Fecho da Store da PS Vita aparenta ter sido uma decisão tomada sem análise prévia das consequências.

5 6 votes
Avalie o nosso artigo

Ao que tudo aponta, o fecho da loja da PS Vita terá sido uma decisão não ponderada da Sony, que meteu assim a proverbial “pata na poça”.

O anuncio do fecho da loja da PS Vita a 27 de Agosto apanhou muitos devs de surpresa. Curiosamente a consola estava agora a ter mais suporte do que nunca, tendo-se tornado num pequeno paraíso para os devs indies. Tal situação deveria ter dado a entender à Sony que não deveria fechar a loja assim tão subitamente, dados os projectos em curso de jogos que estavam previstos saírem na consola, e que foram agora, na sua maioria, cancelados.

Tal situação revela-se penosa para os indies e certamente não ajuda nas boas relações entre estes e a Sony, uma situação que certamente estará extremada no caso da Lillymo Games, que comprou bem recentemente um kit de desenvolvimento da PS Vita, pelos meios oficiais, sem que lhe fosse indicado que a loja iria fechar em breve. Basicamente esta dev pagou por um produto que não lhe servirá para nada, uma vez que o seu jogo não estará pronto antes do fecho da loja. Isto é uma situação realmente vergonhosa, e uma mancha enorme na reputação da Sony como uma empresa que apoia e suporta os indies. Se para os consumidores a indicação do fecho num prazo tão curto é já mau, o que aqui aconteceu com os devs é pura e simplesmente vergonhoso e imperdoável.

Para além deste caso, várias equipas cancelaram os seus jogos, nos quais investiram tempo e dinheiro, e tudo porque não sairão a tempo. E outras estão a acelerar os jogos de forma a poderem tentar ainda recuperar algum do investimento, nos poucos dias que ainda restam à loja.

A realidade é que a Sony, quer se queira, quer não, ao longo dos últimos tempos tem vindo a dar alguns sinais de alguma arrogância. Algo que se espera, para o bem de todos, que não seja bem assim. Mas a realidade é que são já várias as situações que vão contra aquilo que é o desejo ideal dos fans que suportam a marca Playstation. E se até ao momento a coisa tem vindo a ser justificada e aceite, a realidade é que o acumular de situações leva a que se pense até que ponto a Sony não estará a entrar por caminhos que não são os melhores.



O certo é que fechar a loja da PS Vita (e também da PS3, que fica um pouco negligenciada neste artigo por as notícias dos devs não a abordarem), com uma comunicação tão em cima do acontecimento, apanhando tudo e todos de surpresa, mas continuando a vender devkits até à bem pouco tempo, são situações que não abonam exatamente a favor da marca Playstation, e uma mancha na marca na gestão de Jim Ryan.

 

 

 

 



5 6 votes
Avalie o nosso artigo
55 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
By-mission
By-mission
7 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Estava a ler ontem um comentário que realmente não sabia que era assim, o Shawn era presidente do braço americano e o Jimbo da divisão europeia, agora advinhem lá os estúdios fechados durante a PS4 foram todos europeus… Todos sob a supervisão do Jimbo!

Evolution Studios, Incognito, Zipper, GG Cambridge, Liverpool studio foram todos fechados sob sua supervisão.

Agora que este ser manda na PlayStation inteira, é uma mer#@* atrás da outra…

Eu realmente não ganho um centavo com as ações da Sony, mas mesmo assim tenho uma pergunta relevante:

Quantas vezes o Jim Ryan precisa enfiar o pé na poça para que o Kenichiro o mande passear?

Porque uma coisa é fato, sem PlayStation a Sony hoje seria apenas a Sony Music… O resto só dá prejuízo!

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  By-mission
7 meses atrás

So sei uma coisa, a marca playstation hoje vale mais do que a própria Sony. Esse Jimbo vai dar cabo daquilo tudo…

Deto
Deto
Responder a  By-mission
7 meses atrás

li no GAF q como não da mais para espalhar “PS5 tá pegando fogo”, agora é espalhar que “sony esta destruindo os seus jogos, vai virar linha de montagem de SO e suite de escritorio”

Por hora eu estou esperando Returnal

sobre fechar a loja, isso sim entra na conta do Jim

By-mission
By-mission
Responder a  Deto
7 meses atrás

Negar a realidade, não muda os fatos, ou Horizon e Days Gone confirmados para o PC, o fechamento de inúmeros estúdios e o fechamento das lojas online da PS3 e PSVita para quem apoiou a PlayStation é uma coisa boa?

Se você acha estas boas atitudes, então está no console errado amigo.

