Vários programadores reagem ao que tem sido dito sobre o DirectX 12.

Os APIs de baixo nível são motivos de ganhos de performance, mas vários programadores reagiram ao que tem sido dito sobre o DirectX 12.

DX12

Muito tem sido dito e escrito sobre o DirectX 12 e alguns profissionais da industria pronunciaram-se sobre o assunto:

O CEO da Stardock, Brad Wardell referiu neste artigo que o  DirectX 12 iria duplicar as performances da consola da Microsoft, clarificando posteriormente no seu Twitter  que com a sua frase que dizia : “com o DX 12 cada possuidor de uma Xbox teria um novo GPU que terá o dobro da velocidade” na realidade não estava a falar literalmente pois seria software e não hardware, mas que os jogos Dx 12 seriam 2x mais rápidos.

Esta foi uma clarificação necessária graças às célebres teorias de MisterXmedia.



Mas se ali estamos perante um optimista, outros profissionais da industria são muito mais cépticos. Rich Foster é programador da PhyreEngine Team, a equipa de pesquisa e desenvolvimento da Sony Computer Entertainement, e refere sobre o comentário de Wardell: “Bem, isto fez-me rir. O DX12 vai puxar os GPUs com o dobro da intensidade causando problemas de aquecimento.”

Não podemos deixar de concordar com Foster. Já o dissemos aqui em comentário e agora colocamos a frase novamente em artigo: “Um GPU puxado a 100% é um GPU puxado a 100%. Se este está a debitar 1 fps ou 1000 fps é irrelevante dado que a sobrecarga no sistema é a mesma”. E por esse motivo não se compreende qualquer declaração que afirme que o DX 12 poderá levar os GPUs a aquecerem mais, sendo que na nossa opinião a mesma até peca por ridícula. Quando muito o CPU por ser melhor aproveitado pode aquecer mais, e o sistema aquecer mais. Mas nunca passará dos valores normais de aquecimento.

O comentário seguinte vem de um programador da ICE Team, a equipa da Naughty Dog responsável pelos APIs de baixo nível das consolas Sony. E nele Cort Stratton de forma séria refere, “Os novos  SDKs podem melhorar significativamente a performance do mesmo hardware, sim. Não sei sobre o DX 12/X1, claro; não é o meu departamento.

Mas Stratton acrescenta mais dizendo que as pessoas tem o direito e os motivos para estar cépticas sobre ganhos de performance “Bom; desconfiem sempre de TODAS as declarações sobre ganhos de performance. Por exemplo, o que é *exactamente*que ficou 50 a 100% mais rápido. E mais rápido que o que? Detalhes!



Esta é outra realidade que podemos constatar com o Mantle. Os ganhos com um API de baixo nível são variáveis e apesar de certas situações poderem duplicar ou triplicar a performance, a performance média ganha varia e bastante de jogo para jogo. Um exemplo não faz uma realidade e os primeiros Benchmarks revelados pela AMD revelavam ganhos de 300% no Mantle. Mas na prática 50 a 60% são a realidade mais comum, e apenas em sistemas mais fracos.

O engenheiro de software da Treyarch, Dan Olson teve uma reação mais séria: “Aqui temos um artigo… e não percebo porque motivo as pessoas dão a cara para dizer este tipo de coisas

Dean Ahston acha a frase de Wardell hilariante. Na sua resposta refere. “2x mais performance usando o DX12? Aquele artigo quase me me engasgar com a minha chávena de chá.”

Mas é na resposta de Billy O’Neal, um dos programadores responsáveis pelas linguagens de programação C# e C++ da Microsoft, que encontramos o maior realismo face a toda a situação: “Ambas as principais consolas possuem um grande número de núcleos sem grande sal. Daí a motivação para optimizar o caso“.

E curiosamente Billy é quem toca na ferida. Mas apesar de tudo as empresas preferem vir com paliativos de performance, quando na realidade a Microsoft em vez de estar a salvar a Xbox One poderá estar a prejudica-la. A libertação de um API universal como do DirectX 12 vai criar um fosso tremendo entre as consolas e os PCs que dantes era apenas no hardware e agora vai ser igualmente no software. E as consequências para as consolas (e não só a Xbox One) a longo prazo poderá ser imprevisível.

Mas quem sabe tudo não passa de uma táctica elaborada para que a actual geração dure menos?

Sinceramente não sabemos os ganhos que o DX 12 vai trazer. Já referimos anteriormente que os ganhos vão existir globalmente nas consolas assim que o software começar a ser programado para acessos de baixo nível. Podemos ainda esperar alguns ganhos adicionais na Xbox One com a implementação total do API, algo que ainda não acontece. Mas ter os PCs a acompanhar esses mesmo ganhos é que não sabemos se será algo bom, ou algo mau.

 



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