Wccftech insiste que Navi é um GPU não CGN

A Wccftech continua a insistir que a Navi não é um GPU GCN, e que ele quebrará com as barreiras no número de CUs, bem como melhorará bastante a performance por CU.

Não deve faltar muito até sabermos o que é a Navi. A AMD anunciou um Summit onde irá falar dele para o dia 23 de Abril.

Mas a Wccftech, que tem desde á bastante tempo vindo a referir que o Navi não será um GCN (pelo menos não como o conhecemos), continua a insistir nessa situação, sendo que refere não só que ele não será feito na macro arquitectura GCN, mas igualmente que ele quebrará a barreira dos 4096 Shader Processors (64 CUs).

A Wccftech refere ainda que há um outro rumor de que o Navi que tanto se fala como tendo 40 CUs não é um Navi 10, mas sim um Navi 12. O Navi 10 será o topo de gama, e o GPU referido em rumores como existindo na futura consola PS5 (o rumor questiona se numa versão Lite uma vez que o número de série é confuso).

A Navi 10 com 20 CUs terá uma performance equivalente à RX 580, algo que já vimos acontecer num suposto benchmark que apareceu.



Posts Relacionados

15
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
12 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Vitor CaladomarckosMário Armão FerreirabrunoFernando Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Se for verdade, excelente. Estava esperando modificações importantes na NAVI. Tanto pelo que se não me engano foi onde Raja mais contribuiu de fato (apesar de dizerem que ele não gostou do deslocamento de pessoal pra esse projeto… Sei lá) e a suposta mão da Sony que até agora não sei se é verdade.
Ansioso pra ver a capacidade e possíveis melhorias.

*Creio que quis dizer Vega 56 alí Mário, no último parágrafo.

Brunoab
Visitante
Brunoab

agora é esperar o anuncio da Navi, com ela já da para chutar bem o que será o PS5.

eu aposto em no mínimo 16TF, “nossa, muito”?

O Cerny disse que o mínimo para 4k nativos são 8TF, então dobrando isso temos 16TF para ter um salto de 2x de qualidade gráfica indo de 1080p para 4k, o que é pouco para um salto de geração… Então:

Usando checkboarding e outras técnicas similares, teríamos um salto de 4x a qualidade gráfíca com aumento de 1080p para 4k usando checkboarding.

Para mim isso parece até um salto conservador para chutar… Então ai vai o meu chute:

Acho que vão ser 18TF

GPU 1.6GHz
88CUs (a lite?, ~94CUs de limite na GPU top da AMD para PC com 25TF ou mais com a GPU em 2ghz?)
isso fecha 18,08TF.
7nm+

inclusive isso fecharia com uma GPU um pouco mais poderosa que a do PS4 no mesmo segumento, PS4 era uma media, PS5 vai ser um GPU media alta, a versão top “capada”

3x o xoneX, para mostrar um salto grande em cima dele.

a Sony não estaria desenvolvendo a GPU do PS5 junto com a AMD para vir com coisa mixuruca.

ainda teriamos 4 placas sendo “GPU do PS5”

teríamos também bastante variedade para aproveitar a produção bem nas Placas de PC:

– 2GHz e 96CUs – 25TF
– 2GHz e 88CUs – 22,6TF
– 1.6GHz e 96CUs – 19TF
– 1.6GHz e 88CUs – 18TF

com isso, a produção, acho, seria melhor aproveitada… iriam separar o que tem CUs funcionando e o que tem frenquecia alta e baixa de funcionamento… tudo do mesmo waffer.

outra coisa que editando esse comentário me ocorreu, e se der para fazer o mesmo com a GPU do PS5?

1.6GHz e 88CUs = 18TF

1.8GHz e 80CUs = 18TF

ou, chutando para baixo:

1.4GHz e 80CUs = 14TF
1.6GHz e 72CUs = 14TF

podem fazer todas as GPUs do PS5 mirando 1.8GHz e 88 CUs, assim somente o que rodar a 1.6GHz e tiver 80CUs seriam descartados, todas as outras variações poderiam ser aproveitadas.

Bruno Ribeiro
Membro

Na realidade, e se as patentes de uma nova CU forem verdadeiras, podemos estar a assistir a no mínimo uma duplicação do número de ALUs por unidade SIM de um CU e portanto de 64 num CU passaremos para 128, na Navi.

Num chip do tamanho da Vega 64 ou 56 a 7nm pode-se colocar 4 ccx Zen 2 (16 núcleos) e pelo menos 52 CU.

Assim temos:

52 x 128 x 1372 x 2 = 18,27 TFLOPS.

Isto assumindo que uma CU dobra de tamanho em área com a duplicação de CUs.

Penso que será algo possível de fabricar, não sei se será exequível em termos de preço.

Brunoab
Visitante
Brunoab

eu acho que não vai ser cpu com 16 núcleos, mesmo que seja “fácil” fabricar…

vai se 8 núcleos mesmo, o que “sobrar” vai ser GPU

bruno
Visitante
bruno

Continuando com o modelo que expus em cima, com um GPU com 18Tflops ja ficas muito bem servido. Investir mais em GPU nao faz sentido. Por outro lado, 16 nucleos no CPU permitiriam alimentar todo esse GPU e fazer coisas muito impressionantes nos jogos.

Seja como for, eu nao estou a dizer que e facil de fabricar, estou a dizer que penso que seria possivel produzir uma APU com todos esses elementos, o que e diferente.