Compre Xbox e seja feliz!

By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Estas a ver o copo meio cheio…
Queria eu ser otimista a esse ponto, mas cá sou eu dizer que antes de cair da ladeira abaixo!

Tu mesmo quando defendes que o modelo atual do gamepass é insustentável para a indústria como a temos hoje e como já explicaste inúmeras vezes não entro no mérito, mas uso uma frase que já disse muitas vezes “não existe almoço grátis” aqui deixo a minha então a situação da PlayStation “sem os restaurantes não há almoço algum”…

Ainda que te digas e inúmeras vezes que um estúdio que está entre os melhores do mundo que adia seu principal projeto, acusado de crushing e etc tem tempo a fazer um remake de um remaster ao invés de um novo projeto, ou que seja uma sequela é um bom sinal acho que realmente não vamos concordar… Ou melhor pegar emprestado metade de outro estúdio pois este não está a terminar seus próprios projetos não me parece que é um ótimo sinal…

E só para dizer que não estou a me vitimizar, só venho a lembrar que realmente eu me lamentar estas decisões realmente não muda nada, assim como reclamar de outras decisões alheias a minha vontade também não mudam a minha situação pois até queria investir em uma nova carreira mas o dólar está simplesmente impraticável no meu país… Decisões que também não concordo mas lá, tentar entender o que se passa não adianta… Como se diz eu sou uma gota no oceano, mais algumas gotas seremos uma tempestade!

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  By-mission
7 meses atrás

Há! Mizeravi, tá acertando tudo na mosca By Mission.
Essas coisas não passam despercebidas, esses caras são profissionais, não sei qual é o plano mas, há um. Assim como o governo não é incompetente como as maioria pensa, é de propósito, num exemplo a parte.
Se for destruir o modelo tradicional pra tentar emplacar um novo modelo mais agressivo (jogos baixo orçamento + monetização, streaming, maximização de lucros, abertura dos consoles ao mercado chinês com idéias que agradem os standarts dos demônios do PCC etc) então estamos só vendo o início da história
É especulação minha claro, mas o que vem se desenhando é um mercado extremamente dependente, de sistemas online e de “reset global”… Fiquem de olho 👁️

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  By-mission
7 meses atrás

Shawn era presidente da worldwide Studios, o cargo agora ocupado pelo Hermen Hulst. O cargo do Jim Ryan é presidente da SIE. Um cargo acima.

Deto
Deto
7 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

PS3: fim da produção em 2017, loja fecha 5 anos depois

PS Vita: fim da produção em 2019, se a loja fechasse 5 anos depois iria fechar em 2024

se tivesse dado o mesmo tempo depois de parar a fabricação, nada disso estaria acontecendo.

Alias, custava fechar hoje a Loja do PS3 e avisar que em “2 anos a do PS Vita vai fechar”?

Podiam ter também avisado com pelo menos 1 ano de antecedência.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Deto
7 meses atrás

E ainda colocar a venda o kit de desenvolvimento é repudiar essa decisão.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
7 meses atrás

Infelizmente o Jim Ryan tem feito muita cagada. Saíram vários rumores ontem sobre ter cancelado days gone 2 colocado a bend studios como estúdio suporte da naughty dog, querendo fazer remake de theast of us , coisas meio questionáveis.

Hiago
Hiago
Responder a  Felipe Horvath
7 meses atrás

Essa do Remake é de uma decepção sem tamanho, o jogo original é tecnicamente bem a frente do seu tempo as mecânicas e gráficos não estão datados.
E a coisa que mais me incomoda é ficar lançando as mesmas franquias de sempre (nada contra, God of war foi uma revolução na franquia) mas o pior que ficar sempre nos mesmos é ficar vivendo de remake. Penso que se era para ter decidido fazer remake de uma franquia famosa, por que não escolheu um jogo que tenha ficado preso no PS3 como Metal Gear 4 por exemplo?

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Para mim não importa, a crítica é sobre mais um remake como você disse, o ponto de MGS4 foi só uma sugestão do que eu acharia mais óbvio, mas como disse, o que quero saber mesmo é de novas jogos.

nETTo
nETTo
Responder a  Hiago
7 meses atrás

Bem, isso ainda é rumor né

Sem confirmação por parte da Sony fica complicado assumir como verdade a está altura.

