Xbox 360: Uma das melhores consolas de sempre foi descontinuada

A Xbox 360 é uma das melhores consolas de sempre. Aliás para mim, pelo seu historial e vida útil esta é para mim a melhor consola que já possuí. Mas agora chegou ao fim!

Tudo na vida tem um tempo. Mas a Xbox 360 marcou uma era! Teve um tempo de vida de 11 anos e alcançou quase 90 milhões de unidades vendidas, tendo-se revelado como a melhor consola da anterior geração. Era a mais fácil de se obter performances e dominou a concorrente PS3 durante a maior parte da geração, apenas sendo ultrapassada a nível de performances já relativamente perto do fim quando o Cell foi finalmente dominado pelos programadores.

Apesar de tecnicamente e a nível de funcionalidades a 360 não ser comparável às atuais consolas, a diversão que me trouxe ao longo de tantos anos tornou-a numa consola de preferência. Foi, sem sombra de dúvidas, e para mim, a melhor consola que já possuí até hoje. E curiosamente, apesar de tantas horas de uso, e de tantos problemas com o temido anel vermelho que levou vários milhões de consolas a necessitarem de reparação, a minha ainda é das de primeira geração, e está plenamente funcional.

A 360 foi a consola que definiu a geração passada. Introduziu um controlador fantástico e que ainda hoje considero como dos melhores alguma vez criados, e trouxe a Microsoft para a ribalta.

No entanto não foi uma consola livre de problemas. Milhões de unidades foram recolhidas com refeitos de fabrico, a opção de ter modelos com e sem disco fragmentou o mercado devido à falta de políticas da Microsoft que impusessem que os jogos teriam de funcionar sem o disco, e as versões mais antigas sem disco sofreram mesmo pela falta dele, vendo-se impedidas de executar certos jogos.


Mas foi a consola que estabeleceu definitivamente Franchisings de sucesso como Forza, Halo, e Gears, uma consola fantástica e cujo hardware ainda hoje consegue dar cartas, como pudemos ver com a excelente adaptação de Rise of The Tomb Raider.

Curiosamente ver a Xbox 360 hoje é como olhar para outra consola diferente da de lançamento. O interface teve mudanças tão radicais que são mesmo incomparáveis. Basicamente parecem mesmo coisas diferentes! Mas a evolução sempre foi para melhor, e com cada vez mais funcionalidades, uma política que se mantêm atualmente na Xbox One.

A consola tentou ainda uma entrada nos jogos casuais com o Kinect, um periférico com o qual nunca tive grande simpatia. Não teve grande sucesso, mas infelizmente o Kinect ficou na mente da Microsoft e de uma forma que acabou por marcar a atual geração pela negativa. Felizmente a era do Kinect parece ter passado e ele está relegado para segundo plano!

No global a Xbox 360 teve mais virtudes do que defeitos, e no meu caso quase consegui passar ao lado de todas as partes negativas. É uma consola que fez história e que foi marcante para mim e para muitos outros, sendo por isso que é com extrema pena que vejo a mesma a ser descontinuada.

NO entanto a consola ainsa está lá por casa, e com ofertas regulares de jogos no Live Gold, pelo que certamente não deverei deixar tão cedo de a ligar. E ainda bem!

 

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (22)

  1. Baita console, pra mim está ao lado do Super Nintendo como os melhores consoles da história, nunca vou me esquecer o dia em que liguei o meu com Gears of War, infelizmente ainda não senti essa sensação em nenhum jogo dessa geração.

  2. Há controvérsias,eu prefiro muuuuuuito mais o ps3,o ps1 e N3DS,o 360 veio pra confirmar a derrota da ms,perdeu a primeira geração pro ps2,começou ganhando do ps3 mas depois foi ultrapassada pelo mesmo

    • Cada um prefere o console que quiser, gosto é gosto, e não se discute, agora dizer que o 360 veio só pra confirmar a derrota da MS, é ser muito fanboy, ai já perde a credibilidade.

      • Huahuaha eu só estava zoando(sério mesmo,meu comentário foi só pra ver o que comentavam)360 competiu de igual pra igual com o ps3,foi uma briga boa fez a SONY investir em exclusivos enquanto a ms investia em rede,eu não gostava do Wii mas depois que joguei Mário Galaxy eu passei a respeitar muito o mesmo

    • Preferir é uma coisa. Negar que a Xbox 360 foi a melhor consola da geração passada é outra.

      • Isso eu nego categoricamente,o PS3 foi melhor,eh só olhar os fatos:
        -leitor blu ray
        -psn gratuita
        -exclusivos de excelente qualidade
        Tudo bem vc preferir o 360 Mário,mas querer impor que sua opniao é a lei não.

        • Não estou a impor nada. Eu estou a falar da consola e só da consola (hardware). Ela mostrou-se tecnicamente superior ao apresentar os melhores resultados ao longo de quase toda a geração.
          Se fores entrar por outros campos começam os fatores opinião a pesar e em muitos certamente concordaria contigo.

          • Ah ok,por hardware realmente foi a melhor,hardware mais bem planejado e projetado da gen,o ps3 apesar do hardware mais robusto,era horrível de se programar ficando com versões bem infames como por exemplo Bayonetta que parecia um gráfico de ps2 no ps3

  3. Excelente console, foi minha máquina de jogos favorita na gen passada, só passei a usar menos quando começou aquele foco em kinect e queda de exclusivos, aí passei a preferir mais o Ps3…
    Os problemas de aquecimento foram uma marca MUITO negativa, embora eu não tive problemas com isso, mas fiz um mod comum na época que era acelerar os coolers do console…
    Ao rodar o primeiro Gears, tomei um susto com aqueles gráficos maravilhosos(sensação “new gen” que tive também com Uncharted 2), e o controle era uma maravilha para shooters, estilo de jogo dominante na gen passada…
    O 360 foi um salto enorme em relação ao primeiro X-box…
    Uma pena que a Microsoft não repetiu isso no One, com um começo difícil e sem foco.

