| Voltar à PCMANIAS |
Ajuda
Pesquisa
membros
Calendário
|
| Bem vindo visitante ( Login | Registre-se ) | Reenviar e-mail de validação |
| (2) [1] 2 ( Ir para o primeiro post não lido ) | ![]() ![]() ![]() |
| vsetubal |
O Post foi feito em 2 Sep 2008, 19:35
|
![]() Utilizador dourado Grupo: Membros Posts: 586 membro nº: 65 Registado em: 16-September 04 |
Boa noite. O que tem a dizer deste novo Browser do Google? |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em 3 Sep 2008, 08:04
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1128 membro nº: 3 Registado em: 18-December 03 |
Não é "cromo" :), é CHROME, hehehehe
E É FANTÁSTICO... Está ainda incompleto em muitos sítios (é beta), mas tem princípios inovadores simplesmente fantásticos, especialmente a nível de segurança. É uma revolução! |
| vsetubal |
O Post foi feito em 3 Sep 2008, 12:51
|
![]() Utilizador dourado Grupo: Membros Posts: 586 membro nº: 65 Registado em: 16-September 04 |
Mário não deixas escapar nada. Enganei-me :D Podes me explicar o que significa BETA? |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em 4 Sep 2008, 08:22
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1128 membro nº: 3 Registado em: 18-December 03 |
Eu sei que foi engano. Mas quase chamavas cromo ao browser, hehehehe
Ora bem, durante a fase de desenvolvimento de um software chegas a uma altura em que ele fica operacional. Eventuais cópias distribuídas nessa fase são denominadas de versões ALPHA. Depois de depurares a maioria das bugs e de o programa se encontrar já numa fase avançada do seu desenvolvimento em que se encontra já estável e quase pronto a ser comercializado, o software entra na fase BETA. Finalmente após as correcções das bugs finais e de o software se encontrar terminado, entras na fase de comercialização com a versão FINAL. Naturalmente que existirão sempre bugs que irão ser corrigidas posteriormente, mas a versão final é quando o software está estável o suficiente e funciona sem problemas aparentes após alguns testes exaustivos. |
| 652mga |
O Post foi feito em 9 Sep 2008, 08:10
|
|
Utilizador dourado Grupo: Membros Posts: 827 membro nº: 15 Registado em: 14-January 04 |
Viva, bom dia.
Ainda a propósito do "cromo": http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?sect...&id;_news=348201 Ainda não lhe coloquei a vista em cima..... espero pela versão definitiva. Cumprimentos. Este post foi editado por 652mga em 9 Sep 2008, 08:10. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em 9 Sep 2008, 08:15
|
Usa!
O Chrome está perfeitamente aceitável! Está estável e até ao momento não lhe detectei problemas. Mas claro, irá melhorar com as futuras versões! Quanto à recolha de dados. Não te preocupes com isso! A recolha é feita mediante a aceitação do utilizador, mas mesmo que não o seja, ao menos o google não esconde o que faz! Quem te garante que os outros não fazem o mesmo mas não o dizem? |
| 652mga |
O Post foi feito em 9 Sep 2008, 12:29
|
|
Utilizador dourado Grupo: Membros Posts: 827 membro nº: 15 Registado em: 14-January 04 |
Usarei quando estiver pronta a versão final... não tenho por hábito fazer download de um programa em fase beta.
Aqui, no meu Vista, tenho o Opera como browser padrão mas há qualquer coisa que não está bem.... de vez em quando encrava e não existe outra maneira de resolver a situação que não seja o "reset" no pc. Para além disso algumas páginas demoram muito a abrir ou não abrem pelo que me socorro do Firefox. Mas, por enquanto, parece ser o Firefox que leva vantagem: http://www.wintech.com.pt/content/view/3300/1/ Cumprimentos. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em 9 Sep 2008, 13:52
|
Com o Chrome isso não acontece. É quase impossível uma página bloquear o browser, e muito menos o computador.
