Windows 10… Upgrade sim ou não? O bom e mau!

Windows_10

Com a aproximação do término do período de oferta do Window 10, os utilizadores aptos ao upgrade necessitam de fazer a sua escolha. Mas o Windows 10 tem vantagens e desvantagens pelo que muitos possuem dúvidas. Há por isso que se ponderar as situações.

O Windows 10 é oferecido de forma inédita. pela Microsoft. O sistema operativo é gratuito para os possuidores do Windows 7 e versões superiores, bastando para isso aceitar a atualização.

Mas se não atualizaste ainda, é porque tens dúvidas, e este artigo é então para ti! Eis então algumas das razões que te devem levar a atualizar, e outras que provavelmente te estão a fazer hesitar!

Pontos fortes do Windows 10

Acesso a um API de baixo nível

Apesar de futuramente o Vulkan vir a oferecer a todas as versões do Windows acessos de baixo nível que trarão performances adicionais ao hardware, especialmente em jogos, neste momento apenas o DirectX 12 é capaz de fazer tal.

Este API, a nova versão do já conhecido DirectX, é exclusivo do Windows 10, e não terá suporte em mais nenhuma versão. É a base de muitas funcionalidades do Windows 10, e da compatibilidade universal entre todas as plataformas com suporte Windows.

Se jogas no teu PC e queres as melhores performances nos jogos mais recentes, o DirectX 12 é neste momento o melhor API existente para o Windows.

Acesso às Aplicações Universais

Curiosamente as aplicações universais são até citadas muitas vezes como um dos motivos pelo qual as pessoas não querem atualizar. Há quem acredite que esta situação de uniformização do Desktop com ambientes mais ligeiros como o dos smartphones e tablets não deviam existir, prejudicando o Desktop e trazendo aplicações completamente inúteis para o mesmo.

Mas a questão é que s aplicações universais são meramente opcionais, e algumas das aplicações até se podem revelar interessantes.

Mas onde esta situação realmente brilha é na abertura que deu à criação da plataforma XBox que permite que os jogos Xbox corram no PC. Os jogos Xbox correm no Windows 10 devido à Plataforma Universal Windows, que de certa forma é uma extensão das aplicações universais não aos tablets e smartphones, mas à consola da Microsoft.

Integração com aparelhos móveis

O Windows 8.1 já se integrou muito com o Windows Phone, mas a integração aumentou com o Windows 10, desta vez sem alterar o aspecto do ambiente de trabalho do computador, que se mantém o mais próximo do clássico possível. Mas o suporte ao Android e iPhone tambem existe com envio de mensagens e notificações, integração com as aplicações office, e outros.


São situações opcionais, mas que podem dar muito jeito quando se começam a usar!

Atualizações garantidas

De acordo com a Microsoft, não haverá mais nenhuma versão do Windows, e o Windows 10 será sempre atualizado daqui para o futuro para todas as novas versões que possam existir, não sendo necessário vir-se a comprar novamente um novo sistema operativo. O OS tem tambem tido atualizações constantes!

Pontos fracos do Windows 10

Atualizações forçadas e com problemas

Convenhamos que a forma como a Microsoft impinge o novo OS não é uma atitude que se pode considerar como série vinda de uma empresa na qual vamos passar a confiar futuramente.

O sistema operativo instala-se caso nada seja dito em contrário, o que levou a muitas instalações não autorizadas. Depois há problemas de compatibilidades com hardware que não suporta o novo OS, e mesmo com software.

Há igualmente casos de sistemas que após a atualização ficaram instáveis e o retrocesso não recuperou a instabilidade, forçando a re-instalar o antigo OS.

O uso da internet e a descarga do OS sem nossa autorização é igualmente inaceitável, especialmente em contas onde o tráfefo é limitado.

Telemetria (recolha de dados)

Uma das situações mais polémicas do Windows 10 é a recolha de dados. A Microsoft recolhe dados cujo conteúdo é desconhecido, mas entre outras situações mais fáceis de perceber recolhe as palavras tecladas para fazer sugestões de palavras e correcções. A Microsoft refere que tal se deve a melhorar e experiência do utilizador, mas se isso é algo que num smartphone até podemos aceitar, num computador de mesa a coisa é menos tolerável, e daí a falta de vontade que pode haver em se atualizar.

O mais interessante é que a recolha de dados ocorre na mesma, mesmo com todas as opções de recolha existentes desligadas.

As coisas correm mal durante as atualizações

Não há muito a dizer. É um problema geral em todas as atualizações, mas especialmente notória neste caso dada a grandeza da atualização. As coisas normalmente correm bem… mas se correrem mal, podem correr mesmo muito mal!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (3)

  1. so uso windows pq não existe concorrência, se o linux tivesse um bom software eu não pensaria duas vezes…

    • Esse Windows 10 está nos vigiando e sendo um big brother e tanto, embora isso poderia acontecer ém qualquer sistema, mas eu não confio nada nisso. É futuramente, se você não aceitar revelar tudo a seu respeito, não poderá usar a tecnologia de ponta… Situação péssima. É as atualizações gerando problemas? Minha USB 3.0 nunca mais funcionou. Não importa o que se faça. Fora outros inconvenientes. Atualizar sem autorização? Nem pensar. O Windows precisa de concorrência urgente. Esse sistema está se tornando uma armadilha bomba pra humanidade. :\

    • Depende do que vc utiliza.

      Em casa utilizo o linux em praticamente 99% das vezes que estou na frente do desktop ou notebook.

Os comentarios estao fechados.