World Wide Web Consortium acede em colocar DRM na… internet!

A W3C consentiu a que a internet possa vir a ter DRM. Isso quer dizer que a internet, tal como a conhecemos, pode estar prestes a acabar.

w3c

DRM… A abreviatura para Digital Rights Management, e algo odiado pelos utilizadores. Basicamente um DRM é uma restrição, normalmente usada para impedir usos ilegais, mas mesmo assim uma restrição. E o historial dos utilizadores com DRM é mau. Diga-se mesmo, é péssimo, com utilizadores que recorrem a situações legais a serem prejudicados por ele. Diga-se que casos onde um utilizador tenha sido beneficiado pelo DRM, não existem! Mas o caso contrário… são aos milhões as histórias que se poderiam contar.

Ora com DRM na web, gravar uma imagem, fazer um copy paste de um texto, e coisas assim banais que tomamos como garantidas, poderão acabar! E tal está aprovado pela W3C (World Wide Web Consortium), pelo que poderá vir a aparecer de um momento para o outro.

Ora na web estávamos a salvo dos problemas do DRM. A Internet é (ou era) um local onde acima de tudo existia liberdade. Mas no futuro, tal situação pode agora estar ameaçada. Aquilo que até hoje estava acessível por natureza (apenas dificultado por alguns scripts), pode ficar inacessível. E apesar de a liberdade total poder dar azo a abusos, a restrição total não oferece igualmente vantagens a ninguém.



Numa altura em que a distribuição de conteúdos parecia estar a ganhar regras por consenso de boa utilização e a evoluir sem qualquer tipo de DRM, eis que aparece esta notícia que não será certamente boa.

No entanto nem tudo estará perdido. Já no passado algumas tecnologias aprovadas pela W3C não foram adoptadas pela Apple, Mozilla e Opera. Foi o caso do XHTML que não foi implementado, ficando o HTML standard a dominar. E espera-se que agora estas empresas forçem a mão à W3C para impedir o avanço desses DRM.

Afinal se não o fizerem o mercado irá certamente evoluir para browsers piratas que se identificam como possuindo o DRM, mas sem o terem. E esse tipo de situação não é boa para ninguem. Aliás este tipo de desperdício em recursos, tempo e dinheiro em tecnologias que nada contribuem para o bem da internet ou dos seus utilizadores é algo que nem se compreende porque ainda existe.

 



Posts Relacionados