Xbox One apontada como suportando Feature Level 12_1 no DirectX 12?

Trata-se do nível máximo de suporte ao API. E de forma indirecta a Microsoft aponta-o à sua consola.

A Microsoft, num slide sobre o Windows 10, aponta a sua consola como suportando feature level 12_1, o nível máximo de suporte ao DirectX 12.

Num dos nosso artigos previmos que ele pudesse ser, juntamente com a PS4, um feature_level 12_0, mas a Microsoft, de forma indirecta dá a entender que a Xbox One é na realidade um feature_level 12_1, o máximo existente.

Atualmente, apenas as Geforce 980 (não fazer qualquer comparação a nível de performances) argumentam possuir esse nível de suporte, e mesmo a recente série 3xx da AMD não afirma possuir esta capacidade (Apesar que, como sabemos, as placas da Nvidia possuem uma pior implementação do uso do GPGPU com este API do que as placas AMD).

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Tal situação, a ser verdadeira, tornaria a Xbox One o primeiro, e que se saiba, o único, sistema AMD apoder tirar 100% partido do novo API.

A questão é que nos parece que há aqui algum empolamento. É muito estranho que estando o feature level 12_1 definido e os fabricantes a poderem-no usar, a AMD não tenha usado o mesmo na sua série 3xx se realmente já possuía acesso à tecnologia. E mais estranho se mostra a situação quando até ao momento vários programadores já confirmaram que a consola não suporta Conservative Rasterization e ROVs por hardware, características necessárias para o feature level 12_1. Daí que fica no ar a questão: Falta de suporte no API ou um bocadinho de má informação em um slide de outra divisão?.

A imagem deixa ainda mais questões no ar do que dá respostas, especialmente quando o indicado (e não referido em mais lado nenhum) é um feature level para o 3D de 12_0, e que deveria bater certo com o D3D, dando assim a entender algum tipo de emulação software para as duas funções em falta.

Publicidade

Posts Relacionados