Powered by Invision Power Board

Reply to this topicStart new topicStart Poll

> Memoria virtual esgotada
vsetubal
O Post foi feito em Sexta-feira 26 Setembro 2008 à 16h29
Quote Post

Utilizador dourado
*

Grupo: Membros
membro nº: 65
Registado em: 16/09/2004

Boa tarde.
De vêz enquando aparece-me uma janela a dizer o seguinte;memoria virtual esgotada.
O que quer dizer isto?é algum problema de memória que o portatil tem?

Cumprimentos
PMEmail PosterUsers Website
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Segunda-feira 29 Setembro 2008 à 08h02
Quote Post

Administrador
Group Icon

Grupo: Admins
membro nº: 3
Registado em: 18/12/2003

Isso quer dizer que tens pouca memória RAM e como tal o computador recorre muito à memória virtual. Infelizmente o valor que definiste para essa memória é demasiadamente pequeno pois como tens pouca RAM ela é muito solicitada.

Tens de aumentar o valor que está definido para a memória virtual. Um valor na ordem dos 2 gigas deve bastar.
vsetubal
O Post foi feito em Segunda-feira 29 Setembro 2008 à 13h52
Quote Post

Utilizador dourado
*

Boas tardes.
O problema que se passa é no portatil.
Tenho 1024 MB.
O portatil ainda esta na garantia achas que posso mexer nele?para aumentar a memoria?
Nelson Cruz
O Post foi feito em Segunda-feira 29 Setembro 2008 à 20h26
Quote Post

Administrador
Group Icon

membro nº: 4

vsetubal, a chamada "memória virtual" é basicamente um ficheiro no disco rígido que o Windows usa para complementar a memória real.

Se abrires vários programas que usem mt memória o Windows vai passando o q não estás a usar num dado momento para a memória virtual. Se abrires mt coisa vais acabar por receber esse aviso. A não ser que o disco esteja cheio, tecnicamente a memória virtual nem se esgota verdadeiramente. O ficheiro fica cheio, mas o Windows aumenta-o conforme as necessidades.

Se tiveres definido manualmente um limite demasiado baixo para a memória virtual, aí sim, podes até acabar por não conseguires abrir mais programas por falta de memória.

O portatil ainda esta na garantia achas que posso mexer nele?para aumentar a memoria?

Qual é o portátil? É o ASUS? Se for, actualmente podes acrescentar memória que não invalida a garantia. Se as memórias originais forem removidas, tens é de as guardar. Em caso de teres de mandar o portátil para reparação tens de enviar junto as memórias originais, e caso o problema seja da memória que meteste, tens de pagar. Como é óbvio a garantia só cobre as peças originais.
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Terça-feira 30 Setembro 2008 à 08h01
Quote Post

Administrador
Group Icon

Fica só a nota acerca da memória virtual fixa e dinâmica.

Apesar da dinâmica ser gerida pelo windows, sendo aumentada ou diminuída conforme as necessidades, a fixa (2 gigas por exemplo) tem a vantagem de ter acessos mais rápidos por não se fragmentar tanto e não necessitar de ser criada na altura.
A desvantagem é que a fixa rouba logo o espaço definido disco, a dinâmica só vai roubando conforme as necessidades.

Nelson Cruz
O Post foi feito em Terça-feira 30 Setembro 2008 à 09h43
Quote Post

Administrador
Group Icon

Exacto. Convém ter pelo menos 2gigas como tamanho mínimo, mas um máximo que dê para o Windows se esticar se for preciso. Eu tenho 2gigas como mínimo e 4 como máximo.
vsetubal
O Post foi feito em Terça-feira 30 Setembro 2008 à 12h40
Quote Post

Utilizador dourado
*

Boa tarde.
E como é que eu aumento a memoria no portátil(ASUS)?
Na torre saberia como fazê-lo agora no portatil não faço ideia.
Nelson Cruz
O Post foi feito em Terça-feira 30 Setembro 2008 à 12h49
Quote Post

Administrador
Group Icon

É uma tampa na parte de baixo q dá acesso à memória. Convém ires a uma loja onde te saibam fazer isso.
vsetubal
O Post foi feito em Terça-feira 30 Setembro 2008 à 13h13
Quote Post

Utilizador dourado
*

Bem já descobri e parece ser fácil a substituição da memoria.
Diz me uma coisa Nelson,qual a memoria que recomendas neste caso?e quantidade?
Como tenho a memoria partilhada 512x2 neste caso se comprar só uma de 1Gg nao resolve o problema?ou tenho mesmo que meter as duas memorias com a mesma quantidade?a velocidade também é importante?
Diz coisas s.f.f.

