Windows 8.1 terá publicidade na pesquisa interna.

Nos últimos tempos sempre que o nome Microsoft surge à baila tenho levado as mãos à cabeça. Num reconhecimento quase unânime a nível mundial, a empresa tem sido um desastre a nível de relações públicas e de opções ara os seus novos produtos. A última novidade é a inserção na versão 8.1 do windows, de publicidade na pesquisa interna dpo sistema operativo.

metro

A Microsoft tem vindo a publicitar tremendamente a sua nova aplicação de pesquisa que pode mesmo ir buscar resultados ao seu motor de pesquisa Bing.

Mas independentemente da intenção ser boa ou má, trata-se de um melhoramento na pesquisa que muitos até poderão achar agradável e louvar. Na óptica apenas do utilizador, o problema não passa pela possibilidade de se obter resultados do Bing, mas pelo facto que as pesquisas passarão a ser acompanhadas de… publicidade.

Tratam-se dos Bing Adds e que passarão agora a ser parte integrante do Windows. Esta é uma situação que à primeira vista se mostra como uma atitude monopolista e que certamente criará problemas à empresa uma vez que se trata de um abuso de posição dominante no campo dos sistemas operativos, para impingir um sistema de publicidade exclusiva a um sistema de anúncios seu, mas igualmente, e de certa forma, uma posição abusiva sobre o utilizador.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Se o sistema operativo fosse gratuito, esta seria uma situação que na vertente do utilizador se entenderia. Mas não é! E considerar a pesquisa interna do Windows 8.1 como uma plataforma para esta situação é, a nosso ver, e são livres de discordar, uma total falta de consideração e respeito pelos utilizadores. Assim e caso te interesse, para usares esta função no teu sistema operativo pago, terás de suportar a publicidade.

Seja como for esta publicidade apenas estará acessível se a opção de pesquisa global estiver activa. O que quer dizer que a teremos de desligar.

Publicidade

Posts Relacionados