Vejam o sistema Laser Anti Missil da Lockeed Martin em acção.

Os sistemas laser anti-míssil serão algo comum no futuro. Actualmente os mesmos estão ainda em fase de testes, mas já funcionam perfeitamente e são eficazes.

O ADAM ou sistema Area Defense Anti-Munitions é um Laser desenvolvido pela Lockeed Martin para o governo Norte-Americano e que é capaz de abater misseis em pleno voo.

Trata-se de um sistema laser de alta energia montado num atrelado e que pode ser movido livremente e rapidamente. É naturalmente um protótipo, mas o seu laser de 10 Kilowatts consegue focar-se com eficácia em alvos em movimento a 2 Km de distância desactivando ou destruindo a ameaça antes desta atingir o seu alvo. O melhor de tudo é que não gasta munições e como tal o seu uso de forma repetida é de baixo custo.

O vídeo que se segue é de um teste realizado em Abril e em que no total o sistema abateu 8 mísseis.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Temos igualmente um vídeo de um teste do ano anterior, mas em que o míssil se movia de forma muito mais linear, mostrando o progresso que foi feito ao sistema.

Apesar do alcance ser de 2 KM, o sistema consegue rastrear o objecto a 5 Km de distancia, apenas activando o seu laser quando a distância o permite.

Publicidade

Posts Relacionados