P.S.Não estou a entender essa do máximo e mínimo?quer dizer que tenho que meter neste caso uma memoria de 1Gg e outra de 2Gg?é isso que te referes?

Que dizes a esta?
1GB DDRII SODIMM 667Mhz Kingston 19,90€

Este post foi editado por vsetubal em Terça-feira 30 Setembro 2008 à 13h41.
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Terça-feira 30 Setembro 2008 à 16h04
Quote Post

Administrador
Group Icon

Não...
A memória virtual não é RAM! É espaço em disco!

Trata-se de um espaço designado no disco para onde o windows despeja o conteúdo da memória quando precisa de mais. Esse espaço em disco, ou memória virtual pode ser definido com um valor máximo e um valor minimo.

No teu painel de controlo faz duplo click no icon com o nome SISTEMA.

Na janela que abre vai ao separador AVANÇADAS.

Na opção DESEMPENHO, clicka em DEFINIÇÕES.

Escolhe o separador AVANÇADAS.

Tens agora ai a opção MEMÓRIA VIRTUAL. Deves ter ai um valor qualquer definido.
Clicka em ALTERAR.

Escolhe TAMANHO PERSONALIZADO e mete no TAMANHO INICIAL o valor 2048 e no TAMANHO MÁXIMO 4096.

Carrega em DEFINIR. Dá OK. Dá novo OK na janela que pede para reiniciar a máquina. Agora faz APPLY. Re-inicia o computador!

Já tens 4 GB de memória virtual!
vsetubal
O Post foi feito em Terça-feira 30 Setembro 2008 à 16h58
Quote Post

Utilizador dourado
*

Mário o PC depois não se queixa com tanta memoria?
Já fiz o que disseste.
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Quarta-feira 01 Outubro 2008 à 07h59
Quote Post

Administrador
Group Icon

Se se queixar é de barriguinha cheia :)
vsetubal
O Post foi feito em Quarta-feira 01 Outubro 2008 à 16h30
Quote Post

Utilizador dourado
*

Boa tarde Mário.
Olha os tamanhos que definiste para meter não foram aceites, não perguntes porquê.
Nelson Cruz
O Post foi feito em Quarta-feira 01 Outubro 2008 à 20h06
Quote Post

Administrador
Group Icon

Será que tens o disco C: cheio??
652mga
O Post foi feito em Quarta-feira 01 Outubro 2008 à 21h18
Quote Post

Super utilizador
*

membro nº: 15
Registado em: 14/01/2004

Viva, boa noite.

Curioso que no meu portátil consegui aumentar a memória virtual e aqui no "velhinho" não estou a conseguir.

Tenho livres 13.5gb em "c:" e não consigo aumentar a memória virtual que está definida em 1536 "inicial" e 3072 "máximo". Estes valores estarão dependentes da memória física que, neste caso é de 2gb? O portátil tem 4gb muito embora o XP só lhe reconhece 3gb não sei porque.... para além de não detectar a câmara mesmo com o driver respectivo.... está tudo bem no "gestor de dispositivos" mas é como se não existisse a câmara.... mas este é outro assunto.

Cumprimentos.
PMEmail Poster
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Quinta-feira 02 Outubro 2008 à 08h53
Quote Post

Administrador
Group Icon

Vamos por partes!

A memória virtual não é dependente da RAM. A lógica porém é quanto mais ram, menos memória virtual deves usar, pois a memória virtual é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais lenta que a RAM, e ao colocares valores menores forças o uso da RAM. 4 a 5 GB é um bom valor para a soma das duas rams.

O teu computador de mesa deveria permitir aumentar a memória virtual. Não há justificação para tal não acontecer. No entanto, dado que tens 2 gigas fisicos e 2 a 3 virtuais, a soma dá 4 minimo e 5 máximo, o que não justifica que se altere.

Quanto ao portátil, dado que ele tem 3 gigas (apesar de teres 4 - eu já explico), 2 gigas de memória virtual chegam-te para um bom funcionamento.

Agora, porque é que só tens 3 gigas de RAM se tens lá 4 Gigas??

Pois bem. O teu sistema operativo é com toda a certeza 32 bits. Ora os sistemas 32 bits apenas conseguem endereçar aproximadamente 4 GB RAM máximo. Ora sucede que estamos a falar da memória TOTAL existente no teu sistema (a virtual não conta).

