Velocidades do Wi-Fi vão triplicar.

As lentas ligações de Wi-Fi poderão receber um grande aumento de performance.

wireless

Qualcomm anunciou uma nova tecnologia que refere poder vir a triplicar a velocidade do Wi-Fi.

Actualmente uma realidade que é invisível ao utilizador, mas mesmo assim uma realidade, é que as ligações Wi-Fi servem apenas um utilizador.

Isso quer dizer que quando várias pessoas estão ligadas a uma rede o router salta ciclicamente entre os diversos utilizadores para os servir a todos, mas tratando cada um como se fosse uma ligação única. E este tipo de situação causa perdas de eficiência na rede que são maiores ao aumentar o número de utilizadores.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A nova aproximação da Qualcomm esteve sete anos em pesquisa e permite às redes a transmissão de dados para grupos com múltiplos utilizadores em simultâneo utilizando um algoritmo que se adapta às mudanças de uso. A Tecnologia chama-se “MU-MIMO,” ou “multi-user, multiple input, multiple output.”

Infelizmente para se usar esta tecnologia é necessário novo hardware, e o suporte será algo que a Qualcomm terá nos seus futuros chips que serão usados em novos routers, pontos de acesso, smartphones, tablets e outros aparelhos.

Com a rede e o utilizador munidos da tecnologia a Qualcomm afirma que a velocidade poderá duplicar ou triplicar. Os aparelhos que se liguem a uma rede MU-MIMO mas que não suportem a tecnologia terão igualmente benefícios, mas mais reduzidos.

Esta tecnologia permite acima de tudo aproveitar melhor as tecnologias de rede já existentes (802.11 g, c, n, an, gn, etc.)

Publicidade

Posts Relacionados