Versão para impressão
Clique aqui para ver o tópico no seu formato original
PCManias forum de discusão > Segurança Informática > Proteger Disco com Password

Postado por: vsetubal em Quarta-feira 30 Janeiro 2008 à 12h23

Boa tarde.
Eu queria metêr uma password no disco para não acederem a ele.é possivel?
Se positivo como se fáz.

Cumprimentos

Postado por: vsetubal em Quarta-feira 06 Fevereiro 2008 à 12h23

Boa tarde
Não se esqueçam de mim Please..

Cumprimentos

Postado por: Mário Armão Ferreira em Quarta-feira 06 Fevereiro 2008 à 16h30
Talvez este programa?

http://www.everstrike.com/lock_folder.htm

Diz coisas...

Postado por: PapaGigas em Quarta-feira 02 Abril 2008 à 08h24
QUOTE (Mário Armão Ferreira @ 6 Feb 2008, 16:30)
Diz coisas...

Coisas....... tongue.gif

Agora a sério... não sei qual é que é a ideia do vsetubal, mas em qualquer dos casos a minha recomendação passaria pelo TrueCrypt. wink.gif

Postado por: vsetubal em Quarta-feira 02 Abril 2008 à 15h35
QUOTE (PapaGigas Postado em 2 Apr 2008 @ 08:24)
Agora a sério... não sei qual é que é a ideia do vsetubal, mas em qualquer dos casos a minha recomendação passaria pelo TrueCrypt. wink.gif

A ideia é criar uma Password para não entrarem nos Discos?pelo menos no do Windows©
O programa que o Mário mencionou não me entendi com ele dai não ter dito nada.

Postado por: Nelson Cruz em Quarta-feira 02 Abril 2008 à 23h39
Outra alternativa (também gratuita e boa) é o Free Compusec:
http://www.ce-infosys.com/english/downloads/free_compusec/index.html

Mas não sei se te aconcelho encriptares o disco todo sem saberes mt bem o que estás a fazer.

Tu tens no disco assim dados sensíveis que não queres ninguém consiga aceder? Não te chega a password do windows para restringir o acesso ao computador?

Postado por: vsetubal em Quinta-feira 03 Abril 2008 à 19h30
QUOTE (Nelson Cruz Postado em 2 Apr 2008 @ 23:39)
Tu tens no disco assim dados sensíveis que não queres ninguém consiga aceder? Não te chega a password do windows para restringir o acesso ao computador?

Boa tarde.
Não tenho dados sensiveis no computador mas tenho algumas coisas que gostaria que a minha mulher não tivesse acesso.
Sabes como são as mulheres,são umas bisbilhoteiras do caraças,e depois começa com perguntas e mais perguntas,assim se podesse criar uma password para aceder ao disco estava mais descançado.

Postado por: 652mga em Quinta-feira 03 Abril 2008 à 21h17
Viva, boa noite.

VSetúbal talvez o "My Privat Folder" chegue para o que queres.

Podes fazer o download em:

http://www.softpedia.com/get/Security/Lockdown/Microsoft-Private-Folder.shtml

É gratuito. Cria um ficheiro para onde podes "levar" tudo o que não queres que seja visto por "olhos indiscretos". Instalas e crias a tua palavra passe para esse ficheiro.

Cumprimentos.

Postado por: Nelson Cruz em Quinta-feira 03 Abril 2008 à 21h29
Aqui vão uns métodos simples q servem para proteger certos ficheiros, excepto de ataques já algo avançados.

1 - Comprime esses ficheiros sensíveis com o WinRAR e protege com password. É simples de fazer, e se alguém bisbilhotar não sabendo a password nem os nomes dos ficheiros q lá estão dentro do arquivo consegue ver. Há programas para "atacar" os RAR protegidos que são relativamente fáceis de encontrar, mas funcionam por força-bruta (tentar todas as combinações possíveis de caractéres até encontrar a password). Uma password longa, com letras, números e simbolos, pode demorar dias, semanas, ou até meses até ser descoberta.

