Xbox vai ter captura de ecrã em formato PNG

A xbox vai adoptar o formato PNG que não possui compressão. Os ficheiros de imagem são maiores, mas a qualidade superior ao JPG. Demorou um ano, mas aí está a captura de imagem da Xbox.

O PNG é um formato sem compressão criado para substituir o GIF. No entanto nunca teve grande aceitação e sucesso dado que as diferenças para o JPG são relativamente pequenas, mas a dimensão dos ficheiros é, em contrapartida, bastante maior, algo que na internet, onde o tráfego é importante, acaba por ter uma grande relevância.

O formato tem assim vantagens e desvantagens. Uma qualidade de imagem um pouco superior, mas uma dimensão que pode ser 4 ou mais vezes superior a um Jpeg de baixa compressão.

Eis um exemplo comparativo de uma captura Xbox face a uma captura PS4 (Note-se que a diferença de iluminação não tem nada a ver com a captura).

Xbox One (PNG – 3,09 MB)

PS4 (Jpeg – 529 KB – cópia directa para pen drive)

Coloca-se de seguida um Zoom 2X ao detalhe do vestido da lutadora usando o método de captura da Xbox One e as capturas da PS4 uma vez convertidas para os diversos destinos possíveis (compressões diferentes).

Basicamente a vantagem do formato é que a imagem final é mais perto da real visualizada no ecrã, algo que é ligeiramente mais deturpado nas capturas da PS4.

Naturalmente não há verdadeiras razões para que ambas as consolas não possam implementar os dois formatos. O PNG para quando se pretende um pouco mais de qualidade, e o JPG para usos mais comuns de internet.

A questão é que sendo esta ferramenta uma poderosa arma de marketing, o PNG ganha vantagem!

Fotos: Dualshockers

Publicidade

Posts Relacionados