Witcher 3 e a performance na PS4.

Witcher 3 é um dos melhores jogos desta geração. No entanto a versão PS4 possui alguns problemas de performance que nunca foram resolvidos. A questão é: Porque?

witcher3

Quando Witcher 3 foi apresentado muito foi apregoado que o jogo, à semelhança de grande parte dos jogos desta geração, correria a 1080p na PS4 e a 900p na Xbox .

No entanto tal não aconteceu. A versão PS4 saiu a 1080p nativo, ao passo que a versão Xbox One saiu com uma resolução dinâmica que varia entre os 900p e os 1080p consoante a disponibilidade de performance da consola.

Ora a versão PS4 corre a 1080p nativos, mas aquilo que se tem verificado até ao momento é que a consola sofre de problemas de performance. As análises aos fotogramas por segundo na PS4 mostram que a consola tem quebras muito mais marcantes e acentuadas que a Xbox One, sendo que em alguns casos os valores são elevados e a quebra é notória, sentindo-se na jogabilidade.

A CD Project Red, responsáveis pelo jogo prometeu um patch que resolveria a questão das performances na PS4, mas o certo é que o patch 1.07 está prestes a ser lançado nas consolas (o 1.06 não existirá), e até ao momento nada foi anunciado relativamente à resolução dos problemas específicos da PS4.

Daí que naturalmente surge a questão: Porque?


Não seria fácil, mesmo que temporariamente, aplicar um framebuffer variável e dinâmico, tal como na Xbox One (Wolfenstein: The New Order fazia-o em ambas as consolas)? Certamente com a resolução a descer igualmente para os 900p os problemas com os fotogramas poderiam ser imediatamente resolvidos ficando ambas as versões do jogo idênticas. E caso no futuro um patch apareça que resolva os problemas, poder-se-ia voltar a fixar a consola nos 1080p.

Mas isto não acontece…

Não se pode deixar de questionar o que impede a CD Project Red de aplicar esta solução, mesmo que temporária. Pressões da Sony? Receios de mostrar que a PS4 possa não ser superior? Um problema não dependente da resolução? E se sim, qual?

A PS4, como centenas de títulos o demonstraram e tem vindo a demonstrar, é efectivamente mais capaz, mas isso poderá não ser notório em todos os casos. Tudo depende do factor que limita as performances. Se este for o CPU a Xbox One será superior, se for a largura de banda, as consolas serão basicamente semelhantes, etc.

A questão é que não há vergonha nenhuma em um jogo correr a 900p. Apesar de preferir a versão a 1080p sempre que disponível, há muitos e bons jogos 900p que jogo na minha Xbox One que, acima de tudo, me trazem grande diversão (aquilo que importa). E sinceramente ter uma resolução menor que 1080p nem é uma novidade na PS4 (AC Unity ou Battlefield 4 saltam-me à cabeça).

Agora não se dar qualquer explicação e preferir penalizar a jogabilidade com fotogramas baixos e engasgos que estragam o jogo, jogabilidade e a diversão, apenas para se forçar os 1080p é que não se está a entender muito bem… E a apatia da CD Project Red em resolver a situação já começa a soar a algo estranho!

Publicidade

Posts Relacionados