Watch Dogs poderá ser uma desilusão (em alguns aspectos) para muitos.

Independentemente de Watch Dogs poder ser um grande jogo, algo que só poderemos saber no dia 27 após o seu lançamento oficial, o certo é que ele já decepcionou e sendo um jogo que se espera defina a nova geração, poderá continua a decepcionar alguns.

Watchdogs cover

Nota: Que fique bem claro que aqui não estamos a avaliar WatchDogs ou a sua qualidade. O que se pretende aqui referir é apenas que há situações que decepcionam em alguns aspectos, bem como chamar a atenção para falhas que acabam igualmente por definir um jogo.

Watch Dogs está envolto em polémica. O jogo parece ter sofrido sofrido downgrades face ao apresento em 2012 na E3, e nem mesmo a versão PC no seu modo Ultra parece conseguir actualmente atingir o patamar gráfico do que foi apresentado.

Eis a mesma zona capturada actualmente num PC em modo Ultra e o que foi apresentado na E3.

Publicidade

Retomando o nosso artigo



Apesar de ser muito difícil recriar as condições climatéricas da demonstração, uma vez que ele é aleatório, há uma série de efeitos que são superiores na versão da E3. Há vento, neblina, fumo e folhas a serem arrastadas pelo vento e uma série de fontes de Smog totalmente ausentes da versão final. E mesmo a física na gabardina de Aiden parece um pouco melhor.
Mas como referido, as condições não são iguais e a comparação poderá estar a ser injusta e assim deixo-vos a vocês para tirarem as vossas conclusões.

Para ajudar um pouco nesse sentido vamos fazer uma comparação adicional entre o apresentado na E3 e a versão final em um PC modo Ultra.


Cada qual julgue por si! Houve downgrade? Está tudo igual?

Independentemente de o modo Ultra poder estar ou não igual ao apresentado, o certo é que este requer um sistema topo de gama cujo custo passa os 1000 euros, mesmo nas versões mais económicas. E basta um dos componentes ficar abaixo do recomendado que, apesar de o jogo ser jogável,  o sistema ressente-se.

O facto é que o jogo parece ter grandes variações de performance, e para mostrar a grande disparidade de performances, mesmo sistemas mais fracos são capazes de passar os 60 fps em certas zonas com o detalhe em Ultra. No entanto, nessas máquinas o framerate tem dificuldades em ser mantido em zonas de maior acção. Daí que as queixas sobre problemas com fps estejam a aparecer vindas de quem já teve acesso ao jogo e em máquinas que supostamente deveriam poder aguentar bem com o que está no ecrã, como sistemas com processadores i7 e placas gráficas Geforce GTX 780.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Analisemos os requisitos mínimos a nível PC para este jogo:

Core2 Quad Q8400 2.66 Ghz ou Phenon II X4 940

Geforce GTX 460 768 MB ou Radeon HD 5770 1024 MB

6 GB.

E os requisitos para Ultra:

Core i7 4770K 3.5 Ghz ou FX 9370

Geforce GTX 780 ou Radeon R9-290

8 GB

Estamos a falar de uma diferenças de largas centenas de euros em Hardware, pelo que seria de esperar grandes diferenças entre o detalhe mínimo e o Ultra. Mas vejamos:


Cada qual julgue por si. O detalhe existe e as diferenças estão lá, mas será que justificam uma disparidade tão grande no hardware para os ter? Até porque convenhamos, o preço (falando literalmente em moeda) torna-se exagerado face ao que é efectivamente obtido a mais. Daí que resoluções à parte, me parece de louvar mais uma vez as consolas por conseguirem o que conseguem em um hardware de 400 euros.

Mas pormenores à parte, a questão que surge então é: Será que Watch Dogs é efectivamente o jogo de nova geração que estávamos à espera?

Infelizmente uma comparação com o já antiguinho GTA IV na PS3/Xbox 360 mostra que Watch Dogs deixa ainda muito a desejar a nível de detalhe e física (note-se que o jogo ainda não foi lançado pelo que algumas destas situações poderão estar alteradas na versão final).

Vejamos:

 



Naturalmente que com isto não queremos dizer que GTA IV é superior a Watch Dogs, ou que há mais atenção para o pormenor nesse jogo do que em WatchDogs. Isso não será verdade até porque há igualmente muita coisa em WatchDogs que falha em GTA IV. A questão relevante aqui é apenas o facto que há muito pormenor que está em falta no jogo que lhe corta parte do interesse/realismo. E o grafismo de nada vale sem esse realismo associado.

Ou seja, independentemente da qualidade de Watch Dogs há certamente motivos para que possa haver muito descontente com o jogo. O que não quer dizer que sejam todos.

Dado que ainda hoje teremos acesso ao jogo, será expectável que ainda venhamos a escrever mais qualquer coisa sobre ele.

Publicidade

Posts Relacionados