WiiU afinal é menos potente que a Xbox 360 e a PS3

Apesar de as especificações no papel parecerem mostrar a WiiU como uma consola ligeiramente superior às de actual geração como a PS3 e a Xbox 360, a verdade é que os programadores que se encontram a desenvolver para ela parecem deparar-se com uma realidade bem diferente.

É certo que a nova consola da Nintendo é hardware bem mais recente e teoricamente capaz, mas segundo criadores já familiarizados com o hardware revelam que a sua performance gráfica não está ao nível das actuais consolas.

Segundo essas mesmas fontes, o poder gráfico da WiiU fica alguns patamares abaixo do das actuais consolas devido à inexistência da mesma quantidade de shaders. É certo que muitas coisas são melhores devido ao seu design mais moderno, mas no global a WiiU não chega lá!



Esta situação apanhou-nos de surpresa, especialmente considerando as idades das actuais consolas, e criar uma consola mais potente que as actuais deveria ser algo bastante simples. O problema da WiiU é o custo que a mesma apresentará devido ao seu tablet, pelo que a Nintendo teve de fazer compromissos.

Um tablet touchscreen, mesmo que sem grande poder de processamento é algo que sai sempre mais caro que um simples controlador, e tal teria tendência a puxar o preço da consola para cima. Ora manter o preço acessível significa cortar nas capacidades do CPU, GPU e RAM.

Como já sabemos a Nintendo não considera que os gráficos sejam a componente mais relevante de uma consola, e a Wii e a DS provaram isso ao serem sucessos de venda. Simplesmente a Wii foi inovadora pelos seus controlos de movimento e a DS era a única consola do mercado com ecrã táctil. Por outras palavras, ambas as consolas possuíam argumentos únicos que as tornavam únicas e sem concorrência, algo que agora não será verdade com a WiiU.



A nível de potência um conjunto PS3+VITA é em tudo superior ao que é oferecido pela WiiU, oferecendo mais poder de processamento em ambos os lados, melhores capacidades gráficas, capacidades de interacção superiores devido às capacidades impressionantes da Vita, e mesmo um preço que poderá ser até inferior ao da consola da Nintendo.

Dado que a WiiU não possui verdadeiramente poder de processamento no seu Tablet, quase todo o conteúdo ali demonstrado será calculado remotamente e enviado por meio de um stream video. Essa é uma situação que não acontece com o conjunto PS3+Vita onde na Vita temos um poder de processamento quase igual ao da consola mãe. Quer isto dizer que a WiiU deverá estar limitada ao uso de um ecrã, ao passo que no conjunto da Sony o número de ecrãs pode ser idêntico ao número de conexões permitidas pela consola.

E se a Naughty Dog já referiu em tempos que o pack Sony+Vita era em tudo idêntico ao oferecido pela WiiU, agora outros criadores afirmam mesmo que o pack da Sony se revela mais poderoso, bem como mais fácil de programar.

No que toca a uma experiência única, como oferecido pela Wii e DS, a Nintendo não irá conseguir isso com a WiiU. Falta saber o que tem para oferecer a nível de software, mas uma coisa é certa. Desta vez a concorrência existe… e é mais forte que o produto da Nintendo.



Posts Relacionados