Powered by Invision Power Board

Reply to this topicStart new topicStart Poll

> Fotos
vsetubal
O Post foi feito em Quinta-feira 06 Janeiro 2011 à 13h54
Quote Post

Utilizador dourado
*

Grupo: Membros
membro nº: 65
Registado em: 16/09/2004

Viva.
Se não estiver no sitio certo peço desde já as minhas desculpas.
Não sei até que ponto vocês estão em fotografia,se não souberem responder a minha pergunta não á problema nenhum.
A pergunta é a seguinte.
As fotos que são tiradas em RW(maquina NikonD3100) como é que eu as visualizo?
É que tira-las em RW não as consigo visualizar,apresenta o seguinte,imagem anexa.
É preciso algum programa?
Cumprts

Este post foi editado por vsetubal em Quinta-feira 06 Janeiro 2011 à 13h57.

PMEmail PosterUsers Website
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Quinta-feira 06 Janeiro 2011 à 18h59
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 3
Registado em: 18/12/2003

Qual é a resolução dessas fotos?
Quanto ocupa cada uma?
Que formato tem são?.jpg?.RAW?Outro?

Que memória tens nesse computador?
Que memória tens na placa de vídeo?
vsetubal
O Post foi feito em Sexta-feira 07 Janeiro 2011 à 18h59
Quote Post

Utilizador dourado
*

Grupo: Membros
membro nº: 65
Registado em: 16/09/2004

1º-A resolução das fotos é a seguinte;4608x3072;14,2M(penso que seja isto que queiras).

2ºquanto á segunda pergunta não entendi,especifica melhor s.f.f.

3º-Se a meter no formato,NEF(RAW)+JPEG FINE,ou somente em NEF(RAW)não da para visualizar.Quer dizer consigo ver a foto por uns instantes, só que depois aparece a dizer que o visualizador do Windows não consegue apresentar a imagem.

4ºNeste computador tenho 2Gg de memoria ram.

5ºTenho placa de vídeo?nem sei se tenho isso vê la tu,como é que eu vejo isso?

Cumprts
Nelson Cruz
O Post foi feito em Sábado 08 Janeiro 2011 à 19h42
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 4

vsetubal,

O formato RAW praticamente só é usado por profissionais... que não me parece que seja o teu caso.

O RAW (tradução literal de "raw" é cru... não processado) guarda a toda a informação captada pelo sensor da máquina, praticamente sem qualquer processamento. E geralmente não leva também qualquer compressão. Daí que resulte em ficheiros enormes comparados com o JPEG. Há quem lhes chame "negativos digitais". Até pq geralmente é preciso usar um software (fornecido com a máquina) para os "revelar" (converter para formatos legíveis).

Não é (ainda) um formato estandardizado. Cada marca tem o seu. O formato NEF é o RAW da Nikon:
http://pt.wikipedia.org/wiki/RAW_(formato)

Com a tua câmara deves ter recebido o programa Nikon Capture que te permite abrir e trabalhar esses ficheiros no PC. O Photoshop, a partir da versão CS2, também consegue lidar directamente com uma grande variedade de ficheiros RAW. Não esperes é que o visualizador de imagens do windows consiga ver isso! Até estou surpreendido de ele tentar abrir essas imagens, em vez de simplesmente dizer que é um formato não suportado.

Ao configurares a câmara para NEF(RAW)+JPEG FINE, ela grava cada fotografia nos dois formatos (NEF e JPEG). O JPEG deves conseguir abrir no visualizador do windows, no Paint, e em qualquer outro programa. O NEF é que não!

Portanto, a não ser que querias trabalhar digitalmente as fotografias (no Photoshop ou semelhante), esquece o RAW. Quanto muito podes guardar o RAW das tuas fotos para arquivo (para se algum dia tirares uma foto mais especial ela poder ser trabalhada mais facilmente). Mas de resto... só serve para encher o cartão mais depressa! :)
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Domingo 09 Janeiro 2011 à 10h30
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 3

Creio que o Nelson já te respondeu à dúvida principal, i.e. o motivo porque não consegues visualizar as imagens. Os modos RAW ocupam muito espaço e necessitam de muita mais RAM, daí o teu problema. Já os JPG (JPEG) deves conseguir ver.

A minha 2ª pergunta tinha a ver com essa dúvida pela minha parte. Acreditava que estavas a tentar visualizar RAW's mas não tinha a certeza, pelo que questionei quanto ocupava cada ficheiro desses no cartão/disco.
Mas não precisas responder pois agora sei que o que tentavas ver era um RAW.

A placa de vídeo é a placa gráfica, que obrigatoriamente tens senão não tinhas imagem no PC :)

Questionei a sua memória, mas não justificava. A placa de vídeo apenas necessita de memória suficiente para a resolução a que trabalhas, sendo o resto irrelevante.

Mas a verdade é que uma imagem RAW pode necessitar de muito mais RAM do que o normal, dependendo do que efectivamente lá é guardado.

Topic Options Reply to this topicStart new topicStart Poll

[ Script Execution time: 0.0245 ]   [ 10 queries used ]   [ GZIP Ativado ]