores, mas apenas cobre apenas a direcção de visão direccionada à lente.

Seja como for, é uma situação interessante. Imaginem entrar numa sala onde uma grande lente que não é detectável ocupa a mesma em toda a largura/altura, e quando esperavam encontrar no fundo da mesma uma série de objectos, verem a sala vazia. Mas os objectos na realidade mantêm-se lá.



Posts Relacionados