Mar 102012
 

Quem viu Iron Man 2 ponha o dedo no ar! E quem se recorda da cena em que Tony Stark retira do seu bolso um telefone transparente e toma o controlo da televisão na sala de audiências?

Pois bem, os telefones transparentes são uma realidade que não teremos acesso tão cedo, mas no entanto a parte de tomar controlo do televisor ou ecrã mais próximo acaba de dar um passo de gigante e tornar-se uma realidade actual.

Na prática não podemos exactamente tomar o controlo de qualquer televisor ou ecrã, mas apenas aqueles que se encontram ligados à internet. E mesmo nesses, nesta fase, ainda é preciso uma pequena acção do lado do televisor, algo que no futuro poderá ser dispensável.

Para isto precisamos de uma aplicação gratuita para iOS chamada CLIK, e de aceder ao site clikthis.com. Uma vez este site acedido o mesmo mostrará um código que pode ser lido no telemóvel e que lhe dará controlo sobre o ecrã do aparelho usado par aceder.

Uma vez este código lido pelo telefone usando a aplicação, o telefone toma o controlo do televisor, podendo visualizar conteúdos do Youtube no mesmo. De referir que os acessos à internet são feitos pelo aparelho controlado e não pelo telefone, que para todos os efeitos serve apenas de comando.

O código lido é na realidade um link no género http://clikthis.com/airtube/95/hgd76t378eiuh?h=34, que não é mais do que um URL personalizado e codificado que envia para o Browser que acedeu ao site os pedidos que o mesmo site recebe do telefone. Por outras palavras o processo é extremamente simples, podendo contudo revelar-se de uma utilidade tremenda, especialmente no que toca a apresentações multimédia, permitindo o uso do telemóvel para as mesmas.

Nesta fase qualquer apresentação terá de limitar-se a vídeos do youtube, mas a amplitude do suporte poderá vir a crescer tornando esta ferramenta em algo extremamente útil.

Fiquem com um vídeo do programa em acção:


Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.