    • A gen passada foi marcada tbm pelas porcarias de sensores de movimento,essa será talvez marcada pelo vr

  4. Não tive um xbox 360, eu optei pelo ps3 e assim continuei até o fim da gen, mas é inegável que o xbox é muito mais console que o ps3, seja em sistema, seja pelo controle mais ergonômico, seja nos jogos.
    Constatei isso quando joguei no x360 de um amigo, em 2014, as diferenças eram notáveis nos primeiros minutos de jogatina.

    O que realmente me fez continuar com o ps3 foi a PSN PLUS, e os amigos que cultivei na psn. Na questão de exclusivos, tirando os consoles da Nintendo e da Sega, esteve longe de ser fator relevante no ps3, embora tenha jogos first party muito bons.

    • É inegável que o ps3 é muitíssimo mais console,quem reclama de controle é noob que não sabe jogar porque quem sabe jogar joga com qualquer controle,controle do ps3 não deve absolutamente nada pro de 360,ele é considerado melhor que o 360 pra jogos de luta inclusive.O único joystick que é realmente horrível eh o de Nintendo 64,esse não é noobisse reclamar,é praticamente unânime a opniao de que esse controle é ruim.ps3 é muito mas muito mais console que o 360 e isso eh um fato consumado,hardware Mais robusto,muito Mais e melhores exclusivos que o 360,era um blu-Ray player.

  5. Muito bom o texto Mário… Possuo o x360 e o Xone e tive o Ps3 e além de corroborar o que disseste acrescento que todos os países de língua portuguesa devem muito a MS e ao x360 pelo respeito em produzir jogos com nossa língua… No Brasil ele simplesmente reativou a indústria nacional de jogos e não a toa é o vídeo game mais popular aqui… Grande abraço

    • Sinceramente nesse aspecto Portugal não deve nada à Microsoft.
      Com o devido respeito, as traduções para Brasileiro não são algo que me agrade, cheias do vosso calão, termos e atitudes exclusivamente vossas e, o inevitavel sotaque. Tudo isso com um nível de volume e qualidade onde parece que as vozes foram gravadas no fundo de um poço e se distinguem pouco face ao restante audio.
      Vocês certamente terão muito que agradecer, mas nós Portugueses não lhes devemos agradecer nada, especialmente vendo a elevada qualidade que a Sony coloca nos jogos em Portugal, com dobragens localizadas na nossa lingua, escolha de atores e vozes de renome, onde essas sim, possuem elevada qualidade no audio e volumes adaptados e ajustados à realidade.

      • Realmente, tem vários jogos em que a dublagem é bem meia boca, mas Injustice: Gods Among Us e Sunset Overdrive são exemplos clássicos de um trabalho bem feito de dublagem, as versões pt-br não deixam nada a dever para as demais localizações. Puppeteer do ps3 também.

      • Brasileiro? Nao conheço esse idioma, conheço o idioma português falado no Brasil que hoje é a variação mais utilizada no mundo da língua portuguesa, inclusive sendo o mais escolhido nas escolas de idiomas espalhadas pelo mundo.
        Quanto a dublagem, alguns jogos ficam bons outros não, mesmo os que são localizados para Portugal, tem muita porcaria também, porem existem grandes trabalhos de dublagem, geralmente todos os jogos exclusivos da Microsoft tem boa dublagem no Brasil.
        Quanto ao sotaque, isso não tem jeito, assim como é estranho à vocês, para nós, e sem ofensas, o jeito como falam por aí é quase um stand up comedy.
        Agora uma coisa que eu acho muito engraçada e dizem os historiadores é que nós brasileiros falamos o português com um sotaque e expressões muito próximas dos portugueses do seculo XV, ao contrario dos Portugueses que hoje falam o idioma da forma como ele foi se moldando com o passar dos seculos em Portugal com muitas mudanças na fonética.
        Não existe o Portugues certo ou errado, nossa escrita é a quase mesma só que cada país teve sua variação. Mas nao diga Brasileiro, esse idioma não existe, assim como norte-americano fala inglês e 95% da america do Sul e Central falam espanhol.

        • Ok, Português do Brasil… My bad!
          Agora não sei onde vês o stand up comedy em falar-se a lingua mãe! De resto não vou prolongar a conversa pois não interessa para aqui!

        • @Fernando

          Igualmente sem ofensa, mas sendo o brasileiro uma das muitas variantes da lingua portuguesa, acho piada como é que o modo como nós falamos, que é o mais correcto diaga-se de passagem, é stand-up para ti, porque se o original é stand-up, imagino as variantes…

  6. Eu prefiro o PS3 porquê os exclusivos me agradam mais, e o pior é que não curti Halo, nem Gears e o Forza foi bom mas prefiro Gran turismo. Não ligo pra marcas, mas o PS3 pra mim foi imbatível. Respeito totalmente os fãs do Xbox. E até torço muito pra Microsoft lançar um novo ótimo aparelho, já que o One pra mim é um verdadeiro fracasso. Não fiquem bravos, é só minha opinião e não tenho intuito de ofender ninguém.

  7. A minha branquinha comprei na FNAC do forum almada ás zero horas e 1 minuto do dia do lançamento, morreu com ROD, mas ainda tenho 2 elites 1 preta e 1 vermelha (Resident Evil)

Os comentarios estao fechados.