Quanto a essa análise arranjo-te muitas a dizer o contrário. Há muita contra informação, por isso terás de julgar por ti. E quanto ao Beta, é uma versão pré-release. Isto é, não deixa de ser beta, mas está com qualidade para ser comercializada. |
| 652mga |
O Post foi feito em 18 Sep 2008, 07:13
|
|
Viva, bom dia.
A ser verdade, só muda o cheiro......... http://www.wintech.com.pt/content/view/3369/1/ Cumprimentos. |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em 18 Sep 2008, 08:07
|
Longe disso!
Estamos a falar de uma pequeníssima parte do código do Chrome, que não te esqueças corre em Windows e como tal não se deve poupar a esforços para manter a compatibilidade com um sistema operativo cheio de erros e falhas. Por isso nada melhor do que usar código open source dedicado ao windows. AO ser open source pode ser modificado, mas por ser da microsoft possui a base necessária para a boa adaptação ao OS. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em 25 Sep 2008, 00:40
|
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1299 membro nº: 4 Registado em: 18-December 03 |
652mga, se dissesses que o Chrome é o safari com cheiro diferente, aí sim, até te dava razão!
O motor usado para visualizar as páginas é o WebKit, o motor open-source que o Safari usa (assim como alguns browsers de telemóveis). É usado em telemóveis pq é muito leve, e foi escolhido pela Google pelo mesmo motivo. A grande inovação do Chrome é que cada aba corre num processo independente. Podes ver no gestor de tarefas do windows aparecer uma carrada de processos chrome.exe conforme vais abrindo abas. Daí a Google querer um motor leve, ou a utilização de memória seria mt grande. A vantagem disto é por um lado segurança. Cada página corre num processo independente não podendo ir buscar informação ou interferir com as outras. E por outro lado estabilidade. Se uma página, ou um plug-in como o Flash, faz o Chrome crashar, só é encerrado o processo afectado e mais nada. O resto está seguro. A gestão da memória tb é melhor. Ao fechar uma aba, o processo é encerrado libertando toda a memória usada, coisa q nem sempre acontece nos outros browsers. O Chrome tem sido o browser que mais tenho usado desde que saiu. Só ontem me crashou pela primeira vez (o browser todo)! Nada mau para um browser beta! O Firefox que tenho usado mt pouco, creio q crashou 2 ou 3 vezes no mesmo período. No Chrome aconteceu sim, uma ou outra página crashar, e principalmente o Flash. Agora sim dá para ver que o Flash é uma boa merda. Conforme se vai abrindo mais e mais páginas com conteúdos em Flash, ele ocupa centenas de megabytes de memória, e uma ou outra vez encravou-me ficando a usar 50% do CPU. No Chrome a solução aos dois problemas é mt simples. Basta ir ao gestor de tarefas interno, que permite identificar os vários processos, e encerrar o Flash. Nos outros browsers, acaba por crashar tudo, e é o browser que arca com todas as culpas, quando o verdadeiro culpado é aquela bosta da Adobe, que tirando os vídeos no youtube e afins, praticamente só serve para mostrar publicidade! Eu já bloqueio tudo o q é Flash, tanto no FF como no Opera. Só vejo o q quero. O Chrome é mt simplista, rápido, e muito estável. Tirando um ou outro problema de compatibilidade em algumas páginas, está perfeitamente utilizável. O problema de usar o WebKit é que (ainda) tem aquela grande falha de segurança pela qual o Safari foi muito falado há uns meses atrás: http://blogs.zdnet.com/security/?p=1843 Basicamente pode-se fazer uma página que obriga o Chrome a fazer o download de um ficheiro, como é demonstrado aqui: http://raffon.net/research/google/chrome/carpet.html Basta visitar a página para que seja feito o download automático de um ficheiro para a pasta de downloads, e neste caso a grande seta vermelha tenta levar o utilizador a executá-lo. Neste