XBox One poderá ser alvo privilegiado dos hackers

Não, desta vez o motivo não é a espionagem ou o acesso ao Kinect. Apenas toda a realidade que envolve a Xbox e que a deverá tornar num alvo privilegiado.

hacking

Quando pensamos nos hacks que existiram até hoje, particularmente no hack da PS3, verificamos que estes não foram feitos por dinheiro. Foram isso sim pelo desafio associado ao reconhecimento da comunidade de se ter sido o primeiro a conseguir penetrar num sistema fechado.

E actualmente há uma consola no mercado, que mais do que qualquer outra até hoje, tem-se vindo a mostrar extremamente fechada e com um DRM apertado, a Xbox One.

Situações como a obrigatoriedade de ligação permanente à internet, instalações mandatórias, possibilidade de bloqueio de jogos usados ou, no mínimo, forçosamente vendidos apenas por parceiros aprovados pela Microsoft, e o simples empréstimo de jogos controlado e limitado, são restrições impostas à consola que os mais entendidos vão tentar passar por cima.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Assim, logo desde o seu lançamento poderá haver um alvo preferencial para os Hackers, a nova Xbox. Se alguem conseguir passar por cima destas limitações, ou pior ainda, conseguir colocar cópias piratas a funcionar, será altamente venerado na comunidade de hackers e mesmo na comunidade de gamers. Tal seria igualmente um embaraço de todo o tamanho para a Microsoft que poderia cair em descrédito e mesmo experimentar fortes quedas na bolsa.

Naturalmente que a Microsoft tem esta consciência, e como tal reforçou as suas defesas, mas o certo é que não há sistemas imbatíveis, e até hoje, ABSOLUTAMENTE TODAS AS CONSOLAS FORAM HACKADAS.

O certo é que para os hackers a Xbox é um isco apetitoso. E claro, uma vez a consola conhecida… voltamos à questão do Kinect e da sua falta de privacidade. Mas isso fica para depois.

Publicidade

Posts Relacionados