Repara: 4GB RAM = 4,294,967,296 Bytes

Num processador 32 bits apenas consegues endereçar 2^32 bits, ou seja 4,294,967,296. Os 4 GB de RAM!

Mas repara que parte dos recursos do CPU são utilizados para outras coisas como o endereçamento de IRQ's do hardware e as roms da bios, o que te reduz a capacidade util para a ram.

Agora repara que essa memória é a total. E tu deves ter uma placa gráfica com RAM dedicada. Logo esse valor da ram da gráfica vai ter de ser descontado à memória RAM do sistema!

Esse resultado é a memória máxima a que acederás! Tudo somado pode atingir até 25% da memória máxima endereçavel, o que te dá os 3 GB uteis. O teu computador na realidade deve estar a aceder a mais de 3 GB, mas para saberes terás de fazer um CTRL+ALT+DEL, escolher o separador DESEMPENHO e na parte da MEMÓRIA FISICA ver o valor que está em TOTAL. Divide isto duas vezes por 1024 e vês a ram que efectivamente tens. Aqui no meu computador de trabalho, com 1 GB ram, só tenho disponível 980 Megas, e a placa gráfica deve ter 1 ou 2 MB ram.

De qualquer maneira fica com uma nota. Os sistemas operativos 32 Bits apenas permitem a um programa aceder a 2GB. Podes usar o resto, mas terá de ser com outros softwares, porque por programa só podes usar 2 GB.

Agora fica a boa noticia. A intel desde à muitos anos que colocou nos seus processadores 32 bits, a capacidade de endereçar 36 bits de memória RAM.
E os sistemas operativos, desde que devidamente actualizados, suportam essa capacidade. É o modo PAE.

Com 36 bits, teoricamente podes aceder a 2^36=68,719,476,736 bits ou 64 Gigas.

Na practica não sei se será bem assim porque isto depois depende do Windows.
O Windows Server 2003 R2 Enterprise Edition na sua versão 32 bits permite aceder aos 64 GB, mas creio que o XP se limita a 8 GB. Seja como for o modo PAE permite usar mais do que 4 GB RAM.

Não sei as consequências de activar o modo PAE a nível de compatibilidade e desempenho da máquina, e isso terás de tentar descobrir por ti, pois eu nunca experimentei. De qualquer maneira activa-se de forma muito simples:

Tudo funciona usando o comando BCDEdit /set.

Para aumentar o limite de ram endereçavel tens de activar a opção PAE.
para aumentar a ram máxima usável pelo software de 2 para 3 GB tens de usar a opção INCREASEUSERVA.

Para detalhes de como usar, consulta esta página:
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa906211.aspx

PS: Não te recomendo que faças alterações sem teres mais dados. Eu próprio vou tentar informar-me mais sobre isto.

Nelson Cruz
O Post foi feito em Quinta-feira 02 Outubro 2008 à 11h31
Quote Post

Administrador
Group Icon

O comando completo é:

BCDedit /set PAE forceenable

O problema é que NÃO ADIANTA! :D

Fazer com que as versões 32bit do Vista ou do XP usem na totalidade 4GB de memória, é uma "caça aos gambozinos". O pessoal lê sobre o PAE e outras coisas relacionadas e fica com esperanças, mas o PAE só está verdadeiramente funcional nas versões do Windows para servidores, e mesmo assim nem todas!

As versões 32bit do Vista ou do XP estão limitadas a 4GB, com ou sem o PAE:
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms791485.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Physical_Addr...tension#Windows
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa366778.aspx

Destes 4GB só são utilizáveis uns 3000 a 3500MB, dependendo do sistema, devido aos endereços reservados para memória gráfica, BIOS, dispositivos PCI, etc. Para evitar queixas, o Vista SP1 já indica que estão instalados no sistema os 4GB de RAM. Mas continua a usar apenas pouco mais de 3GB.

A Microsoft deixou de usar o PAE para extender a memória usável no Windows (excepto versões para servidores) pq origina graves problemas de compatibilidade com drivers. O PAE até já esteve parcialmente funcional no XP até ao Service Pack 2:
http://support.microsoft.com/?kbid&ID;=888137
(este artigo descreve sistemas q usavam 3.5GB e baixaram para 3.12GB)

O PAE ainda existe no XP e no Vista, mas apenas pq é necessário para o DEP (Data Execution Prevention) funcionar, e não para extender a memória usável pelo sistema. O DEP é aquela função de segurança que previne que código malicioso injectado no meio de dados seja executado. Quem tem um processador Intel ou AMD dos últimos 2 ou 3 anos, provavelmente tem o PAE activo, mas apenas por causa do DEP.

