Xbox One terá possibilidade de gravar programas TV

A Microsoft terminou recentemente com o Windows Media Center. Mas a Xbox One vai receber aquela que era uma das suas melhores características. A capacidade de gravar TV.

xbox-one-cloud-powered

Paul Thurrott um analista de tecnologia, reportou no seu blog que a Xbox One irá receber, muito provavelmente ainda este ano, a capacidade de gravar programas de TV.

A Consola já suporta sintonizadores de TV na Europa e na América do Norte, mas de momento apenas consegue pausar a emissão.

A situação de certa forma parece lógica. A Consola sempre foi apresentada como um centro de entretenimento tudo em um e onde a TV era fundamental. Aliás a inclusão do HDMI in deveu-se a isso mesmo.

Existem no entanto algumas dúvidas sobre a função:

Para começar, o disco da consola é pequeno demais para tais funções. 500 GB é pouco para jogos, e acrescentar a isso a possibilidade de se manter horas e horas de gravações na consola seria esmagar ainda mais um espaço que já de si é pequeno.

Claro que a consola pode sempre usar discos externos para essa função, mas adquirir um sintonizador de TV e ainda um disco externo para a situação funcionar tornam a função extremamente dispendiosa e muito menos interessante. Especialmente se pensarmos que a maior parte das boxes de serviços de TV cabo ou fibra já são capazes de fazer gravações, pelo que o maior interesse está apenas para quem se limita aos canais abertos.

Outra questão prende-se com a acessibilidade às gravações. Dado que a Xbox One permite a partilha dos videos capturados, certamente isso não acontecerá com as emissões capturadas por esta funcionalidade e deverão ser encriptadas dado os programas de TV possuírem direitos de autor.

Seja como for, esta encriptação e separação dos restantes vídeos é perfeitamente possível, e a Microsoft poderá até vender consolas optimizadas para esta função, equipadas com discos maiores (Género 1 TB).

 

Publicidade

Posts Relacionados