Xbox One vai ganhar 10% de performance com a remoção do Kinect. Mas o ganho não é cumulativo ao que se falou em Janeiro.

Em Janeiro passado falou-se de um possível ganho de 8% de performance. Agora com remoção do Kinect anuncia um ganho de 10%. Na realidade os dois ganhos não são cumulativos, mas sim o mesmo ganho.

xboxone-kinectic

Recentemente li um utilizador a referir em um fórum que, com a anunciada remoção da reserva de 10% relativa ao Kinect, a Xbox One teria ganho este ano já 18% de performance ao acumularmos o ganho anunciado em Janeiro passado.

Naturalmente não me meti na conversa, mas tendo visto a situação, achei por bem que deveria esclarecer várias situações para aqueles que se encontrarem menos informados.

Na realidade o que foi referido em Janeiro foi apenas um rumor. Como podem ver se seguirem o link de cima não houve qualquer comunicado oficial, mas apenas um rumor de que a Microsoft iria remover 8% dos 10% reservados ao Kinect. Esses 8% seriam os responsáveis pelo tratamento vídeo Kinect, ao passo que os 2% restantes iriam lidar com os comandos audio.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas na realidade este ganho nunca aconteceu, foi apenas referenciado como rumor.

Ora actualmente aconteceu efectivamente um comunicado oficial da Microsoft que resolveu retirar o Kinect da consola e ao mesmo tempo acabar com esses 10% de potência reservada, sendo que os programadores poderão fazer com ele o que quiserem. Ora estes 10%, naturalmente incluem os 8% referidos no rumor anterior, motivo pelo qual, mesmo que a notícia anterior fosse mais do que um isso, os ganhos nunca seriam cumulativos.

Estes 10% passam então a ser usados pelos programadores como bem entenderem. Caso queiram manter o Kinect totalmente funcional, então mantêm-se a reserva, caso pretendam apenas manter os comandos audio, os restantes 8% podem ser usados para outra coisa, e caso não pretendam usar o Kinect de todo, a performance adicional disponível será de 10%.

A Xbox One possui 1,31 Tflops de performance gráfica que pode agora ser explorada. Até ao momento, com, esta reserva apenas 1,18 Tflops estavam disponíveis para os programadores.

Apesar de que para muitos esta questão não será uma dúvida, muito menos para os nossos leitores mais assíduos, fica aqui esclarecida a situação.

Publicidade

Posts Relacionados