Mário Armão Ferreira
Visitante

Eu vou-me reservar para falar apenas amanhã. Mas apesar de 18 Tflops parecer plausível, estar a falar disso é fazer especulação sobre especulação.
Não se sabe o que o Navi é, e tudo o que se diz, apesar de poder fazer sentido, é especulação. Aumentar-lhe a performance é duplicar a mesma.
Mas amanhã perante o artigo que sairá, falaremos melhor…

Fernando
Visitante
Fernando

Qualquer coisa acima de 12tflops é muito impressionante para um console, principalmente se for da Sony que não tem mais dinheiro para queimar como tinha a 14 anos atrás.
Pense de uma forma realista, mais tflops significa mais consumo de energia e a arquitetura de 7nm não fez nenhum milagre na economia de energia. A Radeon 7 sozinha consome mais de 250w e um console costuma consumir bem menos que isso para alimentar todos os componentes. Além disso, existem os custos dos outros componentes. Uma GPU de 16 tflops, que é uma coisa que nem existe no mercado ainda, precisaria de uma configuração de memória e largura de banda que também nunca foi utilizada no PC para não ser subutilizada. Então, sua expectativa é que um PS5 do ano que vem chegue com capacidades acima dos PCs da atualidade. E isso já não aconteceu no PS4, nem no Xbox One X. Pelo menos 2 anos antes do lançamento desses, ja existiam PCs com capacidade superior.
Mesmo que a AMD venha a surpreender com a Navi, espere os próximos consoles com desempenho semelhante ao que a Nvidia RTX 2070 consegue na melhor das hipóteses, e até mesmo atrás do que a Radeon 7 pode fazer.
E se lembre de uma coisa, a NVidia está uma geração na frente da AMD a quase 10 anos, o máximo que a Navi vai fazer é igualar a arquitetura atual da NVidia para ser superada pela próxima.

Brunoab
Visitante
Brunoab

esse teu post esta igual quem achava absurdo o PS4 e Xone terem 8GB de ram e achavam que iria ser ~2GB de ram.

bruno
Visitante
bruno

Apesar de concordar com o que dizes, quero chamar a atencao para isto:

A radeon 7 foi o passar da Vega para 7 nm, com pequenas alteracoes que ativaram funcionalidades que estavam bloqueadas na vega anterior.

A radeon 7 tem uma velocidade base de 1500 Ghz (superior ao que tinhas na Vega) Isto e imenso num GPU, e pode facilmente explicar os consumos elevados. mais ainda, e preciso ver que o consumo nao aumenta de forma linear com o aumento da velocidade de relogio.

A Navi sera o primeiro GPU pensado para os 7 nm, e nao apenas uma adaptacao, o que trara melhorias no consumo.

Por outras palavras, nao e possivel fazer qualquer suposicao sobre o que os 7 nm nao trazeram qualquer melhoria no consumo. Porque o que vemos e a AMD a desenvolver produtos e a aumentar bastante a velocidade de relogio aumentando tb o consumo.

Sobre a nVidia estar uma geracao a frente, isso nao e verdade. Em 2014, 2015 e 2016 a AMD foi bastante competitiva. Deixou de o ser com a Vega, que devido ao desastre do bulldozer e a situacao financeira da empresa, chegou inacabada ao mercado.

Basicamente a nVidia todos os anos anuncia nova arquitetura e a AMD deixou de o fazer.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Não querendo desmerecer seu raciocínio, mas me parece extremamente otimista. Estou com os dois pés no chão pra não me sentir “decepcionado” com o que vier.
Na minha humilde opinião não deve passar dos 10/12 tflop porquê é um console e não tem como ter tanto poder sem estourar o preço. Na época do PS3 foi uma choradeira danada, não acho que vão extrapolar muito.
Caso venha algo mais potente, ótimo.
E quero saber o preço disso aqui no Brasil… Eu nem tenho ilusão de colocar a mão nisso no lançamento, pra não ser roubado e por segurança, mesmo com RMA, gosto de evitar dor de cabeça pois minha paciência nem existe.

marckos
Visitante
marckos

Carlos Zidane, concordo com você… O pessoal tá otimista, aliás até pode ser assim pois sonhar não custa nada…Mas sou mais conservador em relação a esses números …Consoles com 16/18 teraflops, com 16 núcleos na CPU, por 500 dólares e tendo boa eficiência energética, acho bem improvável pra lançamento em 2019/2020…

Penso em 12 a 14 teraflops, e oito núcleos/16 threads na CPU, com a NAVI entregando mais RENDIMENTO por Flop do que a arquitetura atual(Vega)… Mais que isso será uma surpresa…

bruno
Visitante
bruno

Eu so disse que seria possivel fabricar a APU… Mas refiro que o custo de uma APU desse calibre pode ser incomportavel.

Mas que para mim esse seria o hardware a ter nas consolas, seria. Se fosse possivel.

So quero acrescentar que a historia dos 8 nucleos foi tomada em consideracao nos 14 nm. Um zen 2 de 16 nucleos penso que ocupa a mesma area e tera o mesmo custo de um zen1 ou zen+ de 8 nucleos.

Por outras palavras: se as pessoas consideravam possivel isso nos 14 nm, nao ha razao para nao o considerarem nos 7.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Mais um rumor que me parece credível:

PlayStation 5 Specs

CPU 7nm Ryzen 8 core 16 threads
GPU 7nm Navi architecture around 14TF
24GB Gddr6 + 4gb ddr4 for OS
2tb HDD
8k upscaling

The specs for PlayStation 5 will allow it to up-scale resolution to 8K. The console will be able to push 4K native resolution in most video games released for it, especially, in the launch line up. The developer also discussed PS5’s retail price which is going to be $499. According to his post, Sony will take $100 loss during the early stages of PlayStation 5’s launch.