caso não passa de um inofensivo editor de texto feito em Java. A Google já lançou uma ou duas actualizações, mas em relação a este problema apenas mudou a pasta de download por defeito. Inicialmente era o desktop (área de trabalho), o que fazia com que o ficheiro pudesse ser executado com os mesmos privilégios do utilizador (uma falha do Windows). Custa-me um pouco a aceitar que o Chrome tenha saído com esta falha, já mt conhecida no Safari, e ainda mais que esteja a demorar tanto tempo para ser corrigida. A Apple já corrigiu o Safari à mt tempo! Será que a Apple não partilhou a solução com os programadores do WebKit? Pelo menos outra falha inicial já foi corrigida: http://www.chromeplugins.org/chrome/critic...-vulnerability/ Quanto ao "código da Microsoft" que o Chrome usa, trata-se apenas de uma livraria chamada WTL. É uma forma também muito leve de fazer uma interface personalizada, em vez de usar uma janela tradicional do Windows. O Chrome tem uma janela com um estilo próprio, simples e minimalista, e isso é feito através do WTL. É só isso. Não é código do Internet Explorer nem nada que se pareça. Até pq é open-source, coisa que o IE não é. :) |
| Mário Armão Ferreira |
O Post foi feito em 25 Sep 2008, 08:01
|
Teoricamente o Chrome é isso tudo. Na pratica é outra história. Para álem de já ter visto páginas que não funcionam direito com o Chrome (a administração da pcmanias por exemplo) já tive um caso em que o Chrome me bloqueou e depois levou o windows atrás. E estas são situações que não deveriam acontecer. Mas o Chrome está em Beta e como tal as suas bugs ainda se encontram por corrigir a 100%.
|
| 652mga |
O Post foi feito em 25 Sep 2008, 08:55
|
|
Viva, bom dia.
Ora aqui está um excelente post Nelson, obrigado. As semelhanças aproximam-se do Safari efectivamente.... nomeadamente a navegação privada e o grafismo. Quanto a essa funcionalidade de a cada aba ser atribuído um processo talvez explique as "n" de vezes que o Chrome tenta aceder à rede para uma "gestão de arquivos....". Porque será que instalado este fica automaticamente agregado ao arranque? E mesmo depois de o retirar do arranque executa os procedimentos atrás descritos... Onde está o gestor de tarefas interno do Chrome? Como bloqueias o flash no FF e Opera? Com este bloqueado as páginas abrem na mesma? Realmente muitas páginas é uma grande treta com a publicidade e demoram mais a abrir por causa desta..... Se o motor do Chrome é idêntico ao do Safari, em tua opinião qual o melhor destes, não levando em conta as falhas do primeiro? Cumprimentos. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em 26 Sep 2008, 01:53
|
||||||||
![]() Administrador Grupo: Admins Posts: 1299 membro nº: 4 Registado em: 18-December 03 |
Gestão de arquivos?? Onde viste isso?
Clica com o botão direito numa área vazia do topo da janela (onde é azul mais escuro), que aparece essa opção. Ou então usa o atalho de teclado que é Shift+Escape.
Sim, as páginas abrem na mesma. Simplesmente o sitio das animações em flash aparece vazio, com um símbolo do flash no meio. Basta clicar para que a animação seja carregada. Ou seja, só vês o q queres. No FF uso a extenção Flashblock: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/433 E há o equivalente para o Opera: http://my.opera.com/Lex1/blog/flashblock-for-opera-9 (É mt mais complicado de instalar e não funciona tão bem.)
Tirando o efeito que o Safari dá ao texto, o Chrome é melhor em tudo. É mais rápido, faz melhor gestão da memória, e tem aquela barra única que tanto serve para escrever endereços como palavras ou frases para procurar no Google e que adivinha o que nós queremos, bastando ás vezes escrever duas letras! O Firefox 3 faz algo parecido, mas parece-me q está ainda melhor no Chrome. |
||||||||
| 652mga |
O Post foi feito em 27 Sep 2008, 18:52
|
|
Viva, boa noite.