Sobre Days Gone 2 e Bend como suporte? Bem, ao ser perguntado no twitter sobre está história, o diretor do primeiro jogo disse que a época em que estava não soube de nada disso, mas o rumor vindo do Jason do Bloomberg afirma que a proposta para sequência de Days Gone foi feita logo após o lançamento do primeiro (2019) e a época o ex-diretor ainda estava na Bend. Remake de Tlou? Essa história não bate também com as afirmações do Sr New Druckman, o mesmo sequer confirma que Tlou Part2 vai além deste último game que dirá fazer algo que o Studio nunca se meteu, Remake. Se o tumor fosse de que a Blue Point estava a fazer o Remake eu até acreditaria, afinal ela só tem feito isso nos últimos anos.

Dito isso, o tempo vai responder se as afirmações do Jornalista estão corretas

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Simplesmente porque você já fez um remaster na última geração, que vendeu igual água. Mobilizar a equipe da Naughty Dog pra fazer isso é um desperdício absurdo de pessoal, que deveria estar focado em novos projetos. Eu, como o Netto, não acredito nessa história e pelo que Neil Druckman sempre fala eu acredito ainda menos. Eu não acho que ele aceitaria essa imposição de mobilizar equipe para um remake que já foi feito remaster e foi um trabalho hercúleo, como bem falado na palestra dos devs da Naughty Dog. Não foi simples fazer o remaster por causa do Cell.

Outro ponto, mobilizar equipe da Bend Studio pra ajudar ND? Isso simplesmente vai contra tudo o que a Sony vem pregando durante anos. Liberdade criativa. Falar pra equipe jogar fora um projeto de Days Gone 2 e colocar como subfuncionários da ND? Não, não é possível que a Sony fez isso.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Eu sei que um remake não é um remaster… O ponto não é esse. O ponto é que o jogo já foi lançado em duas gerações seguidas e impor à ND que faça um remake do game numa terceira geração é algo absurdo. A equipe poderia estar mobilizada em projetos novos e está perdendo tempo com remake de um jogo que saiu na geração anterior e na de PS3. Esse é o ponto. Bom, de qualquer forma é um rumor, e se isso ocorrer mesmo, meu dinheiro que a Sony não vai ter nesse game. É a única maneira de dar um recado claro que não concordo em ficar reciclando o mesmo game por 3 gerações.

By-mission
By-mission
Responder a  Sparrow81
7 meses atrás

Assim como era impossível um “only on PlayStation” sair no PC… Ou melhor ainda no Xbox?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  By-mission
7 meses atrás

Não estou dizendo que é impossível nada. Estou dando minha opinião, que não acredito que a Sony está fazendo o que foi falado no relatório… Lembremos tambem que o Jason já deu algumas bolas foras recentemente. Então só acredito nisso se sair oficial. E como disse, se for verdade, a Sony não verá um tostão furado meu nesse game novamente. É o que todos deveriam fazer.

By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Esta capa aqui escrito exclusivo no PlayStation..

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_814384-MLB32527832261_102019-F.webp

By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Esqueci este também tem o “only on PlayStation” e vai sair no Xbox Game Pass.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSlyOGcBeWqTHLl2mNIYLmO3wrD79fxpNzECw&usqp=CAU

Deto
Deto
Responder a  By-mission
7 meses atrás

tá brincando né?

a americanas está preocupada se mudou o selo “only on” do PS5 desde que ela fez a PRIMEIRA vez a pagina para vender o jogo?

Felipe Horvath
Felipe Horvath
7 meses atrás

Por mim , que saíam todos os jogos pra Pc day1. Não vai deixar de vender Playstation pq tem gente que não entende nada de computador e também gente que prefere console. Também vão ter a chance de lucrar muito mais com os games e vão dar mais oportunidade prós estúdios , pois o risco cai bastante.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Eu sei que você compraria um Pc , mas muita gente continuaria no console , conheço muita gente que , apesar de ter Pc em casa , ainda prefere jogar no console. Conheço pessoas tb que tem um notebook pra usar internet , fazer compras , trabalhar e só , não tem nem interesse de comprar um Pc e adora jogar no console. Nem a Sony e nem a Microsoft lucram com venda de consoles , o lucro vem da venda de jogos , então , prefiro que lancem tudo logo no Pc e tenham mais orçamento pra desenvolver um catálogo mais variado e assumir alguns riscos inovando.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Hoje em dia , os custos de produção de um título AAA de ponta são enormes , além de ser muito demorado , mais de 5 anos , no mínimo… Não consigo enxergar um cenário onde uma empresa consiga continuar lançando software de ponta pra um público limitado e dependendo da aquisição de um hardware específico. Não consigo pensar noutra saída a não ser disponibilizar em mais plataformas , pra assim , manter a engrenagem girando. Uma outra hipótese é diminuir a escala dos jogos , mas acho que isso seria pior. O que pensa sobre isso , Mário ?

