Versão para impressão
Clique aqui para ver o tópico no seu formato original
PCManias forum de discusão > Internet > Mudança da PCManias para outro servidor?

Postado por: Nelson Cruz em Terça-feira 12 Outubro 2004 à 11h21
Vamos lá esclarecer melhor o que se passa, pois creio que os leitores (e utilizadores) deste site o merecem.

Para além da PCManias estar lenta há outro factor: o site Intelidus, ao qual fazemos publicidade em troca de alojamento, vai fechar sad.gif . O dono até já me pediu (à pouco) para retirar o banner publicitário. É possível virmos a fazer publicidade a outros sites dele... actuais ou futuros. Apesar de sermos amigos, preferimos não ser alojados por favor, mas sim em troca de qualquer coisa.

Entretanto apareceu o "PapaGigas", ao qual tenho vindo a ajudar com inúmeras dificuldades e dúvidas à uns meses, inclusive sobre o seu site de venda de computadores que deverá abrir em breve. (Se me pagasse como consultor, eu já estava rico biggrin.gif.) Vai também meter-se no negócio de alojamento de sites, em regime de revenda, e num serviço inovador que é melhor não revelar para já (e não me cabe a mim fazê-lo). Fez-nos a oferta de nos alojar também em troca de publicidade. Á partida tem pelo menos a vantagem de ser um servidor nacional (actualmente a PCManias está num servidor nos EUA). Poupa-se no tráfego internacional e, se as restantes condições forem as mesmas, o acesso ao site deve ser mais rápido.

Iremos nos próximos dias fazer uma cópia da PCManias para esse servidor para testes, sem afectar o site "verdadeiro" claro. O dominio pcmanias.com continuará a apontar para o servidor da Intelidus.

Quanto à lentidão do site, parece ser causada por SPAM de email. Mensagens publicatárias não desejadas que recebemos às carradas para endereços que até nem existem (tipo jimenez@pcmanias.com). O servidor tem de lidar com 1 email destes quase a cada segundo! Começa a atingir as proporções de um ataque "Denial of Service" (negação de serviço) através de SPAM. Nunca tal vimos! Nem percebo em que lucram os spammers em inventar endereços... afinal ninguém recebe essas mensagens (felizmente)!

A ideia de fechar o servidor de email durante um tempo para ver se passa não me agrada pois recebo muita coisa por lá... Vai-se tentar instalar software anti-spam no servidor. Afina, não se resolvendo isso de nada adianta mudar de servidor. Só se deixarmos o actual a tratar do email...

Vou tentar ir dando notícias aqui.

Postado por: Mário Armão Ferreira em Terça-feira 12 Outubro 2004 à 18h10
Infelizmente o servidor de mail é obrigatório...

Precisamos do pcmanias@pcmanias.com e do mario@pcmanias.com devido ao dominio, dado que estes 2 mails estão referenciados lá.. Aliás o pcmanias@pcmanias.com é criado automáticamente (dominio@dominio.com), e é usado como ultimo recurso para contactos...

Mas esse problema não é inédito.. Ao estar nos EUA, o servidor é mais atacado, pois os spammers estão lá.. Ao passar para cá pode ser que a coisa decaia com o tempo.
De qualquer maneira convem pensar em software de protecção porque o mail é indispensável.

Postado por: Nelson Cruz em Quinta-feira 14 Outubro 2004 à 09h55
Afinal o alojamento do PapaGigas não é nacional, para surpresa até do próprio. Está nos EUA também. Como foi contratado a uma empresa nacional nem ele nem eu nos lembramos de verificar... Só depois quando olhei bem para o IP é que me cheirou a estrangeiro e fui confirmar.

Já estamos ambos à procura de outra solução nacional para meter os sites dele e talvez o da PCManias à boleia wink.gif. Mas parece haver muito poucas... e bem mais caras que lá fora. Até ver só encontramos dois alojadores verdadeiramente nacionais.

Darei mais novidades quando existirem.

Postado por: Mário Armão Ferreira em Sexta-feira 15 Outubro 2004 à 16h13
As soluções nacionais não existem.. Basta ver o que o dono da Intelidus paga à KPN Quest para colocar lá uma máquina a servir..
Os preços são exorbitantes, e não são realmente soluções. Claro que para quem quer vender alojamentos, a coisa será de pensar, pois muitas empresas não aceitam outra coisa que não sejam servidores nacionais, até porque querem uma garantia que em caso de problema a coisa é resolvida imediatamente. Ora no estrangeiro ficamos dependentes de terceiros, e não podemos garantir a 100% esse tipo de assistencia.

Ora 90% das empresas que vendem espaço em portugal fazem sub contratação, ou seja alugam espaço em quantidade em servidores estrangeiros, e re-vendem esse espaço mais caro cá...

Se o servidor estrangeiro for a unica solução, mais vale contactar um forncecedor directamente, do que comprar esse espaço cá.. Sai concerteza mais caro!

Postado por: Nelson Cruz em Sexta-feira 15 Outubro 2004 à 20h54
Parece que ele vai contractar um alojador inglês. Pelo menos já é mais perto. Aliás os acessos aos EUA passam quase todos por lá.

Postado por: PapaGigas em Sexta-feira 22 Outubro 2004 à 13h00
Boas..

Infelizmente tive uns "pequenos" desentendimentos "pessoais".. que acabaram por se tornar em problemas "profissionais".. pois estes foram relacionados com o meu "primo".. que tb é meu "sócio".. lol.. o que fez com que esta situação de mudança de host se tenha tornado mais demorada.. sad.gif

Mas existem boas noticias no meio de tanto problema.. pois em principio.. o servidor que irá alojar este site.. e o da minha empresa.. irá ser nacional.. o que fará com que isto ganhe mais vida (pois isto tá a andar a passo de caracol.. lol).. smile.gif

Tenho ainda mais noticias para voçês.. lol.. tenho o prazer de anunciar um serviço de host gratuito ao leitores da PcManias.. sendo este limitado aos 10 1º's posters que o requerem neste tópico.. ou num especifico.. caso seja criado pelos moderadores do forum para esse efeito.. lol.. wink.gif

Pack 150Mb c/ trafego ilimitado (só para os 10 1º's.. não se esqueçam).. LOL.. tongue.gif

Bom e Barato.. é bom.. mas Bom e Grátis.. é melhor ainda.. LOL.. biggrin.gif

Espero que tenham gostado das novidades.. wink.gif

Postado por: Nelson Cruz em Segunda-feira 25 Outubro 2004 à 05h56
Estamos a pensar fazer a atribuição destas contas por sorteio, em vez de aos 10 primeiros. Depois anuncio isso tudo direitinho na primeira página do site.

De qualquer forma já se podem ir inscrevendo aqui.

Postado por: lfrias em Quinta-feira 04 Novembro 2004 à 19h54
uma nota importante: nunca devem utilizar o endereço de e-mail default da conta. devem criar endereços novos e o default automaticamente eliminar tudo o que recebe e ser o catch-all para todos os endereços que não existem. aí reduzem imenso o mail que recebem.