Xbox 360: Uma das melhores consolas de sempre foi descontinuada

A Xbox 360 é uma das melhores consolas de sempre. Aliás para mim, pelo seu historial e vida útil esta é para mim a melhor consola que já possuí. Mas agora chegou ao fim!

Tudo na vida tem um tempo. Mas a Xbox 360 marcou uma era! Teve um tempo de vida de 11 anos e alcançou quase 90 milhões de unidades vendidas, tendo-se revelado como a melhor consola da anterior geração. Era a mais fácil de se obter performances e dominou a concorrente PS3 durante a maior parte da geração, apenas sendo ultrapassada a nível de performances já relativamente perto do fim quando o Cell foi finalmente dominado pelos programadores.

Apesar de tecnicamente e a nível de funcionalidades a 360 não ser comparável às atuais consolas, a diversão que me trouxe ao longo de tantos anos tornou-a numa consola de preferência. Foi, sem sombra de dúvidas, e para mim, a melhor consola que já possuí até hoje. E curiosamente, apesar de tantas horas de uso, e de tantos problemas com o temido anel vermelho que levou vários milhões de consolas a necessitarem de reparação, a minha ainda é das de primeira geração, e está plenamente funcional.

A 360 foi a consola que definiu a geração passada. Introduziu um controlador fantástico e que ainda hoje considero como dos melhores alguma vez criados, e trouxe a Microsoft para a ribalta.

No entanto não foi uma consola livre de problemas. Milhões de unidades foram recolhidas com refeitos de fabrico, a opção de ter modelos com e sem disco fragmentou o mercado devido à falta de políticas da Microsoft que impusessem que os jogos teriam de funcionar sem o disco, e as versões mais antigas sem disco sofreram mesmo pela falta dele, vendo-se impedidas de executar certos jogos.

Publicidade

Retomando o nosso artigo
Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas foi a consola que estabeleceu definitivamente Franchisings de sucesso como Forza, Halo, e Gears, uma consola fantástica e cujo hardware ainda hoje consegue dar cartas, como pudemos ver com a excelente adaptação de Rise of The Tomb Raider.

Curiosamente ver a Xbox 360 hoje é como olhar para outra consola diferente da de lançamento. O interface teve mudanças tão radicais que são mesmo incomparáveis. Basicamente parecem mesmo coisas diferentes! Mas a evolução sempre foi para melhor, e com cada vez mais funcionalidades, uma política que se mantêm atualmente na Xbox One.

A consola tentou ainda uma entrada nos jogos casuais com o Kinect, um periférico com o qual nunca tive grande simpatia. Não teve grande sucesso, mas infelizmente o Kinect ficou na mente da Microsoft e de uma forma que acabou por marcar a atual geração pela negativa. Felizmente a era do Kinect parece ter passado e ele está relegado para segundo plano!

No global a Xbox 360 teve mais virtudes do que defeitos, e no meu caso quase consegui passar ao lado de todas as partes negativas. É uma consola que fez história e que foi marcante para mim e para muitos outros, sendo por isso que é com extrema pena que vejo a mesma a ser descontinuada.

NO entanto a consola ainsa está lá por casa, e com ofertas regulares de jogos no Live Gold, pelo que certamente não deverei deixar tão cedo de a ligar. E ainda bem!

 

Publicidade

Posts Relacionados