Hiago
Hiago
7 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Essa gestão do Jim vai dar o que falar, estou aqui na espera dos próximos capítulos. Como eu disse aqui outra vez, não me importaria de chutar o traseiro da Sony da minha casa caso ela se mantenha tão anti consumidor assim.

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Lançar jogos que estavam descritos como “only on Playstation” para PC, desativar a PSN no PS3 e PSVita sabendo que existem jogos que só estão disponíveis nessas plataformas e pessoas que ainda tem essas plataformas como principais, a própria política de devolução de mídias digitais (relembre a bagunça que foi o caso cyberpunk) e algo mais específico do Brasil o maior mercado de Playstation na american latina, onde nem psnow temos disponíveis ainda.

Hiago
Hiago
Responder a  Hiago
7 meses atrás

E eu sei Mário, vai argumentar sobre o problema de cyberpunk foi culpa da CD, mas o foco é sobre a merda que é a política de devolução de jogos e citei os principais pontos nem cheguei entrar em detalhes mais específicos como os problemas de durabilidade do dualsense.

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Essa questão do slogan, talvez ela poderia oferecer algo como um “smarth delivery” no PC para todos os jogos que utilizaram de tal slogan e acabaram indo para PC. Acho que seria uma maneira justa para quem tem o PC como plataforma principal e acabou adquirindo um PS4 exclusivamente para jogar esses jogos.

nETTo
nETTo
7 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

É, Jim Rayan tá conduzindo o barco de forma muita estranha.

Eu como Fã de alguns dos jogos do PlayStation fico preocupado com os rumos que a plataforma está tomando.

Exclusivos no PC: a mim nem cheira e nem fede, afinal, o meu interesse é em jogar os jogos e não ficar me gabando que é exclusivo do meu pedaço de plástico preferidos.

Preço dos jogos: Aqui um fator que é determinante para mim, pois aumentar para 70,00 $ não parece muito, mas aqui no Brasil os lançamentos estão de 289,00 e acima. Versões completas superam os 500 reais, quase metade de um salário mínimo. Isso se torna um absurdo em termos monetários.

Total falta de suporte há antigos consoles/portáteis: Outro ponto de grande desagrado, ver o carinho que o Xbox da a seus antecessores e ver PlayStation/Nintendo largando/requentando seus antigos jogos frustra qualquer fã.

Esses são pontos de vista meus, muito particulares. Agora olhando pelo lado da Sony, do empresarial.

Exclusivos no PC: Uma nova fonte de renda em títulos os quais as vendas já estavam em queda. Se isso for significar mais recursos para os novos jogos do PlayStation Studio, Ótimo.

Preço dos jogos: Para a Sony, muito importante, pois aumenta sua margem de lucro e seus ganhos.

Suporte a antigos Consoles: Um claro corte de custos, visto que a está altura da vida de PS3/Vita/PSP já não há tanta movimentação por estas lojas, sem falar que hj é a coisa mais simples desbloquear estes e aproveita seus conteúdos sem custo algum.

No fim, o que eu espero é que o Sr Jim entregue a Sony para o próximo CEO da melhor forma possível, e que o PlayStation, hj o grande ativo da Marca tenha respeitada toda a sua história e legado.

Gervas69
Gervas69
7 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Só acho que o suporte á Vita por parte da Sony foi deixado muito cedo, está certo que com a chegada dos smartphones contribuiu, e verdade seja dita, são muito poucos os jogos que puxam pelo hardware de um telemóvel de topo.

Gervas69
Gervas69
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Ainda em 2011 lançaram um último modelo da PSP e a loja fechada só em 2016.
E não tenho a certeza mas a Vita dava para fazer streaming da PS4

Daniel Torres
Daniel Torres
7 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mário, você poderia tirar uma dúvida minha? Quando ocorrer o fechamento eu ainda poderei baixar os jogos que eu comprei? E o troféus ainda serão contabilizados?

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Esse é meu medo das coisas ficarem só no online e o risco que tenho de perder tudo, o Mass Effect foi uma franquia que comprei em 2 plataformas sendo o Pc e a coleção no Ps3 e ainda considero comprar o remaster, pois não joguei as DLC’s um dos meus jogos preferidos de sempre.
Esse fecho da loja só me dá pena pelos jogos que só foram disponibilizados lá sem nenhuma outra alternativa.

Livio
Livio
Responder a  Daniel Torres
7 meses atrás

Eu tinha visto em um outro site que você poderia baixar novamente os jogos, inclusive DLC

error: Conteúdo protegido