Xbox Série X e PS5 não são completamente RDNA 2

5 5 votes
Avalie o nosso artigo

Como sabemos a ideia das consolas é obter o máximo de performance, pelo menor custo. E algumas alterações acrescentam mais custo do que oferecem performance.

Analisar os Raios X não é uma ciência. Neles vemos densidade, e por comparação visual com o conhecido, podemos concluir, ou extrapolar sobre o que lá está.

E apesar de tal não nos mostrar o que o silicio consegue fazer, a estrutura das coisas, essa pode ser analisada pelo Raio X.

E isso foi o que Locuza, um analista de chips, fez:



Segundo ele, a estrutura dos Workgroups nos Chips de ambas as consolas segue ainda a disposição do RDNA 1, o que a torna algo diferente do RDNA 2 puro. A maior diferença é o uso de duas unidades primitivas e dois Rasterizadores por Shader Engine, ao passo que o RDNA 2 usa apenas uma unidade de cada, com o dobro da capacidade de input/output.

Isto significa que as consolas, talvez por uma questão de custos, não seguem o padrão RDNA 2 existente no PC, e por esse motivo, Locuza brinca, chamando-as de “RDNA 1.5”.

Note-se que “RDNA 1.5” está entre parenteses, o que significa que a ideia não é levar a coisa à letra, uma vez que o RDNA 2 não se define por aqui. Mas o certo é que esta é uma diferença estrutural, que as distingue do RDNA 2 puro tal e qual existe no PC.



5 5 votes
Avalie o nosso artigo
24 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Gervas69
Gervas69
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

No título está Xbox One e deveria ser serie X
Na PlayStation já tinham dito logo no lançamento que não seria full RDNA2 mas sim uma versão personalizada, já na Xbox diziam que seria full mas no entanto acho que será algo idêntico ao da PS5

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Gervas69
1 mês atrás

O que seria um Full rdna 2? Uma placa de vídeo de Pc dentro do console?

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
1 mês atrás

Acredito que a intenção era dizer que o concorrente investiu menos em tecnologia no console, coisa que não parece ser o caso, pois o que se tem visto na prática é a insignificância na diferença de desempenho na maioria dos casos, e até a superioridade do modelo dito “inferior” em alguns casos.

José Galvão
José Galvão
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mário tens algum artigo na calha acerca do suposto aquecimento da nova versão da PS5 e de toda a polémica em redor do Austin Evans?

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Lembrando que ele fez a medição com app de celular e não com equipamento com função mais dedicada e profissional. Pô, medidor de temperatura com temopar tem a venda bem baratinho no AliExpress, aqui em casa tenho 2, um com 2 entradas e outro com 4.

Se ele quisesse ser um pouco mais profissional compraria um com duas entradas e colocaria o termopar pelo menos no dissipador de cada PS5, ligava os 2 ao mesmo tempo e veria o resultado.

Mas ele se acha o engenheiro e já fez outro vídeo dizendo que está certo:

“E com as imagens térmicas que tirei, juntamente com o facto de ter aberto a PS5 e vi que a Sony reduziu imenso o tamanho do dissipador, juntei um mais um e determinei que está inferior ao primeiro modelo.”

Enquanto isso o cara da DF diz que, sem abrir, não notou diferenças de funcionamento isso para mim é: se tens um dissipador menor, um cooler com menos pás e não houve diferença em uso comparado ao modelo original então juntei um mais um e determino que a revisão está sendo mais eficiente

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Uma coisa é não ser do teu interesse, outra é não ser polémico, são coisas diferentes, a proporção que isto tomou, torna-o um assunto de facto polémico.

Eu percebi desde logo a ignorância e a aldrabice do ”expert” que fez o ”teste”, e como sei que tens um conhecimento técnico muito acima da média, pensei que seria divertido desconstruir tudo isto e até aprender um pouco mas parece que não.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Obrigado por responderes.

Sabes o que é mais caricato nisto tudo?
É que este Austin Evans que afirma que 56º na PS5 podem encurtar a vida da consola e até a perdas de performance, é o mesmo Austin Evans que ficou impressionado com os mesmos 56º na Series X, o mesmo que foi a Redmond com a DF ver e desmontar a consola…

nETTo
nETTo
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

Suposto porque?

A medição feita comprovou que está esquentando mais a saída de ar do modelo novo. E isso é tão fato quando o motivo pelo qual se descobriu na análise do Austin e Richard, um dissipador com componentes menos nobres e menor e um ventilador com de melhor capacidade o qual desempenha um resultado superior em tirar o ar quente do console segundo Richard da DF.

Como o console apresentou o mesmo desempenho no teste em Control no qual ele bateu o mesmo valor se consumo do anterior modelo em um stress test neste game (214w) e o console se manteve silencioso ainda sim, eu acredito que não há polêmica aqui, havia margem pra tal mudança e isso não significa que o console vai ter menos Performance como já foi provado e que vai durar menos tempo (o que ainda precisa de provas)

Deto
Deto
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

eita.

imagine então o xbox SS que tem quase 15 graus mais na exaustão que o PS5 :p

Livio
Livio
Responder a  Deto
1 mês atrás

O mesmo não viu problema em relação a isso

Deto
Deto
Responder a  Livio
1 mês atrás

Uma coisa que eu vou comentar, eu bem acho que foi por causa da temperatura que todo mundo foi para cima desse cara.

Foi por causa do “o clock vai cair r dar lag” e “o SSD vai ficar quente e diminuir de velocidade”

Todo mundo já tá de saco cheio de ter passado o ano de 2020 inteiro com fanboy de Xbox buzinando essas groselhas aí pela internet

Marcio
Marcio
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Sabemos que os consoles usam chips personalizados, Sony com mais personalizações no caso, considerando que a afirmação do locuza seja verdadeira, isso afeta o desempenho de ambos ?? ou sera um corte feito para economizar e manter o desempenho face RDNA 2 ?

nETTo
nETTo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Fomos todos enganados 🤬

No fim o Fud era verdadeiro e o PS5 realmente é RDNA1 ou “RDNA 1.5”

Mas o maior estelionato é o de que o XSX seria Full RDNA2 😱🤡

E agora, como ficam os consoles diante tal diferença para o verdadeiro RDNA 2 presente somente no PC?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  nETTo
1 mês atrás

Não teria que rolar essa discussão. Os consoles tem uma arquitetura pra eles que é melhor que o Pc com as mesmas configurações e RDNA 2 Full. Discussão besta e de cara que tá 30 anos atrasado.

Sparrow81
Sparrow81
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Sério que vc tá explicando isso ainda? Ps5 não é Rdna 2, é algo diferente, baseado em rdna 2 e tem coisas que podem aparecer em rdna 3. Alguém não entendeu essa porra ainda?

AlterX
AlterX
Responder a  Sparrow81
1 mês atrás

Respira

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlterX
1 mês atrás

Tô tranquilo. Quem tem que respirar é você, já que parece se incomodar com um comentário meu de coisa óbvia. Leia mais pcmanias, não seja mais um ignorante.

error: Conteúdo protegido