2 - Serve-te das funções de segurança do Windows. Cria uma conta de administrador para ti protegida com password e uma conta de utilizador "limitado" para a tua mulher (ou para toda a gente que possa usar o computador). Quem tem contas limitadas não consegue aceder ás pastas de documentos dos outros utilizadores.

Dar a volta a isto não é mt díficil. Basta arrancar o computador com um LiveCD de Linux ou coisa parecida. Ou então meter o disco rígido noutro computador e aceder-lhe através de outro windows que não o teu.

Para proteger contra isto, o próprio windows tem uma função de encriptação. Clique direito sobre um ficheiro -> propriedades -> avançado -> encriptar. Sei que também há ferramentas para atacar esta protecção... mas não sei se funcionam rápido ou se é por força bruta. Nunca testei.

3 - Em vez de meteres os ficheiros num sitio óbvio como a pasta dos documentos, mete numa sub-sub-sub-pasta do Windows ou de um programa qualquer. Ou seja, num sitio q ninguém encontre facilmente assim por acaso, ou até mesmo se estiver á procura de algo, mas que tu consigas lá ir directo facilmente. No entanto, se forem videos ou outros ficheiros mt grandes, alguém que use a ferramenta de procura do windows pode conseguir localizá-los com relativa facilidade. Procurando por ficheiros de video ou ficheiros acima de um certo tamanho. De qualquer forma já precisa de ter algum conhecimento sobre o que procurar... nomes ou tipos dos ficheiros, ou ter uma ideia ONDE procurar manualmente.

Eu pessoalmente costumo usar o método 1 e o 3, por vezes em combinação (um RAR protegido "enterrado" algures debaixo de várias subpastas que pertencem a algo "inocente"). Cuidado é se metes dentro da pasta de um programa, e depois o desinstálas, podes perder os ficheiros!

O Microsoft My Private Folder que 652mga sugere também me parece uma opção simples de usar... ainda mais do que estas até! smile.gif

Postado por: PapaGigas em Sexta-feira 04 Abril 2008 à 16h12
QUOTE (Nelson Cruz @ 3 Apr 2008, 21:29)
Uma password longa, com letras, números e simbolos, pode demorar dias, semanas, ou até meses até ser descoberta.

Imagina então teres uma password padrão longa/complexa e encapsular esses rar noutros com passwords distintas..... LOL, primeiro é preciso conseguires crackar a password que nunca é igual a nenhuma outra (o que não quer dizer que não se crie um algoritmo próprio para a criação das mesmas, o que facilita e muito o "autor" a descobrir a password com facilidade), e depois disso ainda tens que passar por cima de uma outra password bastante complexa...... LOL, ia demorar ANOS... laugh.gif laugh.gif laugh.gif

Postado por: vsetubal em Sexta-feira 04 Abril 2008 à 18h29
QUOTE (Nelson Cruz Postado em 3 Apr 2008 @ 21:29)
O Microsoft My Private Folder que 652mga sugere também me parece uma opção simples de usar... ainda mais do que estas até! smile.gif

Boa tarde.
Este programa serve perfeitamente,e é facil de usar.
Obrigado pela participação.

Cumprimentos

Postado por: vsetubal em Quinta-feira 04 Setembro 2008 à 19h30

Boa tarde.
Um programa alternativo ao My Privat Folder.
Não consigo fazer o download do programa

Postado por: vsetubal em Sábado 06 Setembro 2008 à 07h22

Bom dia.
Não se esqueçam de mim.
O programa Microsoft My Private Folder era ideal mas não consigo fazer o Download.
Digam alguma coisa s.f.f.

Postado por: 652mga em Sábado 06 Setembro 2008 à 16h32
QUOTE (vsetubal @ 6 Sep 2008, 07:22)

Bom dia.
Não se esqueçam de mim.
O programa Microsoft My Private Folder era ideal mas não consigo fazer o Download.
Digam alguma coisa s.f.f.

Viva, boa tarde.

Mas o teu post de 4abr pressupõe que o programa serve... mas já o tiveste instalado?

E não consegues o download porquê? Bom eu não sei se é necessário ter o Windows genuíno.... é esse o problema?

Posso te enviar uma forma de validar o SO que tem funcionado, por enquanto....

