Vesa anuncia novo Display Port com largura de banda para TVs 5K

Agora que se começa finalmente a falar de 4K como uma realidade palpável aparecem as primeiras empresas a anunciar Tvs 5K. E a Vesa adianta-se já a isso com um novo standard para essas resoluções.

 

displayport2

A tecnologia tem coisas curiosas. Acima de tudo há que saber exactamente em que ponto a mesma anda antes de se investir. Basta ver o caso de quem investiu nos primeiros televisores 4K e que se viu limitado no que conseguia fazer uma vez que os standards e respectivos cabos HDMI existentes não possuíam largura de banda suficiente para que pudessem tirar todo o partido dos seus televisores pagos a peso de ouro.

E basicamente, somente agora, que essa mesmas TVs estão mais acessíveis e com novas tecnologias mais avançadas é que começam a aparecer cabos que libertam toda a capacidade dos primeiros modelos.



É o caso deste novo standard criado pela VESA, a Video Electronics Standards Association, e que é pensado já para assegurar larguras de banda suficientes mesmo para os televisores 5K que foram recentemente anunciados.

Este DisplayPort 1.3 aumenta a largura de banda para 32.4Gbps, e consegue-o usando quatro pistas paralelas a 8.1 Gbps cada uma. É um aumento de 50% face ao 1.2a. Se eliminarmos lixo e sobrecargas causadas por dados redundantes e de verificação, conseguimos garantir 25.92Gbps efectivos de dados video não comprimidos.

Este novo standard permitirá monitores de 5K com um único cabo DisplayPort sem compressão. Com vários monitores será possível resoluções superiores usando a característica Multi-Stream. O Display port suporta ainda a estrutura de pixel 4:2:0 que será usada nos futuros ecrãs 8K x 4K.

Fonte: maximumPC



Posts Relacionados