para aumentar a ram máxima usável pelo software de 2 para 3 GB tens de usar a opção INCREASEUSERVA

Cuidado com isso! Cada programa (ou processo) no XP 32bit e Vista 32bit pode usar até 2GB de memória, pelo que isso só é um problema para servidores que trabalham com bases de dados enormes e coisas do género. Além disso, ligar essa opção tem efeitos negativos:
http://blogs.technet.com/askperf/archive/2...ifying-3gb.aspx
652mga
O Post foi feito em Sexta-feira 03 Outubro 2008 à 10h11
Quote Post

Super utilizador
*

membro nº: 15
Registado em: 14/01/2004

Viva.

O portátil é um insys 8761 SU Game Force e possui uma placa gráfica Nvidia GeForce 9300GS pelo que não necessita de partilha de memória. O processador é um dual-core T2390 a 1.86. Alterei a memória virtual para um mínimo de 4603 mb e um máximo de 9206 mb até porque possui um disco de 250gb. O que eu pretendo saber é se, efectivamente, o XP neste caso e a 32 bit não reconhece as 4 gb de memória?

Este pc vinha com o Linux Caixa Mágica, versão 12 julgo eu, e ainda não tive tempo de o instalar pois quero ficar com os dois SOs. O problema é que olho para o Linux como um burro olha para um palácio.... os "problemas" com o pc resumem-se a esta questão da memória e o não reconhecimento da webcam integrada. Quando tento instalar o driver da câmara pelo cd é me dada a msg de que não existe o hardware em causa. Tenho que instalar o Linux para ver esta questão da câmara principalmente.

Cumprimentos.
PMEmail Poster
Nelson Cruz
O Post foi feito em Sexta-feira 03 Outubro 2008 à 11h29
Quote Post

Administrador
Group Icon

A não ser que no futuro alguém invente um truque muito engenhoso, as versões 32 bit do XP ou do Vista nunca utilizarão 4GB de memória RAM na sua totalidade. Podem detectar os 4GB, indicar q estão lá, mas não usar na totalidade. Ponto final.

É por isso q mts portáteis são vendidos com 3GB de RAM + 1GB de Intel Turbo Cache (uma memória que o Vista usa para acelerar o seu funcionamento, tal como uma memória USB, mas mais rápida).

4GB de RAM ou mais, só serão usáveis nas versões 64bit do Windows (e Linux), para as quais iremos todos ter de mudar mais cedo ao mais tarde. Actualmente ainda é difícil fazer a transição. Até para o Vista normal ainda há falta de drivers para algumas coisas, imagina para a versão 64.

Podes sacar a versão 64bits da Caixa Mágica aqui:
http://www2.caixamagica.pt/pag/b_down00.php

Para quem nunca usou Linux (e percebe inglês) o Ubunto é capaz de ser mais fácil:
http://www.ubuntu.com/

Também tenho ouvido falar coisas boas sobre o gOS:
http://www.thinkgos.com/gos.php

É baseado no Ubunto mas com uma interface simplificada, e trás o WINE que dá para correr aplicações Windows.

Ainda não experimentei nenhum deles, mas se te quiseres aventurar... B)
vsetubal
O Post foi feito em Domingo 05 Outubro 2008 à 17h21
Quote Post

Utilizador dourado
*

Boa tarde.
O meu computador (TORRE)tem 2 discos de 80Gg,qual seria neste caso a memoria virtual que poderia pôr nele?
vsetubal
O Post foi feito em Domingo 05 Outubro 2008 à 17h27
Quote Post

Utilizador dourado
*

QUOTE (Nelson Cruz Postado em 1 Oct 2008 @ 20:06)
Será que tens o disco C: cheio??=

O disco ainda tem cerca de 30Gg

Este post foi editado por vsetubal em Domingo 05 Outubro 2008 à 17h36.
Mário Armão Ferreira
O Post foi feito em Segunda-feira 06 Outubro 2008 à 08h03
Quote Post

Administrador
Group Icon

4 GB minimo e 9 GB máximo é demasiado!

Infelizmente os sistemas operativos microsoft tendem a usar a memória virtual mais do que o desejado. Por esse motivo não convêm que esta seja muito grande, até porque ela é muito lenta. Aponta para um máximo de 4 a 5 GB total, o que inclui a soma da tua ram com a memória virtual.

Topic Options Reply to this topicStart new topicStart Poll

[ Script Execution time: 0.0269 ]   [ 11 queries used ]   [ GZIP Ativado ]