Xbox One tem problemas com a TV na Europa.

A situação não é verdadeiramente problemática, mas não deixa de ser bastante chata. A Xbox One possui um output a 60 Hz, mas a TV europeia funciona a 50 Hz. E o resultado é tremideiras e saltos na imagem de TV. Mas uma solução deve estar a caminho.

judder

Eis uma situação informativa sobre a Xbox One que não deverá preocupar os seus utilizadores, uma vez que a mesma deverá ter uma resolução, mesmo que parcial, no próximo patch da consola.

De acordo com o website HDTVTEST, o facto de o output da Xbox One ser a 60 Hz, criar tremideiras bem notórias na imagem de TV que é normalmente a 50 Hz. Possuidores de boxes que eventualmente façam essa conversão de imagem antes de esta entrar na consola, estão livres do problema.

Esta situação afecta uma das características mais anunciadas da Xbox One, e a solução pode não é totalmente linear uma vez que a Xbox mistura conteúdo seu que obriga a um output de 60 Hz, com conteúdo TV. Infelizmente na Europa a TV é 50 Hz, e as duas frequências não interagem bem



A Xbox One basicamente faz passagem do sinal HDMI da TV que recebe e reproduz seja em janela ou em ecrã total, e mesmo em conjunto com aplicações diversas.

Infelizmente os 60 Hz são necessários para coordenação com os 60 fps máximos dos jogos, mas a Europa usa um sistema de transmissão a 50 Hz que faz parte da norma PAL e SECAM (O Brasil escapa a este problema devido ao uso da normal PAL-M, a única variante do PAL a 60 Hz, mas que em compensação trabalha apenas com 525 linhas).

Para que uma imagem de 50 Hz seja reproduzida correctamente num sistema 60 Hz, há que haver uma conversão do frame rate, e esta conversão está a falhar de alguma forma ao criar tremideiras, engasgos e mesmo frames perdidos em panorámicas e particularmente em acções com movimentos rápidos de câmara, como eventos futebolísticos..

Este situação irá certamente ser resolvida com grande urgência e já no próximo patch da consola, mas o website em questão duvida um pouco que o problema possa ser totalmente resolvido quando a TV está em modo janela.

Curiosamente um utilizador de um fórum de audio e video, tinha levantado, e mesmo explicado tecnicamente, a possibilidade deste problema poder existir na consola, já no passado dia 17, 5 dias antes de a consola ser lançada, mas naturalmente a resposta foi que certamente os Engenheiros da Microsoft teriam pensado nisso.

Mas pelos vistos não! E agora só num próximo patch.



Posts Relacionados