Windows Phone e iOS ganham mercado ao Android nos EUA

Se as verdades são universais, os mercados não o são. E o mercado Americano, sendo um dos maiores do mundo, é de grande interesse de estudo. E nesse mercado o Android tem vindo a perder terreno para o iOS e… o Windows Phone.

Se parece ser uma verdade absoluta que o Android está a ultrapassar tudo o resto, a realidade no mercado Americano parece contrariar essa tendência. Segundo os últimos dados, o iPhone e os telefones com Windows Phone estão a crescer mais rápido do que o Android.

Se a guerra Android iOS é cheia destas situações de altos e baixos, a novidade aqui é a intrusão do Windows Phone. Eis o actual estado do mercado.

marketshare

O Android é ainda líder com 51,7% de mercado. Esta liderança foi ganha em 2012, mas perdida no período de final do ano, só sendo retomada em Janeiro.



Mas o mercado iOS tem vindo a crescer desde Fevereiro, altura em que possuia uma quota de mercado de 39,1%, atingindo agora os 41,4% (+2,3%). Já os Windows Phone passou dos 3,8% para os 5,6% (+1,8%). A subida do mercado android deu-se igualmente, mas foi de apenas 1,4%.

Aqui o valor mais notável é o do Windows Phone que se revela como um crescimento de 47%. Já o crescimento Android dada a quota de mercado ganha, traduz-se no crescimento de apenas 3%.

O que temos de perguntar aqui é: Quem é que tem passado para o mercado Windows Phone?

Basicamente 42% dos que aderiram ao Windows Phone vieram do mercado dos telefones de gama média fornecidos pelos operadores, e 32% vieram do mercado Android. O resto provem de fontes variadas e sem percentagens significativas de locais específicos dignas de nota.

Curiosamente a maior parte destes utilizadores são jovens.

Quem deverá ter recebido esta notícia com alguma satisfação foi a Apple. A empresa tinha tido quedas de volume de 7% em Abril, e o actual ganho de quota de mercado indica que recuperou bem. No entanto, como os números o comprovam, se há empresa onde a variação das quotas de mercado possuem pouco impacto nas finanças é a Apple.

Analisando a situação a nível global a situação é bem diferente da Americana, com a Apple a cair abaixo dos 20% de quota, e com o Android a ter mais de 70% de mercado.

quotas globais

Apesar destes números, a margem de lucros da Apple continua a ser bastante maior que a das restantes empresas. E a quota de lucros mundial é maioritariamente Apple. E nesse sentido muitos analistas acham que esta quota de mercado é extremamente enganadora e que a Apple é quem efectivamente está a ganhar, por larga margem, esta batalha dos smartphones.

Com o mercado asiático a representar 75% dos telefones mundiais, e com o maior operador a não vender ainda o iPhone a Apple está em negociações para a introdução do mesmo. E tal pode mudar bastante o aspecto actual do mercado.



Posts Relacionados