Nova versão do "cromo": http://www.wintech.com.pt/content/view/3441/1/ Vou deixar aqui duas imagens (uma será no post seguinte) sobre o que disse no meu anterior post. Não se trata de "gestão de arquivos..." como disse mas sim o Google a tentar aceder à rede com a msg "instalador do Google está a tentar aceder à internet". Mas porque tenta este aceder à internet? Já o desliguei no msconfig, conforme vou postar a imagem no post seguinte. Esta situação reporta-se à versão 0.2.149.29 ou seja, a versão anterior a esta nova. Esta nova, e foi instalada de raíz, não cria nenhum itém no arranque bem como não tenta aceder à internet. Quanto à funcionalidade de desligar o Flash fica aquém do Firefox uma vez que neste último ao o desligar-mos é permanente até decidirmos o contrário. No "cromo" a cada página é necessário recorrer ao desligar.... Cumprimentos. Imagem anexa |
| 652mga |
O Post foi feito em 27 Sep 2008, 18:53
|
|
A imagem do msconfig:
Imagem anexa |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em 1 Oct 2008, 10:18
|
Esse processo GoogleUpdate servia aparentemente para actualizar o browser.
Mas nesta última versão 0.2.153.1 deixou de existir. Quanto ao Flash, o ideal seria um Flashblock para o Chrome. Só carregava o q o utilizador quisesse, e mantinha-se a possibilidade de encerrar por completo o Shockwave Flash quando este se está a portar mal. Era o melhor dos dois mundos. É uma questão de esperar até começarem a aparecer extensões para o Chrome. Já há gente a trabalhar nisso. |
| 652mga |
O Post foi feito em 1 Oct 2008, 12:24
|
|
Viva.
Pois até aí eu cheguei.... agora como é um determinado programa que não está no arranque e não foi solicitado, vai à procura de actualizações?! Não me lembra de nenhum com tal "funcionalidade".... todos os outros fazem AU porque estão activos e mesmo assim é, muita das vezes, necessário activar esta função. No portátil já tenho a nova versão mas lá em casa no "velhinho" ainda está a anterior. Vou ver se no menu "ferramentas" existirá por lá algo mas não me parece. É um bom browser, sem dúvida, mas parece que o grande "boom" de utilizadores tem vindo a diminuir. Uma das coisas interessantes é a abertura de um novo separador que cria automáticamente a imagem de sites por onde andamos no outro separador. Cumprimentos. |
| 652mga |
O Post foi feito em 7 Oct 2008, 06:56
|
|
Viva, bom dia.
Nova actualização para o "cromo": http://www.wintech.com.pt/content/view/3504/1/ Cumprimentos. |
| 652mga |
O Post foi feito em 17 Oct 2008, 06:36
|
|
Viva, bom dia.
Nova actualização para o "cromo": http://www.wintech.com.pt/content/view/3593/1/ Cumprimentos. |
| 652mga |
O Post foi feito em 17 Oct 2008, 09:51
|
|
Viva, bom dia.
E onde estão os "marcadores" nesta nova versão? Tem que ser ativados novamente... Cumprimentos. Este post foi editado por 652mga em 17 Oct 2008, 10:02. |
| Nelson Cruz |
O Post foi feito em 17 Oct 2008, 11:05
|
Tão no mesmo sitio. Carrega em Ctrl+B para aparecer a barra dos favoritos/marcadores em qualquer aba. Regra geral só aparece quando se abre uma nova aba.
|
| 652mga |
O Post foi feito em 25 Oct 2008, 16:28
|
|
|
| 652mga |
O Post foi feito em 1 Nov 2008, 13:31
|
|
|
| 652mga |
O Post foi feito em 12 Nov 2008, 09:38
|
|
Viva, bom dia.
Utilizando o Chrome não é possível criar registo ou fazer login no portal do cidadão. http://www.portaldocidadao.pt/portal/pt Já tinha reparado em algumas dificuldades, por vezes, em efectuar login em determinados forúns e está confirmada a situação. Cumprimentos. |
(2) [1] 2 |
![]() ![]() ![]() |