Olha, vai aqui a este endereço e faz o download:

http://www.sendspace.com/file/879we5

Cumprimentos.

Postado por: vsetubal em Sábado 06 Setembro 2008 à 17h28

Boa tarde 652mga.
Assunto resolvido,obrigado.
Só tenho uma duvida.
As pastas que quero proteger esta gravadas num cd-rw,achas que dá para fazer isso ou já não?
Se dá como protegê-las?

Cumprimentos

Postado por: 652mga em Domingo 07 Setembro 2008 à 06h44
Viva, bom dia.

Tudo o que tens nesse cdrw passas para o MMPF e depois formatas o cdrw....

Se é algo importante convém que fique guardado em cd, usando um ficheiro rar encriptado como está por aqui descrito. Isto porque se de repente o disco rigído dá o berro ficas sem acesso a nada.....

Eu uso o Al Zip e podes o encontrar, entre outras coisas, neste link:

http://www.altools.com/Downloads.aspx

Cumprimentos.

Postado por: vsetubal em Domingo 07 Setembro 2008 à 06h50

Bom dia 652mga.
Então se eu copiar do cd-rw para o MPF não dá?
Explica-me lá s.f.f. como funciona o ALZIP?

Postado por: 652mga em Domingo 07 Setembro 2008 à 10h47
A primeira coisa que fazes é passar o conteúdo do cd para o MPF. Verificas se ficou tudo ok e então apagas o conteúdo do cd. De seguida vais utilizar o AlZip para "sacar" o conteúdo do MPF para o "ambiente de trabalho". Ao efectuares esta acção proteges o ficheiro Zip com uma palavra passe. O AlZip está em português, já deves ter reparado, pelo que é fácil chegar a esta tarefa de colocar uma password. De seguida gravas esse ficheiro que criaste no "ambiente de trabalho" para um cd. Quando acederes ao cd ele vai te pedir a palavra passe de acesso ao formato Zip. Podes e deves usar palavras passe diferentes para o MPF e para o zip. Não podes é te esquecer de nada. Depois de gravado o cd podes apagar o ficheiro Zip no ambiente de trabalho.

Cumprimentos.

Postado por: vsetubal em Domingo 07 Setembro 2008 à 11h37

Ok já esta.
Só tem um senão.
Então quer dizer que se quiser ver as fotos ou outra coisa qualquer tenho em cada uma que meter a password,certo?neste caso ,uma vez a password metida não dá para ver tudo de uma vez?
?

Postado por: Nelson Cruz em Domingo 07 Setembro 2008 à 16h14
Se for como o WinRAR, basta inserir a password um vez ao abrir o arquivo encriptado. Depois basta duplo clique em cima de cada ficheiro incluido para o abrir/executar.

Se forem imagens, para as visualizar rapidamente, o melhor será extrair tudo para uma pasta. Com o WinRAR basta um clique direito no arquivo para veres opções para isso. Ou então, abres o arquivo, seleccionas os ficheiros e arrastas para onde quiseres. Não te esqueças é de apagar tudo no final.

Postado por: vsetubal em Domingo 07 Setembro 2008 à 18h13

Nelson,com o WinRar com uso limitado depois dá para ver á mesma as cenas um dia mais tarde?
É que ainda não explicaste como se Encripta estas coisas.....com o WinRar em Inglês é que não vou lá mesmo.

Postado por: Nelson Cruz em Segunda-feira 08 Setembro 2008 à 11h15
vsetubal, já expliquei como criar arquivos encriptados com o WinRAR aqui:
http://www.pcmanias.com/forum/index.php?showtopic=1024&hl;=

O WinRAR continua funcional depois dos 40 dias. Aparece é sempre o aviso a dizer para comprar-mos. E há versão em português:
http://www.rarlab.com/rar/wrar371pt.exe

E tens sempre o 7-Zip como alternativa gratuita:
http://7-zip.org

Postado por: vsetubal em Segunda-feira 08 Setembro 2008 à 12h23

Boa tarde.
Eu sabia que havia um tópico sobre esse assunto
Eu bem vasculhei a procura mas desisti.
Não dava com ele.
Sorry