Windows 10 será gratuito para quem tem Windows o 7 e 8 originais.

Numa excelente notícia para os utilizadores a Microsoft oferecerá o Windows 10 como upgrade gratuito a todos os possuidores do Windows 7 e 8 originais.

Windows_10

A Microsoft deu ontem a conhecer ao mundo o que será o Windows 10. E há muitas novidades a caminho, muitas que já foram vistas e outras que ainda serão mostradas. Outra foram conhecidas ontem e eram novidade!

A maior novidade é o regresso do botão Start e respectivo menu. Está de volta no seu lugar apesar de alterado com “azulejos” dinâmicos.

Do lado oposto há um sistema de notificações semelhante ao que há nos aparelhos móveis. Uma situação que certamente muitos gostarão, outros nem por isso uma vez que há quem goste de separar o seu PC dos aparelhos móveis.



Com o Windows 10 a Microsoft introduz o Continuum. Será uma caracteristica que permite a aparelhos como o Surface Pro ou o Transformer Book a mudança do interface gráfico dependendo da forma como estão configurados. Conecte-se um teclado e o interface tradicional arranca. Retire-so fora e o interface Touch toma o seu lugar. Tudo isto de forma imediata e apenas separado por uma caixa de diálogo com o pedido de autorização.

Tambem no Windows 10 temos o assistente virtual Cortana. E tal como nos actuais smartphones ela aceitará comandos de voz que transformará em acções. nada que seja novidade nos tablets ou smartphones, actualmente inundado com softwares destes, mas uma novidade nos PCs.

A Cortana tem uma série de novidades. Especialmente porque funciona sobre a aplicação que está a correr, sem a interromper, e podendo realizar tarefas em segundo plano apenas pela solicitação vocal.



Depois há o novo Browser. Com o nome de código Spartan é  bem diferente do Internet Explorer. O motor de render é novo e o interface é minimalista. Possui agora um leitor PDF embutido e suporte para a assistente Cortana que permite por exemplo reportar resultados de buscas sem que tenhamos de interromper uma visita a um website.

A nível de jogos a novidade é o DirectX 12 que será exclusivo deste OS e que permitirá ganhos de performance até 50% com o actual hardware.

E depois há a integração Xbox. Todas as aplicações base da Xbox One sairão para PC, e termos direito a fazer streams da consola para o PC. Sim, Remote play da Xbox em todos os aparelhos com a aplicação Xbox e o Windows 10.

Naturalmente no que toca a aplicações, é uma estrada de duas vias. E as aplicações Windows tambem podem ir para a Xbox. Naturalmente não falamos do Photoshop ou do Office, mas aplicações que possam ser úteis ao universo consola.

Mas a grande novidade foi o custo do Windows 10. É que a Microsoft refere que ele será um upgrade gratuito para todos os que possuam uma licença válida do Windows 7 ou 8 (incluindo, naturalmente, o 8.1). No entanto o upgrade terá de ocorrer no espaço de um ano, altura em que termina a promoção.

Dá agora claramente para perceber que a Microsoft mudou. A empresa reconheceu as críticas feitas (inclusive por nós), e alterou a sua postura. As posições dominantes e arrogantes que a empresa tomou com o Windows 8 e o seu interface Metro que ninguém queria desapareceram, sendo este produto mais virado para as necessidades reais dos utilizadores.

Mas a maior prova de mudança é a oferta do Windows 10 e a oferta do upgrade não só aos possuidores do Windows 8, como aos do windows 7. E tal mostra bem a mudança, pois de outra forma como se explicaria que o Windows 8 fosse pago à parte se agora possuem direito ao mesmo e serão colocados “no mesmo barco”, quem nunca fez upgrade para o 8, e quem o fez?



Posts Relacionados