Watch Dogs. A mesma cena em todas as consolas.

Uma sequência de 20 segundos do jogo é reproduzida em todas as consolas, permitindo ver algumas diferenças.

watch

Comparemos uma mesma sequência do jogo Watch Dogs em todas as versões, e tentemos ver as diferenças:

Comecemos pela versão PS4:

Eis a versão Xbox One:

Publicidade

Retomando o nosso artigo


Devido ao facto que as imagens animadas não estão na sua resolução nativa, torna-se mais difícil perceber as diferenças. Mas elas são, mesmo assim visíveis, bastando ter um pouco de atenção.

A versão Xbox One aparenta estar um pouco mais clara que a versão PS4 o que se nota nas sombras menos pronunciadas, mas esta é uma situação algo normal uma vez que as versões nunca possuem cores idênticas.

Outra situação perceptível é que quando o carro arranca, na versão Xbox One ele vai à faixa da esquerda, retomando a faixa da direita. Nesse momento parece existir ali um frame quebrado visível mesmo no centro do ecrã. No entanto tal pode ser devido à captura.

A ultima situação que apesar da baixa resolução das animações é notória é que a versão PS4 possui um melhor Anti Aliasing. Esta é uma situação que é apenas lógica uma vez que a solução de AA implementada é idêntica em ambas as consolas, mas a resolução nativa não o é, sendo 1600*900 na PS4, e 1408*792 na Xbox One, com ambas as consolas a re-escalarem para 1920*1080.

Esta é uma situação visível no início da animação se olharem para o fio eléctrico negro que vai para a casa da frente, e onde na versão Xbox One, mesmo com a redução de resolução da imagem, ainda se nota o efeito de escada.

Diga-se porém que no global as versões são muito, mas mesmo muito semelhantes.

Versão Playstation 3:


Aqui há várias diferenças notórias, passando pela redução da densidade das sombras, menor qualidade das texturas, densidade das relvas e redução da fluidez com vários frames quebrados a serem visíveis nos 20 segundos de animação. Mas mais uma vez pode ser um problema da captura.

Percebe-se igualmente que a resolução base é inferior na qualidade dos textos, e que o aliasing está presente em muitos locais.

Curiosamente a nível de geometria e qualidade global do mundo, a versão PS3 é muito semelhante à das consolas de nova geração, com a diferença mais visível a ser a menor densidade de objectos presentes no topo do edifício da esquerda que aparece nos últimos segundos de filme.

Passemos à versão Xbox 360:


A versão Xbox 360 parece ser em tudo idêntica à versão PS3, com apenas uma diferença notória. Um efeito de borrão e fantasma existente na imagem e que, pelo menos nesta captura, tornam a versão a pior de todas as presentes.

Falta saber se a versão X360 corre em algum modo interlaçado ou se estamos perante um Temporal AntiAliasing. Seja como for, o efeito, pelo menos na captura, é terrível.

 

Publicidade

Posts Relacionados