Valor da Samsung desceu 14 mil milhões devido a preocupação com o mercado dos smartphones

A Samsung desvalorizou 14 mil milhões devido às quebras de vendas do Galaxy S4 e aos modelos mais acessíveis deste telefone.

samsunglogo

As acções da Samsung caíram 6.2% após a introdução no mercado de dois modelos mais acessíveis do Galaxy S4, e devido a receios que as receitas da secção de telemóveis da Samsung possam vir a cair. Associa-se igualmente a queda a uma campanha iniciada pela Apple para troca de iPhones para modelos mais recentes, bem como a futura apresentação de um iPhone mais barato.

Os dois novos modelos do S4 mais acessíveis e sem as características do original foram lançadas para competir de forma mais brangente no mercado, bem como para desencentivar as cópias chinesas do telefone. No entanto a medida caiu mal junto dos accionistas que acham que a empresa está a trocar os lucros pelo volume de vendas. A este receio junta-se o facto de o S4, o telefone que mais rapidamente vendeu desde sempre, na altura do seu lançamento, está agora a vender muito menos.

De acordo com o analista da Shinhan Investment Corp.,  Kim Young-chan, “As vendas dos produtos topo de gama Samsung estão a cair para valores abaixo das expectativas, enquanto que os produtos de baixo e meio de gama estão a vender rapidamente em todo o mundo



E apesar de esta situação aumentará certamente a presença da Samsung no mercado global, esta situação levanta preocupações sobre as margens de lucro e o menor crescimento da empresa.

Devido a esta situação a agência de rating Fitch anunciou que não vai subir a avaliaçao de A+ actual da empresa alegando “A Samsung ainda tem de provar a sua ‘creative’ innovation, ou seja, lançando um produto ou criando um segmento de mercado que não existia antes, para além das suas proezas de fabrico de tecnologia

E efectivamente se a Samsung é um monstro a produzir, no aspecto da inovação não se compara à Apple.



Posts Relacionados